Menu
Busca segunda, 15 de outubro de 2018
(67) 9860-3221
DOURADOS

Semed apresenta inovações do Pnaic aos formadores da Reme

23 setembro 2017 - 10h15

A Secretaria de Educação de Dourados, por meio do Núcleo Pedagógico, reuniu na manhã de quinta-feira (21) a equipe de formadores do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) para apresentar a principal inovação do programa para 2017 e dar início a formação de professores da pré-escola (Pré I e II), professores regentes em Língua Portuguesa e Matemática de 1º ao 3º ano e do programa Novo Mais Educação, que compreende os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para 2017, o Ministério da Educação passou a responsabilidade da coordenação direta do programa aos estados e ao Distrito Federal. Com essa inovação, o MEC busca fortalecer as estruturas estaduais, regionais e locais de formação e gestão do PNAIC, incentivar o diálogo e a colaboração entre os entes públicos e garantir que as atividades formativas cheguem à sala de aula, respeitando as necessidades dos alunos de toda a rede de ensino, como ressaltou a Secretaria Municipal de Educação, Denize Portollann Martins.

Para a coordenadora local do PNAIC em Dourados, Luci Troian, a formação continuada de professores alfabetizadores é essencial para o sucesso dos alunos em toda a trajetória escolar. Com as formações é possível coordenar o processo de discussão e disseminar os resultados das avaliações e propor soluções para as dificuldades identificadas no município, e assim, organizar ações especiais de apoio às escolas com maior fragilidade, ressaltou a coordenadora.

A Rede Municipal de Educação possui 14 professores formadores, sendo dois para a pré-escola, dez para os anos iniciais e dois para o programa Novo Mais Educação. Esses formadores irão coordenar a formação de 554 profissionais, entre professores e coordenadores pedagógicos que acompanham as turmas nas escolas e nos centros de educação infantil que oferecem a pré-escola.

O seminário de abertura da formação do PNAIC acontecerá de 05 e 06 de outubro, das 18h às 22h e no dia 07, das 7h às 11h, no Auditório da Prefeitura. Deverão participar de forma presencial os professores e coordenadores pedagógicos de 1º e 3º anos e os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil (Pré I e II) e do Novo Mais Educação que serão responsáveis em repassar as orientações do programa aos respectivos professores no âmbito escolar.

Os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e professores da pré-escola receberão formações baseadas no material "Leitura e Escrita na Educação Infantil", produzido pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), disponibilizada na forma de material on-line.

O material destinado aos professores do 1º ao 3º ano serão os cadernos produzidos em 2013 e 2015 que poderão ser reforçados com os temas da formação em 2017, estimulando a perspectiva interdisciplinar e a articulação entre os diferentes componentes curriculares. Esse material será reproduzido pela Secretaria de Estado de Educação.

Para o Novo Mais Educação, o MEC disponibilizará em portal próprio materiais liberados/licenciados por instituições diversas ou elaborados pela coordenação geral do PNAIC.
A formação terá carga horária de 100 horas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BOMBEIROS
Jacaré-de-papo-amarelo é solto na natureza após ser resgatado
ELEIÇÕES 2018
Eleitores podem solicitar certidão de quitação eleitoral pela internet
MEDICINA
Inscrições para a segunda fase do Revalida 2017 terminam hoje
CARNE FRACA
Polícia Federal indicia Abílio Diniz por organização criminosa
TRÊS LAGOAS
Jovem de 21 anos tem 30% do corpo queimado com soda caustica
BRASIL
Ministro faz apelo ao Congresso para aprovar MP que vence nesta semana
EDUCAÇÃO
Inscrições ao Mestrado Acadêmico em Letras terminam sexta-feira
PESQUISA
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
ECONOMIA
Dólar fecha em queda de mais de 1%
QUADRILHA PRESA
Preso em assalto a família em Fátima do Sul mentiu o nome à polícia

Mais Lidas

DOURADOS
Ciclista sofre atropelamento e fica em estado gravíssimo
TRAGÉDIA
Douradense morre em acidente no RS
DOURADOS
Família busca notícias de mulher que abandonou carro e embarcou na rodoviária
DOURADOS
Traficante que atuava com “disk drogas” é preso