Menu
Busca quarta, 24 de julho de 2019
(67) 9860-3221
EDUCAÇÃO

Prefeita Délia Razuk implanta núcleo psicopedagógico na Reme

09 outubro 2017 - 13h05Por Da Redação

Um dos compromissos de campanha da prefeita Délia Razuk é a implantação do Núcleo de Psicopedagogia dentro da Reme (Rede Municipal de Ensino). Ela lembra que a ideia surgiu ainda quando legislava na Câmara Municipal. “Foi nossa primeira indicação enquanto vereadora, em 2009. Ouvindo os profissionais da educação percebemos que, muitas vezes, problemas familiares implicam diretamente no rendimento escolar do aluno”, relembrou a chefe do executivo, que acredita na integração das secretarias a favor da população.

Psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais compõem o Núcleo de Psicopedagogia da Rede Municipal de Ensino de Dourados com o objetivo de acompanhar a vida escolar do aluno em sua totalidade. Segundo a coordenadora Rosélia Barros, desde maio, quando foi implantado o núcleo, até o momento, nove escolas já receberam a equipe. Os atendimentos ocorrem mediante solicitação feita pelos diretores, quando percebem alguma anormalidade comportamental de algum aluno.

“Quando nos atendimentos percebemos a necessidade de um psicólogo ou psicopedagogo o caso é encaminhado à Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), onde contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde para intervenção pertinente. Já observamos que em muitos casos há um contexto familiar e social que necessita de uma intervenção mais específica. Então, estas situações são direcionadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com os Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e Conselho Tutelar para acompanhamento destas famílias”, explicou a responsável pelo projeto.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aponta que a média de Dourados para o ensino fundamental é de 5,0 pontos; já a média nacional é de 5,3 para os anos iniciais e 3,8 nas séries finais do ensino fundamental. Com o núcleo dentro das escolas a meta da Secretaria Municipal de Educação é elevar essa nota para o próximo Censo. 

O Ideb foi criado em 2007 pelo Inep. Segundo o MEC, o índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Ainda conforme o ministério, o Ideb é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) obtido através do Censo Escolar realizado anualmente e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.  As avaliações são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Prima gata de Luísa Sonza chama atenção com fio-dental em praia
CAMPO GRANDE
Viúva de homem que morreu após explosão diz estar grávida e marido não sabia
CULTURA
20º Festival de Inverno de Bonito começa na proxima quinta-feira
PARANÁ
Ônibus escolar que saiu de MS é apreendido com uma tonelada de maconha
COSTA RICA
Família busca ajuda em quartel e bombeiro salva vida de criança sufocada
EDUCAÇÃO
UEMS abre inscrições para curso de Libras na unidade de Dourados
ECONOMIA
Guedes confirma liberação de R$ 42 bi de FGTS e PIS até o fim de 2020
IVINHEMA
Motociclista morre após ser atropelado por caminhão tipo baú
REVISÃO
Brasil revoga refúgio concedido a três paraguaios acusados de sequestro
EMPREGO
Itaú Unibanco e Itaú BBA abrem inscrições para programa de trainee

Mais Lidas

DOURADOS
Autor de sequestro e homicídio é encontrado morto na PED
POLÍCIA
Baleado no Flor de Liz afirma ter sido vítima de desacordo comercial
POLÍCIA
Mulher é presa por tráfico na Vila Cachoeirinha
ITAPORÃ
Carro com quase 1t de maconha colide contra cerca durante tentativa de fuga