12/08/2017 08h15

"Secura" faz umidade do ar cair ainda mais em Dourados


Gizele Almeida
Douradenses enfrentam sol e baixa umidade do ar- Foto: Gizele Almeida Douradenses enfrentam sol e baixa umidade do ar- Foto: Gizele Almeida

A umidade relativa do ar chegou a 18% nesta quinta-feira (11) em Dourados. O nível é considerado de alerta e traz malefícios para a saúde. O calor também tem sido intenso nos últimos dias e nesta sexta-feira (11), alcançou a máxima de 35.6 °C, de acordo com dados do site Guia Clima Embrapa.

Em boletim divulgado pelo Guia Clima, é apontado que a ausência de chuvas baixou os níveis de umidade do ar, sendo que estes ficaram por 20 dias entre 20% e 30%, no mês de julho.

Em agosto por cinco dias até o momento este índice ficou entre 20% e 30% e por duas vezes ainda menor, sendo na quinta-feira (10) e nesta sexta-feira (11), com mínima de 19%.

Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera.

É previsto um "alívio" nesta situação no final de semana, já que conforme o Ceptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) deve chover na cidade.

Para o sábado (12), a probabilidade de chuva é pequena (5%). A temperatura deve variar entre 19° C e 36°C.

No domingo a perspectiva de chuva é alta (87%), com previsão de mínima de 19°C e máxima de 29°C. O centro aponta ainda que o domingo contará com muitas nuvens com curtos períodos de sol, pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia.

A chuva total registrada no mês de agosto em Dourados, é de 1.4mm. Conforme mostrado pelo Dourados News, durante todo o mês de julho não choveu na cidade (veja aqui) [http://www.douradosnews.com.br/dourados/julho-fecha-sem-chuva-e-se-iguala-a-fenomeno-registrado-ha-29-anos].

Envie seu Comentário