Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905

Santa Casa de Dourados é doada para a prefeitura

14 agosto 2002 - 09h45

O Hospital da Santa Casa de Dourados foi doado oficialmente para a prefeitura municipal por um período de dois anos e quatro meses. A decisão foi tomada por unanimidade pela Sociedade Douradense de Beneficência (Sodoben) durante assembléia realizada na noite de ontem no auditório da Associação Comercial (Acid).
Entidade mantenedora da Santa Casa, a Sodoben é formada por cinco lojas maçônicas, três clubes de Rotary, Lions Clube, Seleta e Associação Médica. Cerca de 150 pessoas filiadas às entidades participaram da assembléia e tiveram direito a voto. Além da doação temporária para a prefeitura, a assembléia também aprovou a mudança do nome de Santa Casa para Hospital Universitário de Dourados.
Além dos integrantes da Sodoben a assembléia foi presenciada por cerca de 30 acadêmicos do 3o ano de medicina do campus de Dourados da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Os acadêmicos reivindicam que o hospital seja utilizado o mais rápido possível para a residência médica. Atualmente a UFMS está utilizando o Hospital São Luís, que apesar de conveniado com o Sus é particular.
A assembléia da Sodoben que aprovou a doação temporária do prédio para a prefeitura impôs condições. A primeira delas é que a administração seja feita pela Fundação Hospital Universitário de Dourados, que está em fase final de implantação, através de uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip). A segunda condição é que até 31 de dezembro de 2004, quando termina o mandato do prefeito Laerte Tetila (PT) a prefeitura faça o repasse de todo o patrimônio do hospital para a UFMS.
Outra condição imposta pela assembléia é que o Conselho Superior da Fundação seja formado por quatro pessoas, representantes da UFMS, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), da Sodoben e da prefeitura Municipal de Dourados. Deste conselho será escolhido o presidente da Fundação.
De acordo com o presidente da Sodoben Ricardo Demamann, a decisão da assembléia da entidade é a mais adequada para o momento. "Foram dadas as condições para que a prefeitura, com ajuda do Estado e da União possa colocar o hospital em funcionamento atendendo a comunidade. Este é o nosso objetivo", afirmou.
A previsão é de que o hospital entre em funcionamento a partir de setembro. Na primeira fase deverá funcionar apenas atendimento ambulatorial de especialidades como oftalmologia, cardiologia, pediatria e ortopedia, entre outros. Nesta etapa o custo operacional ficará em torno de R$ 300 mil por mês, divididos pela prefeitura e Governo do Estado. Posteriormente de acordo com o aumento do repasse de recursos deverão ser realizados exames laboratoriais e cirurgias.
Construído com objetivo de atender como centro de referência hospitalar de Dourados e outros 33 municípios da região, a Santa Casa tem 165 leitos. Além do curso de Medicina da Ufms o hospital também deverá servir de residência médica para o curso de Enfermagem da Uems.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PONTA PORÃ
Casal é preso transportando 150 kg de maconha em veículo
PONTA PORÃ
Com pneu furado, motorista tenta fugir e carro é apreendido com mais de 800kg de maconha
R$ 20 POR UNIDADE
Polícia Federal investiga fraude em compras máscaras cirúrgicas em MS
PARCERIA
Conselho da Sanesul autoriza licitação da PPP
LAGUNA CARAPÃ
Mulher é detida por receptação de moto furtada
ASSEMBLEIA
Aprovado projeto que iguala licença paternidade a pais adotivos
BRASIL
Bolsonaro escolhe novo secretário executivo do Ministério da Saúde
DOURADOS
Comitê municipal aponta 23 casos a menos de Covid-19 e acusa "guerra de informação"
FUTEBOL DE MS
Pleno do TJD julga Corumbaense hoje por escalação irregular de jogador
MATO GROSSO DO SUL
Empresas devem fornecer normas de segurança e prevenção de acidentes

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados