Menu
Busca terça, 25 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221
DOURADOS

Seminário sobre suicídio e violência na população LGBTs+ contou com três palestras nesta quinta

19 setembro 2019 - 14h20Por Da Redação

Na manhã desta quinta-feira (19), um seminário sobre suicídio e violência na população LGBTs+ ocorreu no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Dourados e contou com ampla participação da sociedade. Três palestras foram ministradas por profissionais da área.
A coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas LGBTs+, Cláudia Assunpção, abriu o evento e falou sobre a preocupação em torno desse assunto, diante de várias tentativas de suicídio por este público ocorridas em Dourados.

Ela destacou que a situação se torna mais preocupante, quando o público LGBTs+ carece de acolhimento humanizado pelos familiares e pelo poder público.

O psiquiatra Teodoro Custódio da Silva Junior falou sobre prevenção ao suicídio. Na abordagem, ele destacou que a “epidemia” tem atingido várias pessoas, várias classes sociais e entre o publico LGBTs+, o fator de risco acaba por ser maior pelo preconceito enfrentado, falta de aceitação muitas vezes dentro da própria família e uso excessivo de álcool e drogas.

O profissional enfatizou que o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) trabalha no atendimento a saúde mental em Dourados e explanou ainda sobre alguns encaminhamentos neste âmbito, no município.

Ele ressaltou ainda que, identificadas crises emocionais ou pessoas com planos de suicídio, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) realiza atendimentos emergenciais e o Samu (Serviço Móvel de Atendimento) pode ser acionado.

Ainda durante o evento, Cláudio Antônio Sorondo Dias, especialista em Distúrbios da Comunicação Humana, abordou o tema “Implicações da Atividade Laboral, depressão e suicídio no funcionalismo público”. A psicóloga Bruna Paes de Barros falou sobre o tema “Sofrimento e Preconceito, a Coragem de ser”.

A educação e a cultura como aliados a “valorização da diversidade” foi um ponto enfatizado pelo Núcleo de Políticas Públicas para o Público LGBTs+ durante o Seminário.

O Núcleo de Políticas Públicas para o Público LGBTs+ de Dourados atende via contato: (67) 3411-7772 e 99903-7506 /99184-1313.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Mulher tenta sair de mercado com quase R$ 700 em compras sem pagar
ESPORTES
Ciclista de MS conquista duas medalhas em competição nacional
ESTÁGIO
Acadêmicos do Vale Universidade podem cumprir horas nos finais de semana
DOURADOS
‘Confusão’ em Carnaval na praça gera discussões sobre uso dos espaços públicos
CRIME AMBIENTAL
Homem é autuado em 12 mil por falta de conservação de solo
CRISE
Com mais 23 assassinatos, mortes no Ceará chegam a 170
'PURO ÓDIO'
Liderança do PCC em Campo Grande é morto por dupla
REGIÃO
PMA paralisa atividade em carvoaria ilegal e autua proprietária
AUDIÊNCIA
Mulher acusada de matar marido com ‘faca de serra’ tem prisão preventiva decretada
91 ANOS
Ex-ditador egípcio Hosni Mubarak morre no Cairo

Mais Lidas

CRIME
Ex-integrante de grupo de Rap é morto a tiros em Dourados
DOURADOS
Ex-prefeito de Amambai não resiste e morre no Hospital do Coração
ATENTADO
Aeronave pousa em Dourados e fica a disposição de Lanzarini
POLÍCIA
Ex-prefeito de Amambai Dirceu Lanzarini é ferido a tiros em atentado