Menu
Busca sábado, 17 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
DOURADOS

Semed apresenta inovações do Pnaic aos formadores da Reme

23 setembro 2017 - 10h15

A Secretaria de Educação de Dourados, por meio do Núcleo Pedagógico, reuniu na manhã de quinta-feira (21) a equipe de formadores do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) para apresentar a principal inovação do programa para 2017 e dar início a formação de professores da pré-escola (Pré I e II), professores regentes em Língua Portuguesa e Matemática de 1º ao 3º ano e do programa Novo Mais Educação, que compreende os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para 2017, o Ministério da Educação passou a responsabilidade da coordenação direta do programa aos estados e ao Distrito Federal. Com essa inovação, o MEC busca fortalecer as estruturas estaduais, regionais e locais de formação e gestão do PNAIC, incentivar o diálogo e a colaboração entre os entes públicos e garantir que as atividades formativas cheguem à sala de aula, respeitando as necessidades dos alunos de toda a rede de ensino, como ressaltou a Secretaria Municipal de Educação, Denize Portollann Martins.

Para a coordenadora local do PNAIC em Dourados, Luci Troian, a formação continuada de professores alfabetizadores é essencial para o sucesso dos alunos em toda a trajetória escolar. Com as formações é possível coordenar o processo de discussão e disseminar os resultados das avaliações e propor soluções para as dificuldades identificadas no município, e assim, organizar ações especiais de apoio às escolas com maior fragilidade, ressaltou a coordenadora.

A Rede Municipal de Educação possui 14 professores formadores, sendo dois para a pré-escola, dez para os anos iniciais e dois para o programa Novo Mais Educação. Esses formadores irão coordenar a formação de 554 profissionais, entre professores e coordenadores pedagógicos que acompanham as turmas nas escolas e nos centros de educação infantil que oferecem a pré-escola.

O seminário de abertura da formação do PNAIC acontecerá de 05 e 06 de outubro, das 18h às 22h e no dia 07, das 7h às 11h, no Auditório da Prefeitura. Deverão participar de forma presencial os professores e coordenadores pedagógicos de 1º e 3º anos e os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil (Pré I e II) e do Novo Mais Educação que serão responsáveis em repassar as orientações do programa aos respectivos professores no âmbito escolar.

Os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e professores da pré-escola receberão formações baseadas no material "Leitura e Escrita na Educação Infantil", produzido pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), disponibilizada na forma de material on-line.

O material destinado aos professores do 1º ao 3º ano serão os cadernos produzidos em 2013 e 2015 que poderão ser reforçados com os temas da formação em 2017, estimulando a perspectiva interdisciplinar e a articulação entre os diferentes componentes curriculares. Esse material será reproduzido pela Secretaria de Estado de Educação.

Para o Novo Mais Educação, o MEC disponibilizará em portal próprio materiais liberados/licenciados por instituições diversas ou elaborados pela coordenação geral do PNAIC.
A formação terá carga horária de 100 horas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RÚSSIA 2018
Embaixadora da Copa do Mundo da Rússia visita sede da CBF
BRASIL
Previdência não será única PEC parada durante intervenção no Rio
RIO BRILHANTE
Jovem tem a casa atingida por tiros após discussão em bar por volume de som
ECONOMIA
Energia: em fevereiro bandeira segue verde para consumidores
CAMPO GRANDE
Carro de luxo com R$ 48 mil em débitos é apreendido em blitz
GRUPO B
Compromisso na Copa Verde faz FFMS alterar data de jogo do Corumbaense
BRASIL
Entenda como foi criado o horário de verão, que termina no domingo
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Programa Vale Universidade seguem abertas
SUL DE MS
Homem morre após fugir e capotar veículo carregado com maconha
RESGATE
Casal é encontrado com vida após 10h de sequestro na Capital

Mais Lidas

QUADRILHA DESARTICULADA
Sete são presos a caminho de MS com carros roubados
TRÁFICO
Ao ser preso com cigarro de maconha, jovem denuncia "boca" no Itália
MARACAJU
Homem é assassinado brutalmente por adolescentes
DOURADOS
Reunião define critérios para lotação nas escolas da Reme