Menu
Busca segunda, 15 de outubro de 2018
(67) 9860-3221

Semsur limpa terreno que virou lixão e pede bom senso à população

28 novembro 2012 - 20h30

Mais uma vez a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) está limpando a área próxima ao Parque Ambiental Rego D’Água Primo Fioravante Vicente, em frente ao Brasil 500. A área doada ao Estado para a construção de uma escola técnica é usada diariamente pela população para descarte de lixo. Segundo o secretário de Serviços Urbanos Luis Roberto Martins, a população deve usar os ecopontos existentes na cidade e evitar de jogar lixo onde é proibido.



“Dourados possui três áreas de ecoponto destinadas ao depósito de galhos provenientes de poda, tem coleta de lixo, tem aterro sanitário e ainda empresa responsável pela destinação de resíduos perigosos. Mesmo assim muitas pessoas continuam usando áreas urbanas inadequadas para depositar todo e qualquer tipo de lixo. O que resta é pedirmos bom senso aos cidadãos”, disse o secretário.



A Semsur reforça que a área em frente ao Parque Rego D’Água não é um dos pontos de descarte de lixo.



Os ecopontos para depósito de galhos ficam Rua Honduras, no Parque das Nações I (Viveiro de Mudas), às margens da Via Parque na região do Jardim Clímax e no Jardim Novo Horizonte, na rua Lindalva Marques Ferreira. Uma quarta área está sendo instalada na região do trevo da Coronel Ponciano com a BR-163.



O secretário afirmou que a solução definitiva para o problema no Parque Rego D’Água será a construção da escola técnica. “Só assim as pessoas deixarão de usar a área como lixão”, afirmou ele, lembrando que antes de a área ser doada, havia a intenção de fazer licitação para cercar o terreno. “Depois que foi doado ficou inviável”.



O local tem uma placa avisando ser proibido jogar lixo, mas muitas pessoas, inclusive carroceiros, continuam jogando todo tipo de material no terreno. Por várias vezes a Rua Salviano Pedroso, antiga W-13, fica interditada pelo lixo.



Em Dourados, o Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente) é responsável pela fiscalização. A secretária de Meio Ambiente Valdenise Carbonari alerta a população sobre a legislação e a punição para quem for pego depositando lixo em locais inadequados. As multas variam de R$ 400 a R$ 40 mil, dependendo do local de depósito inadequado e do tipo de lixo.



“O douradense precisa entender que é responsável pelo próprio lixo. Não pode transferir isso ao vizinho quando sai do seu bairro e joga lixo no outro bairro. Temos os ecopontos e a coleta. Basta agora bom senso”, afirmou a secretária.



DESTINAÇÃO

Os chamados ecopontos ainda funcionam de maneira improvisada, mas são áreas de propriedade da prefeitura para receber galhos de podas de árvores.



Já o lixo orgânico deve ter destinação diferenciada. Conforme o secretário Luis Roberto, qualquer lixo que seja enquadrado como orgânico deve ser ensacado e destinado à coleta de lixo, serviço feito por uma empresa contratada pela prefeitura.



Esses resíduos são levados ao aterro sanitário, cuja entrada só é permitida a caminhões autorizados. “É inadmissível que o cidadão que tem coleta na sua rua jogue lixo em terrenos baldios inapropriados”, afirmou o secretário.



Valdenise Carbonari ainda ressaltou que está em fase de licença a instalação de uma empresa destinada a reaproveitar lixo proveniente de construção civil. “Vai ser mais um importante passo”, disse ela.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Aline Riscado faz stand up paddle na piscina
ESPORTES
Tite muda e adota mistério na seleção brasileira para enfrentar a Argentina
CAMPO GRANDE
Jovem corre atrás de ônibus em movimento, tenta forçar porta para entrar e morre atropelado
INTERNACIONAL
Acidente com avião de pequeno porte deixa mortos na Alemanha
OPORTUNIDADE
Encerra hoje o prazo de inscrição para concurso do IFMS
REGIÃO
PMA autua três por pesca ilegal no rio Pardo e Anhanduí
AGRONEGÓCIO
Conab prevê safra recorde em 2018/19, com soja e milho liderando
CAMPO GRANDE
Jovem é baleado ao sair de boate
FÁTIMA DO SUL
Quadrilha que sequestrou e levou família para mata para levar caminhão é presa
INTERNACIONAL
Alto Comissariado da ONU condena violência durante eleições no Brasil

Mais Lidas

DOURADOS
Ciclista sofre atropelamento e fica em estado gravíssimo
DOURADOS
Traficante que atuava com “disk drogas” é preso
DOURADOS
Dois são presos por promover festa para menores de idade “regada” com bebida alcoólica
TRAGÉDIA
Douradense morre em acidente no RS