Menu
Busca quarta, 21 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
UEMS

Projeto elabora cartilha informativa sobre formalização empresarial

13 julho 2018 - 19h20Por Da Redação

O Projeto de Extensão “A Responsabilidade jurídica e a formalização empresarial”, desenvolvido pela acadêmica do curso Direito, Julia Xixa de Santana Moreira, da unidade de Dourados, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), possibilitou a elaboração de uma cartilha informativa e dinâmica para auxiliar e sensibilizar os empresários informais para a  importância da formalização da atividade econômica quanto a seus direitos, deveres e benefícios.

Sob orientação da professora Eliana Lamberti e vinculado à Empresa Junior Jurídica Thêmis, a bolsista fez uma pesquisa sobre o processo da formalização de uma empresa (principais dúvidas encontradas, principais desincentivos que levam uma empresa a se manter na informalidade) e estudou a lei complementar Nº 123/2006 que propõe vantagens e benefícios para a formalização empresarial.

A finalização do projeto correspondeu a entrega de exemplares desta cartilha junto  à Gerencia e setor jurídico da Caixa Econômica Federal (CEF), da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED). Este material esta disponível junto a Empresa Júnior Jurídica Thêmis, Incubadora Fênix e no Núcleo de Prática jurídica da UEMS, bem como na plataforma digital (nas páginas e no site da Empresa Júnior Thêmis).

O público alvo desta extensão correspondeu aos cidadãos que exercem atividades produtivas em pequena escala (como vendedores de bolos, doces, artesanatos e lembrancinhas na sua maioria em sua própria casa) que ainda não foram sensibilizados para a importância da formalização jurídica do seu empreendimento.

“Para além de corresponder a efetiva interação entre o Ensino, Pesquisa e Extensão uma vez que promove a aproximação entre o conhecimento teórico fomentado na Universidade e a comunidade externa, o projeto promoveu o enriquecimento na formação da discente, inserção na realidade empresarial e promoção do desenvolvimento local”, destacou a professora Eliana Lamberti.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUTSAL
Times do Instituto Aefa vencem mais uma vez a Copa Unigran
BRASIL
STF adia decisão definitiva sobre decreto de indulto natalino
BRASIL
Promotores: membros indispensáveis das equipes de trade marketing
MS
Traficante foge e abandona Duster com mais de 1,2 t de droga
PARANAÍBA
Ladrão cai no sono ao ficar entalado na janela e acaba preso
RURAL
Área plantada de soja aumenta 140 mil hectares e bate recorde no Estado
BR-060
Caminhonete com quase 1t de maconha é apreendida
LEGISLATIVO
Mantido veto de projeto que prevê leitos separados para mães de natimortos
POLÍCIA
Homem é preso com rifle e munições em estrada vicinal
BRASIL
Bebianno é confirmado como ministro da Secretaria-Geral da Presidência

Mais Lidas

TERRA ROXA
Homem é encontrado morto com lesão na cabeça em Dourados
BORORÓ
Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Dourados
DOURADOS
Homem que energizou cerca onde menor morreu é preso em flagrante por homicídio
FAZENDA
Sobrinho de prefeito de MS é sequestrado e executado no Paraguai