Menu
Busca sábado, 18 de agosto de 2018
(67) 9860-3221
DOURADOS

Semed apresenta inovações do Pnaic aos formadores da Reme

23 setembro 2017 - 10h15

A Secretaria de Educação de Dourados, por meio do Núcleo Pedagógico, reuniu na manhã de quinta-feira (21) a equipe de formadores do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) para apresentar a principal inovação do programa para 2017 e dar início a formação de professores da pré-escola (Pré I e II), professores regentes em Língua Portuguesa e Matemática de 1º ao 3º ano e do programa Novo Mais Educação, que compreende os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para 2017, o Ministério da Educação passou a responsabilidade da coordenação direta do programa aos estados e ao Distrito Federal. Com essa inovação, o MEC busca fortalecer as estruturas estaduais, regionais e locais de formação e gestão do PNAIC, incentivar o diálogo e a colaboração entre os entes públicos e garantir que as atividades formativas cheguem à sala de aula, respeitando as necessidades dos alunos de toda a rede de ensino, como ressaltou a Secretaria Municipal de Educação, Denize Portollann Martins.

Para a coordenadora local do PNAIC em Dourados, Luci Troian, a formação continuada de professores alfabetizadores é essencial para o sucesso dos alunos em toda a trajetória escolar. Com as formações é possível coordenar o processo de discussão e disseminar os resultados das avaliações e propor soluções para as dificuldades identificadas no município, e assim, organizar ações especiais de apoio às escolas com maior fragilidade, ressaltou a coordenadora.

A Rede Municipal de Educação possui 14 professores formadores, sendo dois para a pré-escola, dez para os anos iniciais e dois para o programa Novo Mais Educação. Esses formadores irão coordenar a formação de 554 profissionais, entre professores e coordenadores pedagógicos que acompanham as turmas nas escolas e nos centros de educação infantil que oferecem a pré-escola.

O seminário de abertura da formação do PNAIC acontecerá de 05 e 06 de outubro, das 18h às 22h e no dia 07, das 7h às 11h, no Auditório da Prefeitura. Deverão participar de forma presencial os professores e coordenadores pedagógicos de 1º e 3º anos e os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil (Pré I e II) e do Novo Mais Educação que serão responsáveis em repassar as orientações do programa aos respectivos professores no âmbito escolar.

Os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e professores da pré-escola receberão formações baseadas no material "Leitura e Escrita na Educação Infantil", produzido pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), disponibilizada na forma de material on-line.

O material destinado aos professores do 1º ao 3º ano serão os cadernos produzidos em 2013 e 2015 que poderão ser reforçados com os temas da formação em 2017, estimulando a perspectiva interdisciplinar e a articulação entre os diferentes componentes curriculares. Esse material será reproduzido pela Secretaria de Estado de Educação.

Para o Novo Mais Educação, o MEC disponibilizará em portal próprio materiais liberados/licenciados por instituições diversas ou elaborados pela coordenação geral do PNAIC.
A formação terá carga horária de 100 horas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAUUUUU!!
Giovanna Ewbank exibe bumbum e impressiona fãs com biquíni cavado
MATO GROSSO DO SUL
Cassems aparece no ranking das melhores e maiores empresa do Brasil pelo 10º ano consecutivo
INDÚSTRIA 4.0
Realidade aumentada é alternativa para aumentar produtividade do trabalhador
ELEIÇÕES 2018
Comitê da ONU pede que Lula participe de eleição
EDUCAÇÃO
Capacitação para quem atuará no Enem em MS acontece amanhã
PANTANAL
Acesso à MS-228 entre Lampião Aceso e MS-184 é liberado parcialmente
ECONOMIA
Seguradora lança programa de emprego para beneficiários do DPVAT
ELEIÇÕES 2018
TSE nega novo pedido de Lula para participar de debate na TV
COTAÇÃO
Dólar sobe e termina a semana acima de R$ 3,90
CONTRABANDO
PM apreende carga de cigarros e volume de apreensões bate recorde no ano

Mais Lidas

DOURADOS
Defesa questiona "condenação social" e diz que pai de criança não tem ligação com morte
DOURADOS
À espera da audiência de custódia, envolvidos em morte de criança permanecem em delegacia
DOURADOS
Casal acusado de matar criança tem prisão preventiva decretada pela Justiça
DOURADOS
Delegado aguarda laudo para saber se bebê internado no HU foi agredido