Menu
Busca segunda, 16 de julho de 2018
(67) 9860-3221
DOURADOS

Seminário debate ampliação do potencial universitário aos municípios

06 novembro 2017 - 15h50Por Da Redação

A proposta de potencializar o aprendizado acadêmico, com reflexos diretos nos municípios de origem desse público universitário que acorre, diariamente, aos centros de ensino que funcionam em Dourados, deu origem à realização do 1º. Seminário #Univer Cidades, que acontece nesta sexta-feira (10), a partir das 8 horas, no Centro de Convenções ‘Antônio Tonanni’, onde também funciona a sede da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com a prefeita Délia Razuk, essa é a oportunidade de identificar onde estão os egressos das unidades de Dourados depois que concluem a formação acadêmica. “Dourados recebe, por estimativa, em torno de 22 mil estudantes das cerca de 30 cidades do Conesul do Estado. Mais de 115 cursos de graduação e outros 67 na área de especialização profissional capacitam anualmente milhares de jovens que poderiam muito bem estar reforçando a qualidade do atendimento nesses municípios”, afirma.

Para a prefeita, a pergunta a ser respondida, com esse seminário, é justamente essa: “Onde estão essas pessoas, o que fazem esses profissionais aprovados pelas nossas cinco universidades, e, ainda, como poderiam colaborar ainda mais com as cidades onde residem?”

Délia Razuk propôs, ao debater o tema com a secretária Rose Ane Vieira, e a equipe da pasta do Desenvolvimento Econômico, que fossem chamados a Dourados os prefeitos dessas cidades, juntamente com secretários das áreas relacionadas (Desenvolvimento, Educação, Finanças, entre elas) para traçar um paralelo com os representantes das universidades locais em torno do assunto.

Dirigentes da Unigran, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UFGD, Anhanguera e do Instituto Federal terão oportunidade de expor, ao longo do dia, as opções que oferecem e ainda contribuir com subsídios para que as Prefeituras conheçam o perfil dos profissionais que cada cidade da região adquiriu ao longo desse processo. “É possível, a partir desse encontro, que muitos Municípios venham encontrar formas de aproveitar essa mão-de-obra especializada e que esses egressos também se sintam motivados a emprestar a contrapartida profissional às cidades e Dourados, por sua vez, poderá atrair maior número de futuros acadêmicos”, comenta a secretária.

O Centro de Convenções ‘Antônio Tonanni’ funciona na Avenida Guaicurus, 2030, no bairro Novo Parque Alvorada, no prolongamento para a Cidade Universitária, onde acontecerão os debates na sexta-feira e serão instalados quiosques das instituições universitárias para oferecer suporte aos visitantes.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DINHEIRO PÚBLICO NO RALO
Abandonada pelo poder público, obra em parque vira "casa" de vândalos e cracolândia
BRASIL
Banco estatal alcança 76,8 milhões de contas poupança
MIRANDA
PMA leva conscientização ambiental durante a Feira Indígena
MS
Em sua 5ª edição, Batalha de Bandas abre inscrições para bandas autorais
CAMPANHA SEGUE
Dourados segue com vacinação antirrábica itinerante
REGULAMENTAÇÃO
Suspensa resolução da ANS sobre coparticipação em planos de saúde
FLORESTINHA
Projeto atende mais de 11 mil alunos em 24 escolas
RECLAMAÇÕES
Banco Central divulga ranking de queixas a bancos no segundo trimestre
SÃO GABRIEL DO OESTE
Rifle, munições e facas são apreendidas e caçador é preso
BRASIL
Abertas inscrições do Encceja para privados de liberdade

Mais Lidas

ACIDENTE
Douradense morre horas depois de cair do cavalo em fazenda
RESIDENCIAL BONANZA
Homem atropela casal em Dourados após ser contrariado
DOURADOS
Homem é assassinado na porta da própria casa
DOURADOS
Homem é atropelado após “roletar” avenida com bicicleta motorizada