Menu
Busca segunda, 21 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221

Semsur limpa terreno que virou lixão e pede bom senso à população

28 novembro 2012 - 20h30

Mais uma vez a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) está limpando a área próxima ao Parque Ambiental Rego D’Água Primo Fioravante Vicente, em frente ao Brasil 500. A área doada ao Estado para a construção de uma escola técnica é usada diariamente pela população para descarte de lixo. Segundo o secretário de Serviços Urbanos Luis Roberto Martins, a população deve usar os ecopontos existentes na cidade e evitar de jogar lixo onde é proibido.



“Dourados possui três áreas de ecoponto destinadas ao depósito de galhos provenientes de poda, tem coleta de lixo, tem aterro sanitário e ainda empresa responsável pela destinação de resíduos perigosos. Mesmo assim muitas pessoas continuam usando áreas urbanas inadequadas para depositar todo e qualquer tipo de lixo. O que resta é pedirmos bom senso aos cidadãos”, disse o secretário.



A Semsur reforça que a área em frente ao Parque Rego D’Água não é um dos pontos de descarte de lixo.



Os ecopontos para depósito de galhos ficam Rua Honduras, no Parque das Nações I (Viveiro de Mudas), às margens da Via Parque na região do Jardim Clímax e no Jardim Novo Horizonte, na rua Lindalva Marques Ferreira. Uma quarta área está sendo instalada na região do trevo da Coronel Ponciano com a BR-163.



O secretário afirmou que a solução definitiva para o problema no Parque Rego D’Água será a construção da escola técnica. “Só assim as pessoas deixarão de usar a área como lixão”, afirmou ele, lembrando que antes de a área ser doada, havia a intenção de fazer licitação para cercar o terreno. “Depois que foi doado ficou inviável”.



O local tem uma placa avisando ser proibido jogar lixo, mas muitas pessoas, inclusive carroceiros, continuam jogando todo tipo de material no terreno. Por várias vezes a Rua Salviano Pedroso, antiga W-13, fica interditada pelo lixo.



Em Dourados, o Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente) é responsável pela fiscalização. A secretária de Meio Ambiente Valdenise Carbonari alerta a população sobre a legislação e a punição para quem for pego depositando lixo em locais inadequados. As multas variam de R$ 400 a R$ 40 mil, dependendo do local de depósito inadequado e do tipo de lixo.



“O douradense precisa entender que é responsável pelo próprio lixo. Não pode transferir isso ao vizinho quando sai do seu bairro e joga lixo no outro bairro. Temos os ecopontos e a coleta. Basta agora bom senso”, afirmou a secretária.



DESTINAÇÃO

Os chamados ecopontos ainda funcionam de maneira improvisada, mas são áreas de propriedade da prefeitura para receber galhos de podas de árvores.



Já o lixo orgânico deve ter destinação diferenciada. Conforme o secretário Luis Roberto, qualquer lixo que seja enquadrado como orgânico deve ser ensacado e destinado à coleta de lixo, serviço feito por uma empresa contratada pela prefeitura.



Esses resíduos são levados ao aterro sanitário, cuja entrada só é permitida a caminhões autorizados. “É inadmissível que o cidadão que tem coleta na sua rua jogue lixo em terrenos baldios inapropriados”, afirmou o secretário.



Valdenise Carbonari ainda ressaltou que está em fase de licença a instalação de uma empresa destinada a reaproveitar lixo proveniente de construção civil. “Vai ser mais um importante passo”, disse ela.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Mourão diz que caso de Flávio não é problema do Planalto e afirma: 'Que a lei sirva para todos'
TRIBUTO
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem parcelar dívida em até dez vezes
DOURADOS
“Perdeu, perdeu”: mulher tem celular e moto roubada em assalto no Jardim Itália
DOURADOS
Mais de 90% dos internautas do Dourados News se dizem contra o ‘mandato tampão’
ECLIPSE
Próxima Lua de Sangue será visível em todo o Brasil em 2022
DOURADOS
Rapaz é agredido com garrafa quebrada e acaba internado em estado gravíssimo no HV
PRIMEIRA VIAGEM
Bolsonaro chega nesta segunda à Suíça; Mourão assume a Presidência
UFGD
Termina hoje inscrições de músicos para formação da Orquestra
TELEVISÃO
Quarto 7 Desafios do BBB: Hana, Hariany e Paula serão isoladas
IVINHEMA
Assaltante é morto após invadir chácara, sequestrar duas vítimas e tentar roubar carros

Mais Lidas

FRONTEIRA
Jogador de futebol, ‘Alicate’ é executado com 26 tiros de fuzil
PARQUE DO LAGO
Casal é preso por promover festa para adolescentes com bebida alcoólica
MONTE LÍBANO
Homem é preso acusado de tráfico de drogas por atacado
VILA ERONDINA
Polícia registra dupla tentativa de homicídio em Dourados