Menu
Busca Quinta, 14 de Dezembro de 2017
(67) 9860-3221
Corpal - Dezembro 2017
DOURADOS

Projeto ‘Roça Urucum’ retoma plantio nas aldeias de Dourados

26 Outubro 2017 - 14h35Por Da redação

O lançamento do projeto ‘Roça de Urucum’, desenvolvido pelo professor Kajetano e o agrônomo José Joaquim, em parceria da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) com a Ceaid (Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados), na Escola Municipal ‘Tengatuí Marangatu’, vai proporcionar a retomada dessa cultura que já foi tradicional nas aldeias de Dourados e agora ressurge, estimulada também pelo Sebrae/MS e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), do Governo do Estado, como alternativa econômica e de qualidade de vida.

Encontro organizado com a participação desses agentes públicos, na manhã desta quinta-feira (26), na escola da aldeia Jaguapiru, marcou a entrega de 410 mudas de urucum para a produção do colorau através de um grupo de oito indígenas que aderiram ao projeto experimental. As mudas estão sendo produzidas no Viveiro municipal e, dentro da proposta de chegar a 10 mil unidades da espécie, nos próximos dias serão entregues mais 500 pés ao grupo de indígenas.

A proposta, de acordo com o secretário Landmark Ferreira Rios, da Semaf, é estimular, também, além do uso culinário, a produção do colorau que é utilizado como corante natural nos eventos culturais das comunidades e aproveitar o excedente da produção ainda como fator de geração de renda, por intermédio das feiras realizadas nos bairros e na Feira Central.

Landmark disse que o grupo que resolveu se dedicar ao cultivo já está recebendo orientações técnicas quanto ao manejo do urucum e o Sebrae e a Agraer também vão oferecer suporte relacionado com a comercialização, distribuição e a produção de forma industrial. “A ideia é despertar o interesse de laboratórios e fomentar a indústria para um produto que, pelas propriedades naturais, tem sido mais atrativo”, observou o secretário, destacando a importância das parcerias estabelecidas nesse sentido.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Ex-BBB Natalia Casassola mostra quase tudo em clique na web
PIS/PASEP
Pagamento do abono salarial para nascidos em dezembro começa nesta quinta
JUSTIÇA
Audiências no TJMS buscam resolução mais adequada de conflitos
DEBATE
Maia e Eunício fecham acordo para votar reforma em fevereiro, diz Jucá
DOURADOS
Trabalho de detentas contribui para a autoestima de mulheres que lutam contra o câncer
ENGENHARIA E AGRONOMIA
Eleições na sexta definem presidente do Crea-MS para o mandato 2018 a 2020
TCE-MS aprova primeiro processo de Auditoria Coordenada em RPPS
COTAÇÃO
Dólar fecha em queda após 4 altas
CAMPO GRANDE
Homem é morto a facadas após se masturbar em público
DOURADOS
Corpo é encontrado no Porto Cambira

Mais Lidas

BARBÁRIE
Acusado de esquartejar mãe é levado para audiência
DOURADOS
Homem encontrado morto estava acorrentado e jogado no rio Dourados
DOURADOS
Juiz manda acusado de esquartejar a mãe para hospital da Capital
DOURADOS
Após denúncia, polícia encontra revólver e pistola com homem