Menu
Busca quarta, 19 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221

PF comanda simulação de sequestro e bomba no aeroporto de Dourados

27 novembro 2012 - 20h30

Atendendo a mais uma exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Aeroporto Francisco de Matos Pereira recebeu na manhã desta terça-feira (27) os exercícios de simulação de situações de crimes, coordenados pela Polícia Federal e com participação das policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e agentes aeroportuários.



Juliano Domingos, diretor do aeroporto, disse que o procedimento é de rotina em todos os terminais aeroviários do país. Segundo ele, a Anac exige treinamentos anuais prevendo diversas situações e, sempre buscando o aprimoramento. No caso de Dourados é a primeira vez que acontece um exercício dessa natureza.



Para o delegado da Polícia Federal, Vanderlei Barreira, responsável pela atividade, cada situação é simulada de forma a se aproximar ao máximo da realidade. “A gente procurar fazer com que o ator que representa um determinado personagem se envolva na história para que haja maior realismo”, comentou o policial.



Ele explicou ainda que uma situação é fundamental nos treinamentos porque faz parte do procedimento padrão: a segurança no caso de um crime em andamento. Toda a área é isolada e todos os voos e decolagens são suspensos até que a situação seja definitivamente solucionada.



SEQUESTRO E BOMBA



No primeiro treinamento, denominado Esaia (Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronaves), foi criada uma situação onde uma pessoa invadiu a pista de pouso com uma arma em punho, chegou a uma aeronave em procedimento de decolagem, fazendo reféns o piloto e uma passageira.



A direção do aeroporto teve que tomar as medidas necessárias, como providenciar a segurança da área, acionar a polícia, bombeiros, ambulâncias e repassar as negociações para pessoas especializadas, que na simulação foi um delegado da Policia Federal.



Durante o processo foram empregadas técnicas de negociação com o “sequestrador”, para que os reféns fossem libertados um a um, até ele desistir de praticar o roubo da aeronave e se render. Os atores foram policiais, funcionários do aeroporto e o piloto do avião que seria supostamente roubado.



O segundo treinamento foi o Esab (Exercício Simulado de Ameaça de Bomba). De início, funcionários localizam um estranho artefato no interior do aeroporto, seguido da retirada de pessoas e veículos das proximidades e o acionamento de todo o aparato de segurança e especialistas.



Esse exercício foi ministrado por peritos do GBE (Grupo de Bombas e Explosivos) do Setec (Setor Técnico e Científico), da Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande. Foram designados três especialistas munidos de equipamentos de última geração, que retiraram a suposta bomba e a destruíram com segurança.



De acordo com a administração do aeroporto, os exercícios foram considerados excelentes e com grande aproveitamento. Juliano Domingos disse que todos os detalhes foram observados e serão devidamente analisados para futuros aprimoramentos. “Tivemos algumas falhas, mas são previsíveis para uma primeira simulação”, afirmou.



INVESTIMENTOS



Com investimentos de pelo menos R$ 5 milhões, o aeroporto de Dourados está entre os melhores do país na categoria de médio porte. Com participação da União, Estado e município, o terminal recebeu sala de embarque, aparelho de raio-X de bagagem, sistema moderno de rádio, estação meteorológica, estacionamento e melhorias na pista.



O prefeito Murilo assumiu a coordenação de todo esse processo, para colocar Dourados em condições de igualdade com outras cidades-polo do país. Após o aeroporto ser aprovado em inspeções da Anac, a cidade dispõe de voos regulares através de duas empresas aéreas e comporta aeronaves de grande porte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Câmara dos Deputados aprova MP do Agro; texto segue para Senado
UEMS
Inscrições abertas para Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras
ECONOMIA
BC anuncia amanhã marca para pagamento instantâneo no Brasil
PARANÁ
Desembargadora suspende demissões que motivaram greve na Petrobras
UFGD
Revista Videre realiza a primeira chamada de artigos do ano de 2020
BATAYPORÃ
Corpo de homem é encontrado por funcionários durante colheita de soja
SAÚDE
Governo Entrega Estação De Tratamento De Água Em Sete Quedas
INVESTIGAÇÃO
CNJ manda tribunal apurar ida do juiz Bretas a atos com Bolsonaro
NOVA ANDRADINA
Mulher é presa após furtar produtos do interior de supermercado
POLÍTICA
Senadores e deputados reagem à ofensa de Bolsonaro a repórter da Folha

Mais Lidas

DOURADOS
Ferido com tiro no peito, entregador chega pilotando moto na UPA
DOURADOS
Líderes de motim que causou estragos na Unei são levados à delegacia
DOURADOS
VÍDEO: Internos 'batem grade' e queimam colchões em princípio de rebelião na Unei
FRONTEIRA
Festa termina com aniversariante e convidado assassinados por pistoleiros