Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
IMUNIZAÇÃO

Nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começa dia 18

07 novembro 2019 - 15h20Por Da Redação

O Ministério da Saúde informou esta semana que 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será desenvolvida no período de 18 a 30 de novembro. A campanha e direcionada à vacinação de adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia de mobilização nacional, o chamado de Dia D será no dia 30, um sábado.

Diante da situação epidemiológica no Brasil e do cenário de baixas coberturas vacinais, os organismos de saúde reforçam a necessidade de realização da campanha de vacinação contra o sarampo, com o intuito de captar os adultos de 20 a 29 anos de idade, ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos, com o pensamento de minimizar o risco de adoecimento desses indivíduos e, consequentemente, reduzir ou eliminar os bolsões de não vacinados.

O objetivo é vacinar seletivamente (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações - PNI) contra o sarampo os adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, visando interromper a circulação viral e controlar a doença no País.

Nesta 2ª etapa da campanha os próprios adultos são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e, deve comparecer aos serviços de vacinação, levando a caderneta de vacinação para avaliação, aplicação da vacina se necessário for e registro da mesma.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

DOURADOS

Em Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, e o Departamento de Atenção Básica farão estratégias para possibilitar o melhor acesso da população neste período de campanha. No período de 18 a 29, todas as unidades de saúde estarão atendendo a comunidade dessa faixa etária nos horários de rotina de atendimento.

No dia 30, o Dia D, estarão abertas das 8h até 17h, as unidades de saúde da Seleta, Vila Rosa, Maracanã, Santo André, Cabeceira Alegre, Izidro Pedroso, Idelfonso Pedroso, Cachoeirinha, Parque das Nações II, Vila São Pedro, Vila Vargas, Vila Formosa e Ithaum.

Também haverá dois pontos de vacinação volante, no Hipermercado Extra, das 8h até 12h, e no Shopping Avenida Center, das 12h até 20h.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUDICIÁRIO
Vendedores de imóvel devem restituir valor da entrada de contrato rescindido
DEFRON
Polícia apreende veículo com drogas escondidas em compartimento oculto
BRASIL
Com emendas do Senado, Câmara aprova novo Código de Trânsito Brasileiro
CAPITAL
Motociclista morre quatro dias após sofrer grave acidente com S-10
CORONAVÍRUS
Brasil chega a 138 mil mortes por Covid-19; sete estados têm alta
ANASTÁCIO
Comerciante é autuado em R$ 10 mil por incêndio de vegetação protegida
QUEIMADAS
Bombeiros resgatam ribeirinhos durante combate a incêndios no Amolar
CAMPO GRANDE
Detento procura a polícia e diz que foi impedido de entrar em presídio
JUSTIÇA
Criança sob guarda deve ser tratado como filho em plano de saúde
SEU BOLSO
Receita abre amanhã consulta ao quinto e último lote de restituição do IR

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita