Menu
Busca quarta, 12 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
DOURADOS

Superfaturamento em cantina na PED resultou em operação do Gaeco

22 setembro 2017 - 15h20

A ação desencadeada na manhã desta sexta-feira (22) na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), tinha como alvo fraudes na contabilidade da cantina do estabelecimento penal, segundo material divulgado pelo MPE (Ministério Público Estadual).

A operação, denominada Fraus - do latim, mentira/fraude -, cumpriu seis mandados de busca e apreensão. Cinco agentes penitenciários foram alvos e um deles, identificado como Júlio, acabou preso acusado por posse ilegal de munições.

Ainda conforme o MPE, os mandados tiveram como alvo o setor administrativo e cantina da Penitenciária, residências de agentes penitenciários e fornecedores de produtos para a referida unidade penal.

Policiais do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) cumpriram todas as ordens expedidas pela Justiça.

Os crimes

As investigações visam esclarecer a prática dos crimes de peculato, organização criminosa e outros, especificamente quanto à obtenção de vantagens ilícitas e apropriação de dinheiro público por parte de agentes penitenciários e terceiros, mediante o superfaturamento dos valores de produtos comercializados na cantina da PED, envolvendo a administração do presídio no período de 2016 até maio de 2017.

O nome da operação "Fraus", do latim, refere-se à mentira/fraude que era praticada na contabilidade da cantina antes do seu o encaminhamento ao Ministério Público e ao Judiciário, falseando o real ganho financeiro em relação ao faturamento da cantina da PED, durante o período investigado, no intuito de não demonstrar os ganhos "extras", os quais eram destinados a agentes públicos e privados no esquema criminoso investigado.

Foram apreendidos em torno de R$ 5 mil em dinheiro na posse de um dos investigados, 101 munições calibre 38, celulares e documentos, os quais passarão por perícia e análise, com o fim de concluir as investigações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TEMPO SECO
Dourados tem manhã com sensação térmica acima dos 35ºC
DOURADOS
Vereador diz que votará em chapa encabeçada por Pepa
CULTURA
Projeto reúne seis corais no Shopping Avenida Center
NOVO GOVERNO
Bolsonaro conversa com a bancada do Democratas
FAMOSOS
Gabi Prado retorna para "A Fazenda", reencontra João e se recusa a ir embora
REGIÃO
André Nezzi e Gordo da Tigre tomam posse em Caarapó
DOURADOS
Mulher é assaltada por dupla em moto no Água Boa
BRASIL
João de Deus aparece para trabalhar, mas fica apenas 10 minutos
MEDICINA
Como o corpo dos idosos reage a uma infecção urinária?
DOURADOS
Idoso é preso por abusar de criança durante três anos: “ela fazia porque gostava”

Mais Lidas

DOURADOS
Contador e esposa são presos na segunda fase da Operação Pregão
DOURADOS
Polícia prende acusado de agredir e esfaquear idosa em assalto
TRAGÉDIA
Neto matou avó com duas facadas nas costas
TRAGÉDIA EM ITAPORÃ
Antes de assassinato, menor discutiu com a avó porque queria vir para Dourados