Menu
Busca sábado, 17 de novembro de 2018
(67) 9860-3221

PF comanda simulação de sequestro e bomba no aeroporto de Dourados

27 novembro 2012 - 20h30

Atendendo a mais uma exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Aeroporto Francisco de Matos Pereira recebeu na manhã desta terça-feira (27) os exercícios de simulação de situações de crimes, coordenados pela Polícia Federal e com participação das policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e agentes aeroportuários.



Juliano Domingos, diretor do aeroporto, disse que o procedimento é de rotina em todos os terminais aeroviários do país. Segundo ele, a Anac exige treinamentos anuais prevendo diversas situações e, sempre buscando o aprimoramento. No caso de Dourados é a primeira vez que acontece um exercício dessa natureza.



Para o delegado da Polícia Federal, Vanderlei Barreira, responsável pela atividade, cada situação é simulada de forma a se aproximar ao máximo da realidade. “A gente procurar fazer com que o ator que representa um determinado personagem se envolva na história para que haja maior realismo”, comentou o policial.



Ele explicou ainda que uma situação é fundamental nos treinamentos porque faz parte do procedimento padrão: a segurança no caso de um crime em andamento. Toda a área é isolada e todos os voos e decolagens são suspensos até que a situação seja definitivamente solucionada.



SEQUESTRO E BOMBA



No primeiro treinamento, denominado Esaia (Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronaves), foi criada uma situação onde uma pessoa invadiu a pista de pouso com uma arma em punho, chegou a uma aeronave em procedimento de decolagem, fazendo reféns o piloto e uma passageira.



A direção do aeroporto teve que tomar as medidas necessárias, como providenciar a segurança da área, acionar a polícia, bombeiros, ambulâncias e repassar as negociações para pessoas especializadas, que na simulação foi um delegado da Policia Federal.



Durante o processo foram empregadas técnicas de negociação com o “sequestrador”, para que os reféns fossem libertados um a um, até ele desistir de praticar o roubo da aeronave e se render. Os atores foram policiais, funcionários do aeroporto e o piloto do avião que seria supostamente roubado.



O segundo treinamento foi o Esab (Exercício Simulado de Ameaça de Bomba). De início, funcionários localizam um estranho artefato no interior do aeroporto, seguido da retirada de pessoas e veículos das proximidades e o acionamento de todo o aparato de segurança e especialistas.



Esse exercício foi ministrado por peritos do GBE (Grupo de Bombas e Explosivos) do Setec (Setor Técnico e Científico), da Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande. Foram designados três especialistas munidos de equipamentos de última geração, que retiraram a suposta bomba e a destruíram com segurança.



De acordo com a administração do aeroporto, os exercícios foram considerados excelentes e com grande aproveitamento. Juliano Domingos disse que todos os detalhes foram observados e serão devidamente analisados para futuros aprimoramentos. “Tivemos algumas falhas, mas são previsíveis para uma primeira simulação”, afirmou.



INVESTIMENTOS



Com investimentos de pelo menos R$ 5 milhões, o aeroporto de Dourados está entre os melhores do país na categoria de médio porte. Com participação da União, Estado e município, o terminal recebeu sala de embarque, aparelho de raio-X de bagagem, sistema moderno de rádio, estação meteorológica, estacionamento e melhorias na pista.



O prefeito Murilo assumiu a coordenação de todo esse processo, para colocar Dourados em condições de igualdade com outras cidades-polo do país. Após o aeroporto ser aprovado em inspeções da Anac, a cidade dispõe de voos regulares através de duas empresas aéreas e comporta aeronaves de grande porte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Tatiele Poliana exibe tanquinho trincado em clique de biquíni
MARACAJU
Jovem é presa na MS-164 tentando levar droga para o Mato Grosso
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
CORUMBÁ
Casamento comunitário terá casais homoafetivos pela primeira vez
CRESCIMENTO
Colheita de cana-de-açúcar soma 2,2 milhões de toneladas em outubro
RURAL
Pequenos produtores de Itaporã aderem à agricultura de precisão
LEICEMIA
Criança de 1 ano precisa de doação de sangue e plaquetas
ODEBRECHT
PGR pede prorrogação de inquérito contra Aécio Neves no Supremo
UFGD
Estudantes estrangeiros podem concorrer a bolsas pelo projeto Milton Santos
ECONOMIA
Estudantes poderão renovar contratos do Fies até o dia 23

Mais Lidas

DOURADOS
Carro fica submerso em túnel alagado e homem precisa quebrar o vidro para sair
DOURADOS
Chuva forte deixa ruas e até rodoviária alagada
DOURADOS
Guarda encontra pé de maconha cultivado por usuários em mata
TRÁFICO
Mulher é presa em Dourados com maconha e haxixe escondidos em painel de carro blindado