Menu
Busca Quinta, 14 de Dezembro de 2017
(67) 9860-3221
EDUCAÇÃO

Prefeita Délia Razuk implanta núcleo psicopedagógico na Reme

09 Outubro 2017 - 13h05Por Da Redação

Um dos compromissos de campanha da prefeita Délia Razuk é a implantação do Núcleo de Psicopedagogia dentro da Reme (Rede Municipal de Ensino). Ela lembra que a ideia surgiu ainda quando legislava na Câmara Municipal. “Foi nossa primeira indicação enquanto vereadora, em 2009. Ouvindo os profissionais da educação percebemos que, muitas vezes, problemas familiares implicam diretamente no rendimento escolar do aluno”, relembrou a chefe do executivo, que acredita na integração das secretarias a favor da população.

Psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais compõem o Núcleo de Psicopedagogia da Rede Municipal de Ensino de Dourados com o objetivo de acompanhar a vida escolar do aluno em sua totalidade. Segundo a coordenadora Rosélia Barros, desde maio, quando foi implantado o núcleo, até o momento, nove escolas já receberam a equipe. Os atendimentos ocorrem mediante solicitação feita pelos diretores, quando percebem alguma anormalidade comportamental de algum aluno.

“Quando nos atendimentos percebemos a necessidade de um psicólogo ou psicopedagogo o caso é encaminhado à Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), onde contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde para intervenção pertinente. Já observamos que em muitos casos há um contexto familiar e social que necessita de uma intervenção mais específica. Então, estas situações são direcionadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com os Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e Conselho Tutelar para acompanhamento destas famílias”, explicou a responsável pelo projeto.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aponta que a média de Dourados para o ensino fundamental é de 5,0 pontos; já a média nacional é de 5,3 para os anos iniciais e 3,8 nas séries finais do ensino fundamental. Com o núcleo dentro das escolas a meta da Secretaria Municipal de Educação é elevar essa nota para o próximo Censo. 

O Ideb foi criado em 2007 pelo Inep. Segundo o MEC, o índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Ainda conforme o ministério, o Ideb é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) obtido através do Censo Escolar realizado anualmente e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.  As avaliações são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Dez são detidos em 2ª fase da Operação Thanos
SAÚDE
Doenças ligadas à gripe matam até 650 mil por ano no mundo, diz OMS
CAMPO GRANDE
Motociclista fica ferido após atropelar e matar duas capivaras em avenida
MUDANÇA
Confraternização de Fim de Ano da UEMS de Dourados tem novo local definido
BRASIL
Laboratórios provocam desabastecimento de remédios para vender mais caro, aponta ministro
NOVA DATA
Temer não terá alta nesta quinta-feira, e posse de Marun é adiada
AQUIDAUANA
Corpo de ex-presidente da OAB é encontrado carbonizado na BR-419
É LEI
Exame de trombofilia para mulheres deve ser oferecido pelo SUS em MS
TRÁFICO
Motorista foge deixando mais de 1,2t de maconha em veículo
BENEFÍCIO
Pagamento do abono Pis/Pasep para nascidos em dezembro começa hoje

Mais Lidas

BARBÁRIE
Acusado de esquartejar mãe é levado para audiência
DOURADOS
Homem encontrado morto estava acorrentado e jogado no rio Dourados
DOURADOS
Juiz manda acusado de esquartejar a mãe para hospital da Capital
DOURADOS
Após denúncia, polícia encontra revólver e pistola com homem