Menu
Busca terça, 19 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
EDUCAÇÃO

Pesquisa de mestrado da UEMS é premiada em evento internacional

11 julho 2018 - 19h05Por Da Redação

O professor, Sonner Arfux de Figueiredo, e a mestranda, Mariana Aguiar da Silva, do Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foram premiados com a segunda melhor pesquisa apresentada em banner durante a Reunião Latino Americana de Educação Matemática (RELME 32), em que participaram 26 países. O evento ocorreu em Medellin, na Colômbia, de 2 a 6 de julho.

De acordo com a mestranda, Mariana Aguiar da Silva, o trabalho intitulado “O Processo de aquisição do conceito da equação do primeiro grau a partir da aprendizagem significativa” foi desenvolvida com alunos do 7º ano da Educação Básica da rede Pública de Ensino de Dourados.

“O meu anseio era fazer uma pesquisa que envolvesse a equação do 1º grau, porque eu queria descobrir e tentar metodologias alternativas para os alunos poderem compreender essa introdução algébrica, que não é muito explorada. Nós utilizamos jogos e exercícios problemas, trabalhando com todo o campo conceitual do aluno, partindo da expressão algébrica para equação do 1º grau”, destacou Mariana.

Segundo o orientador, Sonner Arfux, foi confeccionada uma balança e uma sequência matemática.  “Elaboramos uma sequência matemática em função da teoria de Vergnaud e a análise foi da aprendizagem significativa numa ótica de Ausubel”, disse.

A construção da balança foi feita com materiais alternativos (cola quente, régua de 30 cm, copo descartável de café, apontador), com o objetivo de explicar o processo resolutivo da equação. O apontador foi utilizado para estabilizar o equilíbrio da régua, sendo que nas pontas da régua foram colocados copos de café com bolitas (bolas de gude).

Os resultados indicam que as interações dinâmicas com a manipulação dos objetos foram significativas na assimilação dos conceitos abordados, pois os alunos puderam fazer as atividades matemáticas na prática conforme a professora ia propondo os desafios. “Assim, o nosso experimento indica ganhos progressivos do nível de abstração, no qual os processos de aquisição de conceitos emergiram, proporcionando uma aprendizagem significativa no estudo de equação do primeiro grau”, ressaltaram.

A dissertação de mestrado foi defendida nesta segunda-feira (10).

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEC
Senado conclui votação para incluir estados na reforma da Previdência
OPERAÇÃO PURIFICAÇÃO
Justiça Federal aceita denúncia contra cinco suspeitos de corrupção na Funsaud
BODOQUENA
Polícia apreende carreta com carga de cigarros contrabandeados
LIBERTADORES
Conmebol troca o árbitro de vídeo após comentário sobre Flamengo e River
EDUCAÇÃO
Governo prevê internet em 100% das escolas urbanas em 2020
TRÊS LAGOAS
Saúde confirma terceira morte por leishmaniose em cidade de MS
RURAL
Plantio da soja atrasa em 30% e preocupa lideranças rurais
AUTOESTIMA
Cassems oferece aula de culinária a beneficiários em tratamento oncológico
TECNOLOGIA
Carteira Digital de Trânsito agora avisa sobre vencimento de CNH
SAÚDE
Dourados: Sanesul constrói reservatórios para 3 milhões de litros de água

Mais Lidas

TRÂNSITO
Aos 84 anos, mulher sai de bailão bêbada e acaba presa após acidente em Dourados
FRONTEIRA
Alvo de pistoleiros, jovem fica ferido após ser atingido por disparos em frutaria
FRONTEIRA
Homem é executado com mais de 20 tiros e gestante baleada
ROCHEDO
"Velho do PCC" morre em confronto com o Choque