Menu
Busca domingo, 25 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
CONSCIENTIZAÇÃO

Seminário debate trabalho infantil em Dourados

10 setembro 2017 - 14h05

A Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vão realizar um seminário para discutir o tema. Será nos dias 25 e 26 de setembro, no auditório da Aced, a Associação Comercial e Empresarial de Dourados.

A abertura será às 19h do dia 25, com palestras e debate a respeito do tema. No dia 26 acontecerá Oficina de Formação para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil nos períodos matutino e vespertino. O público alvo são gestores, conselheiros dos direitos da criança e do adolescente, técnicos da assistência social e representantes da sociedade civil organizada, trabalhadores da Saúde, Educação, empresários, acadêmicos, enfim, pessoas da rede de proteção de crianças e adolescentes.

É considerado trabalho infantil aquele realizado por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 anos, com exceção na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. É preciso considerar que a infância e a adolescência são períodos de transformações. Portanto, é preciso proteger e cuidar para que adolescentes não sejam submetidos a nenhuma atividade que cause prejuízo à sua moral, à sua saúde e ao seu desenvolvimento físico, intelectual e psicológico. Isto porque o trabalho entre 16 a 18 anos é permitido desde que seja de forma protegida, prevista na legislação. Sendo proibidas atividades perigosas, insalubres e o trabalho noturno.

A realização do Seminário de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil tem o intuito de informar e sensibilizar os participantes sobre a situação do trabalho infantil no município, estimulando adoção de práticas cotidianas nas atuações profissionais e cidadã, que visem à prevenção, denúncia, o combate e a eliminação do problema.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no site da Prefeitura http://peti.dourados.ms.gov.br , no período de 06 a 21 de setembro. Os participantes receberão certificados de 12 horas.

PROGAMAÇÃO:

25/09/2017
19h - Mesa de abertura
20h - Palestra: O papel do MPT no combate ao Trabalho Infantil.
Palestrante: Cândice Gabriela Arosio – Procuradora do Trabalho.
20h30 - Palestra: Aprendizagem Profissional como alternativa ao Trabalho Infantil
Palestrante: Carlos Alberto Sfeir – Auditor Fiscal do Trabalho.

26/09/2017
Oficina de Formação "Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil"
Ministrante: Maria Isabel da Silva – Especialista no Tema e Consultora Individual para Formação sobre a temática!

07h30 às 08h00 - Mesa de Abertura

08h00 às 11h30 – Exposição Dialogada:

Trabalho Infantil: O que é?

Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil

Consequências do Trabalho Infantil para as crianças e adolescentes

Conhecendo a realidade: Dados do Trabalho Infantil no Brasil, no MS e em Dourados

11h30 às 13h00 Intervalo para Almoço

13h00 – 16h30 – Exposição e Diálogo:

Redesenho do PETI: A importância da intersetorialidade nas ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil: papel de cada política e/ou instituição

Estudo de casos de trabalho infantil

16h30 – 17h00- Encerramento

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Motociclista morre ao bater em caminhão
INTERNACIONAL
Papa diz que situação em Ghouta é "desumana" e pede fim dos ataques na Síria
O papa Francisco qualificou neste domingo (250 de "desumana" a situação em Ghouta Oriental, reduto opositor nos arredores de Damasco, e fez um apelo para que a violência acabe na região.
ESPORTES
Corinthians vence 4 Dérbis seguidos pela 1ª vez desde 1985
INTERNACIONAL
Igrejas cristãs fecham Santo Sepulcro em protesto contra impostos
O Santo Sepulcro de Jerusalém, o local onde, segundo a tradição, Jesus Cristo foi sepultado, fechou neste domingo (25) por tempo indeterminado por ordem das principais igrejas cristãs
POLÍCIA
PMA prende pescador profissional foragido da justiça por homicídio
PMA prende pescador profissional foragido da justiça por homicídio e com passagem por pesca predatória, lesão corporal e violência doméstica
MS
Com oferta de veículos e equipamentos agrícolas, Governo realizará 1° leilão do ano
NOVA ALVORADA DO SUL
Motorista alcolizado perde controle e colide carro em muro de delegacia
Jovem de 24 anos colidiu o carro que conduzia contra o muro da Delegacia de Polícia Civil, de Nova Alvorada do Sul, distante 120 quilômetros de Campo Grande, por volta das 18h de ontem (24), na Rua Dorivaldo Monteiro Nogueira, no Centro.
CAPITAL
Pichadores detidos pela GM são autuados pela PMA
FAMOSOS
Decotada, Kim Kardashian quase mostra demais
PRAZO
Programa Vencendo o Medo de Dirigir está com inscrições abertas
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran- MS), em parceria com a Clínica Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece o programa Vencendo o Medo de Dirigir, para auxiliar homens e mulheres que possuem medo, nervosismo e insegurança para dirigir.

Mais Lidas

POLÍCIA
Quatro ficam feridos em acidente na MS-270
CAPITAL
Adolescente mata padrasto enforcado para defender mãe
Neste sábado (24), um adolescente de 15 anos matou o padrasto de 27 anos enforcado para defender a mãe. O fato ocorreu na rua Vaz de Caminha, no Jardim Noroeste, em Campo Grande.
DOURADOS
Assaltantes em moto agem na rua Monte Alegre
Vítimas procuraram à polícia e relataram assaltos por dois homens em um uma moto
TRÁFICO
Jovem é flagrada com maconha em ônibus