Menu
Busca sexta, 15 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
CAPACITAÇÃO

Prefeitura oferece oficina para formação de instrutores de fanfarra

24 junho 2019 - 19h35Por Da redação

A Prefeitura de Dourados, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura, vai oferecer, no período de 01 a 05 de julho, no Complexo Esportivo Jorjão, uma oficina de férias para formação de instrutores de fanfarra escolar.

O objetivo da proposta é capacitar professores de Educação Física e arte-educador da Rede Municipal de Ensino, no ensino, montagem e execução de uma fanfarra escolar, visando a atender às escolas que têm o projeto de fanfarra paralisado e não dispõem de um instrutor com formação para continuidade do projeto.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Física da Semed, professora Mariza Araújo, o projeto de fanfarra escolar tem uma importância pedagógica muito grande, pois, trabalha a música associada ao movimento do deslocamento, o qual se denomina marcha. “A criança desenvolve a coordenação motora do deslocamento associada ao ritmo da cadência formando uma coesão de ideias tornando o aprendizado mais sólido”.

Aproveitando melhor os movimentos do corpo musical, diz ela, podem-se explorar as evoluções que formam figuras, cruzamento das filas, contramarcha, etc., dando um efeito visual atraente gerando uma expectativa do público de qual será o próximo acontecimento.

“A evolução é importante também por maximizar a concentração da criança, pois ela aprende que o seu papel é fundamental para o sucesso da formação”, acrescenta.

Segundo ainda a coordenação do Núcleo de Educação Física da Secretaria de Educação, a oficina será realizada no período de férias para que, com o retorno das aulas no segundo semestre, as escolas já possam retomar o projeto com seus professores.

A oficina será ministrada pelo professor e instrutor de fanfarra Robson Chokito e tem como parceiro na formação a Secretaria de Cultura.

O secretário Jorge Augusto Lopes, o Peu, destaca a importância de estar junto com a Educação nesse processo, contribuindo para a aprendizagem musical de crianças e jovens, e afirma que outros projetos com a Secretaria de Educação já estão sendo planejados e estruturados para o semestre que vem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FERIADO
Proclamação da República completa 130 anos
FLAGRANTE
Funileiro é preso e multado por pescar na Piracema
MARACAJU
Homem tenta fugir da polícia, capota carro com quase 1t de maconha e morre
FUTEBOL
Campeão da Série B pode ser definido nesta sexta
CAARAPÓ
Mulher é presa transportando malas recheadas com maconha
DOURADOS
Homem preso com haxixe no estômago também engoliu dinheiro e maconha
DOURADOS
Shopping aberto e comércio com horário livre; veja o abre e fecha de hoje
DOURADOS
Vítima persegue suspeitos e homem é preso acusado de furto
FURTOS
Bandidos fazem arrastão e levam quatro motos em Dourados
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Veículos pesados têm restrição de tráfego hoje

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista cai em golpe, tenta fugir e é amarrado por criminosos às margens de rodovia
REPRODUÇÃO SIMULADA
Às vésperas de júri popular, assassinato terá reconstituição em Dourados
CAMPO GRANDE
Socorro tenta reanimação por mais de 1h, mas homem morre vítima de descarga elétrica
Proclamação da República
Confira o que abre e fecha em Dourados no feriado