Menu
Busca segunda, 22 de julho de 2019
(67) 9860-3221
CAPACITAÇÃO

Prefeitura oferece oficina para formação de instrutores de fanfarra

24 junho 2019 - 19h35Por Da redação

A Prefeitura de Dourados, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura, vai oferecer, no período de 01 a 05 de julho, no Complexo Esportivo Jorjão, uma oficina de férias para formação de instrutores de fanfarra escolar.

O objetivo da proposta é capacitar professores de Educação Física e arte-educador da Rede Municipal de Ensino, no ensino, montagem e execução de uma fanfarra escolar, visando a atender às escolas que têm o projeto de fanfarra paralisado e não dispõem de um instrutor com formação para continuidade do projeto.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Física da Semed, professora Mariza Araújo, o projeto de fanfarra escolar tem uma importância pedagógica muito grande, pois, trabalha a música associada ao movimento do deslocamento, o qual se denomina marcha. “A criança desenvolve a coordenação motora do deslocamento associada ao ritmo da cadência formando uma coesão de ideias tornando o aprendizado mais sólido”.

Aproveitando melhor os movimentos do corpo musical, diz ela, podem-se explorar as evoluções que formam figuras, cruzamento das filas, contramarcha, etc., dando um efeito visual atraente gerando uma expectativa do público de qual será o próximo acontecimento.

“A evolução é importante também por maximizar a concentração da criança, pois ela aprende que o seu papel é fundamental para o sucesso da formação”, acrescenta.

Segundo ainda a coordenação do Núcleo de Educação Física da Secretaria de Educação, a oficina será realizada no período de férias para que, com o retorno das aulas no segundo semestre, as escolas já possam retomar o projeto com seus professores.

A oficina será ministrada pelo professor e instrutor de fanfarra Robson Chokito e tem como parceiro na formação a Secretaria de Cultura.

O secretário Jorge Augusto Lopes, o Peu, destaca a importância de estar junto com a Educação nesse processo, contribuindo para a aprendizagem musical de crianças e jovens, e afirma que outros projetos com a Secretaria de Educação já estão sendo planejados e estruturados para o semestre que vem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AEROPORTO
Governador da Bahia diz que não irá a evento com Bolsonaro
CORUMBÁ
Homem armado é preso por importunar meninas e agredir mulher
ECONOMIA
Governo estuda liberar neste ano até R$ 500 por conta do FGTS
DESCAMINHO
Polícia apreende mais de 3.400 unidades de bebidas sem documentação
COPA DO BRASIL
Athletico e Internacional fazem último jogo em casa
DOURADOS
Homem sofre tentativa de homicídio ao ser baleado nas costas
POLÍTICA
Governador Azambuja recebe embaixador do Reino da Tailândia no Brasil
ACIDENTE
Após sofrer acidente no Paraguai, jovem morre em hospital na Capital
MEDALHA DE OURO
Judoca de MS conquista ouro no Pan-Americano e garante vaga no Mundial
BRASIL
ANTT suspende resolução com novas regras para cálculo de frete mínimo

Mais Lidas

DOURADOS
Homem morre após bater moto em carro parado na Marcelino Pires
AMAMBAI
Morto a tiros em frente a conveniência era 'braço direito' de Jarvis Pavão
RIBAS DO RIO PARDO
Avô e neta morrem após caminhonete bater de frente em carreta
CAPITAL
Acidente entre dois carros e carreta mata motorista na BR-163