Menu
Busca segunda, 16 de julho de 2018
(67) 9860-3221
UEMS

Projeto elabora cartilha informativa sobre formalização empresarial

13 julho 2018 - 19h20Por Da Redação

O Projeto de Extensão “A Responsabilidade jurídica e a formalização empresarial”, desenvolvido pela acadêmica do curso Direito, Julia Xixa de Santana Moreira, da unidade de Dourados, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), possibilitou a elaboração de uma cartilha informativa e dinâmica para auxiliar e sensibilizar os empresários informais para a  importância da formalização da atividade econômica quanto a seus direitos, deveres e benefícios.

Sob orientação da professora Eliana Lamberti e vinculado à Empresa Junior Jurídica Thêmis, a bolsista fez uma pesquisa sobre o processo da formalização de uma empresa (principais dúvidas encontradas, principais desincentivos que levam uma empresa a se manter na informalidade) e estudou a lei complementar Nº 123/2006 que propõe vantagens e benefícios para a formalização empresarial.

A finalização do projeto correspondeu a entrega de exemplares desta cartilha junto  à Gerencia e setor jurídico da Caixa Econômica Federal (CEF), da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED). Este material esta disponível junto a Empresa Júnior Jurídica Thêmis, Incubadora Fênix e no Núcleo de Prática jurídica da UEMS, bem como na plataforma digital (nas páginas e no site da Empresa Júnior Thêmis).

O público alvo desta extensão correspondeu aos cidadãos que exercem atividades produtivas em pequena escala (como vendedores de bolos, doces, artesanatos e lembrancinhas na sua maioria em sua própria casa) que ainda não foram sensibilizados para a importância da formalização jurídica do seu empreendimento.

“Para além de corresponder a efetiva interação entre o Ensino, Pesquisa e Extensão uma vez que promove a aproximação entre o conhecimento teórico fomentado na Universidade e a comunidade externa, o projeto promoveu o enriquecimento na formação da discente, inserção na realidade empresarial e promoção do desenvolvimento local”, destacou a professora Eliana Lamberti.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Neuróbicas para fazer com seu filho nas férias
TREINOS
Subir escada é bom para emagrecer? Descubra!
REGIÃO NORTE
Roteiros para conhecer o Amazonas
COTAÇÕES
Dólar fecha em queda nesta segunda-feira
MULHERES
Marina Ruy Barbosa e Abrahão acertam com camiseta e jeans; confira e inspire-se!
ESPAÇO VEST
Senai leva design gráfico e orientação sobre mídias sociais a evento
FAMOSOS
Grazi Massafera posa com a filha ao lado de elefante
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Frango com inhame é a dica desta segunda-feira do Comer Bem
ARQUITETURA
Constra entre madeira e concreto aparente criam personalidade a apê de 220m²
ECONOMIA
Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Mais Lidas

ACIDENTE
Douradense morre horas depois de cair do cavalo em fazenda
RESIDENCIAL BONANZA
Homem atropela casal em Dourados após ser contrariado
DOURADOS
Homem é assassinado na porta da própria casa
DOURADOS
Homem é atropelado após “roletar” avenida com bicicleta motorizada