Menu
Busca sábado, 24 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018
EDUCAÇÃO

Prefeita Délia Razuk implanta núcleo psicopedagógico na Reme

09 outubro 2017 - 13h05Por Da Redação

Um dos compromissos de campanha da prefeita Délia Razuk é a implantação do Núcleo de Psicopedagogia dentro da Reme (Rede Municipal de Ensino). Ela lembra que a ideia surgiu ainda quando legislava na Câmara Municipal. “Foi nossa primeira indicação enquanto vereadora, em 2009. Ouvindo os profissionais da educação percebemos que, muitas vezes, problemas familiares implicam diretamente no rendimento escolar do aluno”, relembrou a chefe do executivo, que acredita na integração das secretarias a favor da população.

Psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais compõem o Núcleo de Psicopedagogia da Rede Municipal de Ensino de Dourados com o objetivo de acompanhar a vida escolar do aluno em sua totalidade. Segundo a coordenadora Rosélia Barros, desde maio, quando foi implantado o núcleo, até o momento, nove escolas já receberam a equipe. Os atendimentos ocorrem mediante solicitação feita pelos diretores, quando percebem alguma anormalidade comportamental de algum aluno.

“Quando nos atendimentos percebemos a necessidade de um psicólogo ou psicopedagogo o caso é encaminhado à Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), onde contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde para intervenção pertinente. Já observamos que em muitos casos há um contexto familiar e social que necessita de uma intervenção mais específica. Então, estas situações são direcionadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com os Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e Conselho Tutelar para acompanhamento destas famílias”, explicou a responsável pelo projeto.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aponta que a média de Dourados para o ensino fundamental é de 5,0 pontos; já a média nacional é de 5,3 para os anos iniciais e 3,8 nas séries finais do ensino fundamental. Com o núcleo dentro das escolas a meta da Secretaria Municipal de Educação é elevar essa nota para o próximo Censo. 

O Ideb foi criado em 2007 pelo Inep. Segundo o MEC, o índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Ainda conforme o ministério, o Ideb é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) obtido através do Censo Escolar realizado anualmente e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.  As avaliações são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADINA
PM encontra pequeno arsenal ao atender ocorrência em sítio
BRASIL
Pessoa com deficiência pode pedir pela internet gratuidade em viagens
CAMPEONATO CARIOCA
Flamengo e Fluminense se enfrentam em Cuiabá
DOURADOS
Marido ‘arranca’ com carro e esposa fica pendurada e arrastada pela rua
TENSÃO
Secretário discute melhorias para segurança pública com Governo Federal
CAARAPÓ
Homem é assassinado a facadas pelo cunhado
DOURADOS
Homem é preso ao tentar fugir com mais de 600kg de maconha em BMW
O OUTRO LADO DO PARAÍSO
Lívia é chantageada por Sophia e termina com Mariano
ECONOMIA
Contribuintes que aderiram ao Fadefe devem recolher a contribuição até o fim de fevereiro
NOVO HORIZONTE
Foragido da Justiça é preso ao receber policiais a bala em Dourados

Mais Lidas

ERRO
Diário Oficial traz convocação de três “fulanos”
ABUSO
Adolescente denuncia o próprio pai por estupro em Dourados
DOURADOS
Polícia desarticula grupo que planejava furto a agência dos Correios
MS-276
Idoso morre atropelado ao tentar atravessar rodovia