Menu
Busca sábado, 22 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221
RURAL

Projeto Fazendinha leva capacitação ao produtor durante 55ª Expoagro

16 maio 2019 - 06h48Por Da Redação

O Projeto Fazendinha está mais uma vez promovendo oficinas de capacitação como parte da programação da 55ª Expoagro, em Dourados. As oficinas são voltadas a produtores rurais nas áreas de hortifruti, produção de leite e piscicultura, com o objetivo de levar capacitação e buscar o aprimoramento da produção. Os dias de campo começaram ontem, mas continuam nesta quinta-feira, dia 16 de maio, e amanhã (17). Promovida pelo Sindicato Rural de Dourados, a 55ª  Expoagro segue até domingo (19) no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Nesta quarta-feira (15), o dia de campo do programa Hortifruti Legal abordou o cultivo protegido de hortaliças em hidroponia; adubação verde e tecnologias de aplicação; produção de hortaliças e frutos com tecnologias de irrigação; cultivo de banana, goiaba, acerola, figo, cajá manga, cambuci e rambutão e ainda a implantação e condução de citros, cacau, cupuaçu e acaí. As mesmas oficinas irão acontecer nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), a partir das 9h.

Já o programa AteG Mais Leite oferece oficias de capacitação nas seguintes áreas: manejo rotacionado da planta kurumi; produção de silagem a partir de milho, sorgo, rama de mandioca e capiaçu; controle estratégico de ectoparasita, onde serão abordadas técnicas para controle do carrapato nos bovinos e também a irrigação das pastagens. As oficinas também serão realizadas novamente na quinta e sexta-feira.

Nos dias 17 e 18 de maio, o produtor também poderá participar dos dias de campo voltados à piscicultura, com oficinas de filetagem de peixe e sobre os cuidados com a água da piscicultura, para evitar problemas como fungos e doenças.

O produtor Lucas Caetano Cavalcante Ribeiro, que trabalha na produção de leite no município de Nova Andradina, participou das oficinas do projeto Fazendinha nesta quarta-feira. Segundo ele, o principal objetivo foi conhecer as novas tecnologias da atividade e receber orientações para melhor administração dos negócios. “Estas orientações são importantes para alcançar uma atividade que gere lucros e não prejuízo. Todo conhecimento é bem-vindo e estou muito feliz por estar aqui”, disse ele.  

A agricultora Márcia Regina da Silva também participou das oficinas do Fazendinha durante a 55ª Expoagro. Ela e o marido são donos de uma pequena propriedade em Campo Grande, onde trabalham com produção de mandioca, limão, pimenta e banana. “É a segunda vez que eu venho e vale muito a pena. Aqui recebemos orientações importantes para cuidar da produção, além de conhecer tecnologias para melhorar a produtividade”, afirmou.

No total, serão três dias dedicados às oficinas de capacitação do projeto Fazendinha. No período da manhã, os produtores participam das oficinas de treinamento nas três áreas oferecidas pelo programa; após o almoço, o produtor pode tirar dúvidas e também fazer um giro tecnológico na feira para conhecer as tecnologias aplicadas no setor.

Projeto Fazendinha

O Projeto Fazendinha foi criado há 18 anos com o objetivo de ocupar o espaço do Sindicato Rural para a oferta de cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas do setor agrícola. Hoje, quase duas décadas depois, o trabalho já é uma vitrine nacional, servindo de exemplo para outros municípios. O Projeto Fazendinha é uma parceria entre Sindicato Rural, Famasul e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

"Nós buscamos sempre trazer temas relevantes para o produtor, desde o manejo, sistema de plantio e tudo o que é novidade dentro do setor agrícola. O objetivo é justamente levar esta capacitação, sempre em busca de uma produtividade mais eficiente e com melhores resultados", garante o coordenador técnico do Sindicato Rural, Carlos Flores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Cuidadora é presa após assalto que terminou em morte de médico de 93 anos
TST
Petroleiros fecham acordo com a Petrobras e encerram greve de 20 dias
JARDIM
Armado, homem ameaçava enteada de 8 anos para estuprá-la
UEMS
Mestrado Profissional em Ensino em Saúde abre inscrições em Dourados
ECONOMIA
Associações pedem que Reinaldo revogue aumento do ICMS da gasolina
CAMPO GRANDE
Mulher é presa após xingar idoso e bater na vizinha com mangueira
BATAYPORÃ
Chuva de 90 milímetros coloca cidade de MS em situação de emergência
FOLGA
Bolsonaro passa o carnaval em unidade do Exército no Guarujá
CAPITAL
Major da PM que matou ex-namorado foi agredida e ficou em cárcere
ECONOMIA
Projeto Maracujá Agroecológico começa a dar resultado a produtores

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher ameaça se jogar de torre no Jardim Guaicurus
DOURADOS
Fechamento e promoções levam multidão a fazer fila em hipermercado
DOURADOS
Após negociação, mulher é resgatada de torre no Guaicurus
DOURADOS
Bombeiro usou técnica de rapel para resgatar mulher em torre