23/12/2013 15h35

Serviços de saúde têm horário diferenciado no fim de ano

 

Assecom

Os setores administrativos da Secretaria de Saúde de Dourados iniciaram o funcionamento em meio período a partir desta segunda-feira até o final de janeiro, conforme decreto assinado pelo prefeito Murilo. No entanto, alguns órgãos da saúde vão permanecer com horário estendido de atendimento ao público, para garantia da prestação de serviço aos douradenses.

As Unidades Básicas de Saúde da Família, por exemplo, vão permanecer funcionando de segunda à sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. Aquelas que já executam sistema de plantão no período noturno, caso dos postos do Parque das Nações II e Seleta, também vão continuar com atendimento das 17h às 23h.

O mesmo ocorre com o setor de ouvidoria da Secretaria de Saúde, a Central de Regulação de Vagas e a Central de Cartão SUS. Estas vão atender normalmente das 7h às 11h e das 13h às 17h.

As exceções tanto para os postos de saúde, quanto para as centrais e ouvidoria são a véspera de Natal (ponto facultativo), o dia de Natal (feriado), a véspera de Ano Novo (ponto facultativo) e o dia 1º de janeiro (feriado). Nesses dias as unidades ficarão fechadas.

O PAM (Pronto Atendimento Médico) ficará aberto nos feriados e vésperas em regime de plantão. A unidade abrirá das 6h à meia-noite. Após este horário as emergências são atendidas pelo Hospital da Vida. O Samu (Serviço Móvel de Urgência) permanece em alerta 24 horas através do número 192.

DENGUE

Outro órgão que vai continuar em horário normal entre dezembro e janeiro é o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). A unidade atende das 7h às 11h e das 13h às 17h, exceto nos dias de ponto facultativo e feriado.

As ações de combate à dengue também vão continuar em regime intensificado neste final e início de ano, com expediente das 7h às 17h. Serão realizadas atividades de prevenção, para que os casos da doença não aumentem neste período do ano, com condições favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Os agentes de vigilância epidemiológica realizaram nesta segunda-feira mutirão de combate à dengue no Parque das Nações II. Em dezembro, a agenda de mutirões segue na Vila Eldorado (26/12), Jardim Santa Maria (27/12) e Vila Industrial (30/12). Em janeiro, as ações começam na Vila Adelina (02/01) e no Jardim Flórida II (03/01).

ADMINISTRAÇÃO

Já os setores essencialmente administrativos, assim como a sede da Secretaria de Saúde, já iniciaram o horário de atendimento reduzido a partir desta segunda-feira. Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro os órgãos municipais funcionam das 8h às 12h. De 2 a 31 de janeiro, o expediente será de 7h às 12h.

Para determinar o funcionamento em meio expediente, o prefeito Murilo levou em conta o baixo fluxo de procedimentos administrativos em razão do período de festas e férias, aproveitando para reduzir o gasto com o custeio dos serviços públicos. O decreto que estabelece estas regras foi publicado no Diário Oficial do dia 25 de novembro.

2011 © - Dourados News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet
Tel. (67) 3423-5060 - 55 (67) 3421-6196
Rua Hilda Bergo Duarte, 462 - 1º Andar - Sala 01 - Edifício Dinho
Cep. 79.806 - 020 - Centro - Dourados - MS.