Menu
Busca Sexta, 20 de Outubro de 2017
(67) 9860-3221
Corpal Novo site
SEXUALIDADE

Primeiro 'transhomem' do Brasil fala sobre diversidade em Dourados

21 Junho 2014 - 14h37

A Uems (Estadual de Mato Grosso do Sul) realizou neste sábado (21) a palestra com João Walter Nery, primeira transhomem a ser operado no Brasil. Com o tema, “Diálogos sobre a transexualidade, sexualidade e escola", o projeto faz parte do Programa Mais Educação e finaliza o ciclo de debate do I Seminário de 2014, realizado no município.

Após o discurso realizado na Cidade Universitária pela manhã, João conversou com o Dourados News e disse que se considera uma 'cobaia humana'.

Segundo ele, o fato de ser o primeiro tanshomem a realizar a cirurgia de troca de sexo no país, não garante que ele não tenha problemas de ordem fisiológicos, “mas estou vivo, é o que realmente importa, não saberia viver uma vida de mentira,” disse em contato com a reportagem.

"A questão da transexualidade tem que ser tratada pelos pais e educadores de forma natural, reunindo as crianças, criando jogos que enalteça as diferenças entre as pessoas e elas mesmas, fazendo com que fale de si, o que querem como são e do que gostam de brincar. Que elas saibam e aceitem que todos somos diferente um do outro e, no entanto podemos ser feliz com tudo isso," afirmou João.

Ele abordou também a amplitude da discussão em relação ao ser homem ou mulher. Para ele, os fatores são muito mais amplos que o imaginado dentro da sociedade em que vivemos e destacou o crescimento das políticas desenvolvidas nas universidades para se combater o preconceito existente.

“Não somos só homem e mulher. A sexualidade humana é muito mais ampla do que essa noção, que varia em função da cultura e da época. A luta dos movimentos contra a homofobia tem crescido nos últimos anos e o que pude perceber que em Mato Grosso Do Sul e em Dourados e que as universidades, escolas e comissões para garantia de direitos tem se mobilizados para dar respaldo e visibilidade na questão dos transgêneros", destacou.


Em seguida ele completa. "O movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) tem feito muita coisa mudar em 30 anos".

No momento a luta é pela aprovação da Lei João Walter Nery, ou Lei de Identidade de Gênero, e de autoria dos deputados Jean Willys e Érika Kokay que tramita pelo Congresso Nacional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
UEMS oferece atendimento psicossocial para servidores de 15 unidades
EDUCAÇÃO
Cartão de confirmação da inscrição do Enem já está disponível
DOURADOS
Ladrão invade metalúrgica e leva computadores
CHUVOSO
Sol tira folga e final de semana deve ser com chuva em Dourados
PARQUE DO IVINHEMA
Incêndio que consumiu 28 mil hectares de parque é controlado
EDUCAÇÃO
Termina hoje prazo de inscrição do Enem para privados de liberdade
TELEVISÃO
Internautas se surpreendem com Vinicius D'black no 'The Voice Brasil'
FRONTEIRA EM GUERRA
Brasileiros são executados em Pedro Juan Caballero
DOURADOS
Atendimento de ônibus deve zerar fila de exames de mamografia
ESPORTES
27ª edição da Corrida e da Caminhada da Saúde será no domingo

Mais Lidas

VENTO E TERRA
Ventos e ‘tempestade de terra’ deixa douradenses em estado de atenção
VENTANIA
Internautas captam várias imagens da ‘tempestade de terra’ em Dourados; confira
VENTOS DE 46KM/H
Vídeo mostra árvore “esmagando” veículo em Dourados
ESTRELA PORÃ
Pai é suspeito de ter estuprado a filha em Dourados