Menu
Busca domingo, 25 de agosto de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS

Projeto reforça segurança nas aldeias indígenas

19 julho 2019 - 14h05Por Da redação

Uma articulação da secretaria municipal de Assistência Social, por meio do Cras (Centro de Referência da Assistência Social Indígena) e Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), com auxílio do MPF (Ministério Público Federal) e Secretaria de Estado de Segurança Pública, está garantindo melhorias na segurança das comunidades indígenas de Dourados.

Nesta semana, o Projeto Arandu Ambue (conhecimento para o futuro), que vem sendo executado no espaço do Cras Indígena da Aldeia Bororó, recebeu a visita dos policiais militares subtenente Jackson e soldado Coelho, que oficializaram a efetivação do serviço de ronda no interior das aldeias Jaguapiru e Bororó, antiga reivindicação das lideranças indígenas. Duas viaturas da PM estão fazendo o patrulhamento, 24 horas por dia, da reserva indígena de Dourados. 

A presença da PM na Reserva Indígena começou a ser efetivada em junho, com o auxílio do MPF, em reunião que contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, da secretária estadual de Políticas para Mulheres e do secretário estadual de Esportes e lideranças locais, para discutir sobre a lacuna da segurança pública existente nas aldeias. Agora, com intervenção inédita, a PM atuará auxiliada por um conselho de segurança formado por membros da comunidade.

Na apresentação, esta semana, os policiais militares tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pelos técnicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Cras (Centro de Referência da Assistência Social Indígena) e dos técnicos do Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) que atuam no Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – MSE-LA (Liberdade Assistida) e MSE-PSC (Prestação de Serviço à Comunidade). 

AÇÕES

Estas equipes são responsáveis pela execução do Projeto Arandu Ambue, que acontece todas as quartas-feiras, das 8h às 10h e das 14h às 16h, com ações voltadas para a superação da defasagem escolar dos adolescentes e jovens da comunidade indígena em geral e promove a reinserção social dos menores inseridos nas Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

O Projeto Arandu Ambue, com aporte financeiro do Itaú Social, nos próximos dias iniciará os cursos presenciais ministrados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Os cursos acontecerão no espaço institucional do Cras – Bororó, e serão de mecânica de moto, mecânica de carro e de manicure e pedicure. 

Para a próxima semana, o Projeto Arandu Ambue, excepcionalmente, acontecerá também na terça-feira (23) e receberá a visita do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) representado pela assistente social Janaína, que orientará sobre estágio e aprendizagem e realizarão o cadastro no CIEE, que objetiva inserir jovens e adolescentes no mercado formal de trabalho.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÂNSITO
Idosa capota veículo em acidente na Capital
CAMPO GRANDE
Homem furta caminhão carregado de grama em viveiro de mudas
RIO BRILHANTE
Família encontra mulher morta após vítima passar mal durante a noite
FUTEBOL
Brasileirão promete fortes emoções neste domingo; confira os jogos
LUTO
Atriz e escritora Fernanda Young morre aos 49 anos
CAMPO GRANDE
Incêndio atinge 200 metros de mato em área ao lado do aterro sanitário
RURAL
País desenvolve tecnologia para lavouras mais resistentes ao calor
TRÊS LAGOAS
Carro dos Correios é furtado em MS enquanto motorista entregava provas do Encceja
DOURADOS
Adolescente pede socorro e leva Guardas até casa onde droga era comercializada
DOURADOS
Ladrão é preso após mulher denunciar furto em obra na região do Izidro Pedroso

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher tem dedo amputado após empilhadeira a atingir enquanto fazia compras
DOURADOS
Após “falsa corrida”, motorista de aplicativo tem carro levado por bandido que se envolve em acidente e é preso
HOSPITAL DA VIDA
Órgãos de jovem que morreu em acidente são captados e levados para quatro cidades
POLÍCIA
Mulheres são presas por tráfico em Dourados