06/01/2014 12h42

Qualifica Dourados abre 1.600 vagas para 58 cursos em 2014

 

Assecom
 
Foto: A. Frota

Em dezembro mais de mais 500 formandos receberam o certificado dos cursos oferecidos pelo Qualifica Dourados.

Foto: A. Frota

Em dezembro mais de mais 500 formandos receberam o certificado dos cursos oferecidos pelo Qualifica Dourados.

O Qualifica Dourados/Pronatec, um programa da prefeitura de Dourados em parceria com o Governo Federal, abriu 1.600 vagas para 58 cursos para 2014. Os cursos são ministrados pelo Senai e Senac.

A Prefeitura lançou no final do ano passado uma cartilha com todas as informações sobre cursos do Qualifica Dourados/Pronatec para este ano, todos totalmente gratuitos. Entre os novos cursos, alguns são voltados especialmente para mulheres que queiram trabalhar na construção civil, principalmente na área de acabamento.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ledi Ferla, é uma forma que administração municipal achou de contemplar a classe feminina, que tem maior participação nos cursos. Em 2013, dos 1.751 inscritos nos cursos, 998 foram mulheres e 753 homens.

Os interessados podem ter acesso às cartilhas, bem como fazer as inscrições aos cursos nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e na Secretária Municipal de Assistência Social, localizada na Rua João Rosa Góes, 395, centro de Dourados. A previsão é que os cursos iniciem logo após o Carnaval, em março.

Em 2013, dos 1.751 pessoas inscritas no Qualifica Dourados e Qualifica Dourados/Pronatec 1.400 concluíram os cursos e receberam os certificados. Durante a programação Dourados Brilha, mais 500 formandos do segundo semestre receberam os certificados. A cerimônia de entrega dos certificados foi presenciada pelo prefeito Murilo, que fez uma homenagem aos formandos. “Nosso objetivo é fazer com que todos tenham oportunidade de realizar sonhos e se vocês realizam seus sonhos nós também ficamos felizes”, afirmou.

O programa Qualifica Dourados foi criado pelo prefeito Murilo em 2011 para resolver o problema da falta de mão de obra qualificada na cidade. Pelo menos duas mil pessoas fizeram os cursos entre 2011/2012.

Além da Secretaria de Assistência Social que atua no cadastramento e na coordenação dos cursos, O Qualifica Dourados/Pronatec envolve a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que tem a responsabilidade de encaminhar os novos profissionais ao mercado de trabalho.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Sócia, na Rua João Rosa Góes, 395, centro de Dourados, ou pelo telefone (67) 3411-7708.