Menu
Busca domingo, 08 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221
EDUCAÇÃO

Prefeita Délia Razuk implanta núcleo psicopedagógico na Reme

09 outubro 2017 - 13h05Por Da Redação

Um dos compromissos de campanha da prefeita Délia Razuk é a implantação do Núcleo de Psicopedagogia dentro da Reme (Rede Municipal de Ensino). Ela lembra que a ideia surgiu ainda quando legislava na Câmara Municipal. “Foi nossa primeira indicação enquanto vereadora, em 2009. Ouvindo os profissionais da educação percebemos que, muitas vezes, problemas familiares implicam diretamente no rendimento escolar do aluno”, relembrou a chefe do executivo, que acredita na integração das secretarias a favor da população.

Psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais compõem o Núcleo de Psicopedagogia da Rede Municipal de Ensino de Dourados com o objetivo de acompanhar a vida escolar do aluno em sua totalidade. Segundo a coordenadora Rosélia Barros, desde maio, quando foi implantado o núcleo, até o momento, nove escolas já receberam a equipe. Os atendimentos ocorrem mediante solicitação feita pelos diretores, quando percebem alguma anormalidade comportamental de algum aluno.

“Quando nos atendimentos percebemos a necessidade de um psicólogo ou psicopedagogo o caso é encaminhado à Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), onde contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde para intervenção pertinente. Já observamos que em muitos casos há um contexto familiar e social que necessita de uma intervenção mais específica. Então, estas situações são direcionadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com os Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e Conselho Tutelar para acompanhamento destas famílias”, explicou a responsável pelo projeto.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aponta que a média de Dourados para o ensino fundamental é de 5,0 pontos; já a média nacional é de 5,3 para os anos iniciais e 3,8 nas séries finais do ensino fundamental. Com o núcleo dentro das escolas a meta da Secretaria Municipal de Educação é elevar essa nota para o próximo Censo. 

O Ideb foi criado em 2007 pelo Inep. Segundo o MEC, o índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Ainda conforme o ministério, o Ideb é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) obtido através do Censo Escolar realizado anualmente e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.  As avaliações são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUTEBOL
Última rodada do Brasileirão 2019 será disputada neste domingo
ECONOMIA
Com a certeza de dinheiro na conta, servidor estadual faz planos com 13°
INTERNACIONAL
Pelo menos 43 pessoas morrem em incêndio em fábrica da Índia
AGEPAN
Portaria homologa tarifas de pedágio de ponte sobre o Rio Paraguai
DOURADOS
Inteligência da PM prende dois por tráfico no bairro Estrela Tovi
RURAL
Carnes de porco e de frango acompanham alta nos preços do boi gordo
RIBAS DO RIO PARDO
Casal e dois filhos somem durante viagem e família pede ajuda
FURTO
Polícia recupera objetos e fecha ponto de receptação em Dourados
CAPITAL
Jovem morre em suposto acidente de trânsito, mas polícia não acha provas
UFMS
Universidade abre 30 vagas em concurso com salários de até R$ 10 mil

Mais Lidas

MEIO AMBIENTE
Governo vai remunerar quem atua na conservação ambiental
CONCURSO
11 órgãos abrem inscrições para 1,4 mil vagas nesta segunda-feira
SUMIÇO
Família procura por homem que desapareceu na região de Taquarussu
MÚSICA
Festival em meio a 'reserva natural' acontece hoje em Dourados