Menu
Busca segunda, 22 de julho de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS

Seminário debate ampliação do potencial universitário aos municípios

06 novembro 2017 - 15h50Por Da Redação

A proposta de potencializar o aprendizado acadêmico, com reflexos diretos nos municípios de origem desse público universitário que acorre, diariamente, aos centros de ensino que funcionam em Dourados, deu origem à realização do 1º. Seminário #Univer Cidades, que acontece nesta sexta-feira (10), a partir das 8 horas, no Centro de Convenções ‘Antônio Tonanni’, onde também funciona a sede da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com a prefeita Délia Razuk, essa é a oportunidade de identificar onde estão os egressos das unidades de Dourados depois que concluem a formação acadêmica. “Dourados recebe, por estimativa, em torno de 22 mil estudantes das cerca de 30 cidades do Conesul do Estado. Mais de 115 cursos de graduação e outros 67 na área de especialização profissional capacitam anualmente milhares de jovens que poderiam muito bem estar reforçando a qualidade do atendimento nesses municípios”, afirma.

Para a prefeita, a pergunta a ser respondida, com esse seminário, é justamente essa: “Onde estão essas pessoas, o que fazem esses profissionais aprovados pelas nossas cinco universidades, e, ainda, como poderiam colaborar ainda mais com as cidades onde residem?”

Délia Razuk propôs, ao debater o tema com a secretária Rose Ane Vieira, e a equipe da pasta do Desenvolvimento Econômico, que fossem chamados a Dourados os prefeitos dessas cidades, juntamente com secretários das áreas relacionadas (Desenvolvimento, Educação, Finanças, entre elas) para traçar um paralelo com os representantes das universidades locais em torno do assunto.

Dirigentes da Unigran, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UFGD, Anhanguera e do Instituto Federal terão oportunidade de expor, ao longo do dia, as opções que oferecem e ainda contribuir com subsídios para que as Prefeituras conheçam o perfil dos profissionais que cada cidade da região adquiriu ao longo desse processo. “É possível, a partir desse encontro, que muitos Municípios venham encontrar formas de aproveitar essa mão-de-obra especializada e que esses egressos também se sintam motivados a emprestar a contrapartida profissional às cidades e Dourados, por sua vez, poderá atrair maior número de futuros acadêmicos”, comenta a secretária.

O Centro de Convenções ‘Antônio Tonanni’ funciona na Avenida Guaicurus, 2030, no bairro Novo Parque Alvorada, no prolongamento para a Cidade Universitária, onde acontecerão os debates na sexta-feira e serão instalados quiosques das instituições universitárias para oferecer suporte aos visitantes.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORUMBÁ/LADÁRIO
Justiça manda Estado manter escolas de ensino médio
UEMS
Roda de conversa discute violência na vida das Mulheres Negras
ATLETISMO
‘9ª Corrida Saúde Cassems-Noturna’ abre inscrições nesta segunda-feira
SHOWBIZZ
Sertanejos morrem em acidente de carro em rodovia de São Paulo
DOURADOS
Homem morre após bater moto em carro parado na Marcelino Pires
RECURSOS
Investimentos em saúde serão anunciados hoje na Capital
CHAPADÃO DO SUL
Incêndio devasta área verde em cidade de MS
SEU BOLSO
Abono do PIS/Pasep começa a ser pago na próxima quinta-feira
PRAZO
Inscrição para professores fiscalizar provas do Enem termina hoje
AMAMBAI
Polícia apreende uma tonelada de maconha em assoalho de carreta

Mais Lidas

AMAMBAI
Morto a tiros em frente a conveniência era 'braço direito' de Jarvis Pavão
CAPITAL
Acidente entre dois carros e carreta mata motorista na BR-163
RIBAS DO RIO PARDO
Avô e neta morrem após caminhonete bater de frente em carreta
MUNDO NOVO
Homem morre no Hospital da Vida após cair de telhado