Menu
Busca quinta, 27 de junho de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS

Paisagista ressalta importância do verde na construção de ambientes saudáveis

Benedito Abbud é um ícone do paisagismo brasileiro, já tendo assinado mais de 6 mil projetos ao longo da carreira. Em Dourados ele responde pelo trabalho realizado com o condomínio Hectares.

22 maio 2019 - 10h49Por Vinicios Araújo

Com a preocupação de garantir ambientes que promovam a saúde humana, a qualidade de vida e o bem-estar social, o paisagismo vem manifestando um movimento internacional de fortalecimento do verde e do natural em meio a urbanização e o movimento das cidades. Nesta manhã (22) o assunto foi tema de palestra a acadêmicos e profissionais dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores da Unigran (Centro Educacional da Grande Dourados). 

Com a palavra, o paisagista Benedito Abbud, ícone brasileiro em transformação de espaços por meio de elementos naturais e que assina o projeto do condomínio Hectares, da incorporadora São Berto, lançado em Dourados.

Em entrevista ao Dourados News, Abbud destacou a importância do verde para construção de ambientes que favoreçam o bem viver e oportunizem às pessoas acessibilidade ao que a natureza pode oferecer de melhor. 

“Existe uma preocupação mundial em transformar a dureza das cidades em um ambiente mais afetivo e natural. A preocupação é que, apesar da urbanização contribuir para o desenvolvimento, acaba causando prejuízos, como a reclusão das crianças que deixam de brincar, interagir, etc. Então a gente quer gerar um equilíbrio, permitindo que em meio a isso tudo, as pessoas possam ter jardins atrativos, com muita sombra, aconchegantes, oferecendo contato com passarinhos. Isso faz toda diferença para a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O debate com Abbud reuniu cerca de 400 pessoas no auditório do bloco 10 da Unigran. Para o paisagista, o contato dos acadêmicos com essas novas tendências proporciona uma percepção diferenciada que vai engrandecer a atuação profissional. 

“A teoria é fundamental, porém teoria sem prática é muito complicado. Um total exemplo disso é a Unigran Decor. É lá que os alunos vêem se a coisa está funcionando, é lá que eles vão pegar o pincel para pintar parede, pegar na enxada para plantar. Essa prática é fundamental, sem contar outro aspecto importantíssimo: a tática de captação de clientes. A faculdade não forma negociadores e projetos como esse possibilitam isso. O profissional precisa aprender a negociar e na Unigran Decor esses estudantes já conseguiram isso com contato com fornecedores, estratégias de contrapartida às empresas, então você percebe tamanha a importância de ações como essa”, considerou. 

HECTARES

Benedito é o paisagista que assina o projeto do condomínio Hectares, da incorporadora São Berto. Comentando um pouco sobre o trabalho, o profissional avalia a iniciativa da construtora como inovadora e completamente voltada à qualidade de vida das pessoas. 

“O Hectares é um projeto emblemático na minha carreira, e olha que já assinei mais de seis mil trabalhos. Acho que é uma referência, está muito ligado às pessoas, à vida, à qualidade de vida. Você tem lugar para caminhar, lugar pro cachorro, pro filho pequeno, pro mais velho, para pessoas mais idosas. Você tem vários lugares de estar, de comer, de viver, de jogar, de praticar esportes. Isto é fundamental. Isso tudo em uma espécie de circuito, que é o que a gente chama de percurso. Esse percurso precisa encantar”, comentou.

O proprietário da São Bento, Valdenir Messias, o Pineca, disse ao Dourados News que ao convidar Benedito para participar do projeto, a preocupação era justamente promover a vida explorando o verde, a sustentabilidade, a dinâmica da natureza. 

“As vezes é preciso se desconectar e usufruir daquilo que os espaços nos oferecem. É isso que projetamos para o Hectares, uma oportunidade de se desligar e experimentar uma experiência viva com o natural. As pessoas precisam disso em meio a rotina conturbada das cidades”, disse.

Sobre a preocupação em convidar o palestrante para um contato com acadêmicos, Pineca afirma que, após a experiência de trabalho com Abbud, era necessário trazer o especialista e disseminar os benefícios que essas inovações proporcionam. 

“Se a São Bento está pensando no verde, o município também, outras incorporadores estiverem pensando no verde, esses acadêmicos pensando nesse movimento, que é uma tendência mundial, vamos com certeza construir uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E sem dúvidas, esse é o nosso papel”, finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZZ
Fotógrafo particular! Carol Dias mostra resultado de poses para Kaká
PONTA PORÃ
Polícia apreende caminhonete lotada com 1,3 tonelada de maconha
ABIGEATO
Garras apreende 1,5 tonelada de carne em açougues no Pantanal
APOSENTADORIA
Relator da Reforma Previdência apresenta amanhã versão final do texto
CRIME AMBIENTAL
Empresa é multada em R$ 75 mil por derramamento de 26 mil litros de diesel
COPA AMÉRICA
Tite escolhe Allan para substituir Casemiro contra o Paraguai
RURAL
Produção do algodão atingirá novo recorde em Mato Grosso do Sul
TRÁFICO
Aeronáutica abre inquérito para apurar caso de drogas em avião da FAB
ITAQUIRAÍ
Motorista é preso após fugir com Jeep Renegade roubado na BR-163
PRAZO
Matrículas abertas para os minicursos da 71ª Reunião Anual da SBPC

Mais Lidas

DOURADOS
Délia vai à delegacia registrar queixa por calúnia nas redes sociais
ESTRELA TOVY
Homem morre após ter faca cravada no olho em Dourados
CONTRABANDO
Duas mulheres ficam feridas ao capotar caminhonete carregada de maquiagem
DOURADOS
Rapaz é preso após tentar assaltar mulher na Praça Antônio João