Menu
Busca sábado, 24 de agosto de 2019
(67) 9860-3221

Murilo reúne agentes de saúde e pede luta contra a dengue

05 dezembro 2012 - 08h03

O prefeito Murilo é mais um “soldado” na luta contra a dengue em Dourados. Na manhã desta terça-feira, ele reuniu os agentes de saúde responsáveis pelo combate à doença e determinou ações rigorosas para manter Dourados com número baixíssimo de casos em comparação a outras cidades de Mato Grosso do Sul.

Enquanto Campo Grande tem 5.433 casos confirmados em 2012 e cidades como Corumbá e Três Lagoas já apresentam milhares de moradores infectados pela dengue neste ano, Dourados tem apenas 33 casos confirmados de janeiro até agora.

“Para deixar a dengue longe da maioria da nossa população, não podemos baixar a guarda. Temos que continuar intensificando as ações e não vamos medir esforços para manter o controle sobre o transmissor da doença”, afirmou o prefeito.

Murilo atribui o resultado positivo ao emprenho e dedicação da equipe de saúde e aproveitou para pedir a colaboração da população. “Todos nós temos que fazer nossa parte. Os douradenses precisam nos ajudar a manter esses números baixos e evitar que a dengue volte a ser uma epidemia em Dourados”, afirmou o prefeito, que aproveitou para cobrar empenho também de todas as secretarias e departamentos da prefeitura na luta contra a dengue.

A meta do prefeito é segurar a média atual de casos até fevereiro de 2013 e para isso, segundo ele, é preciso o envolvimento de todos para que seja formada uma “tropa de choque” contra a dengue.

Murilo autorizou o Departamento de Vigilância em Saúde a cobrar de cada secretaria o que for necessário em termos de serviço e disse que a prefeitura como um todo está à disposição para fazer o que for preciso para manter os casos de dengue controlados.

O prefeito adiantou que o município está concluindo a licitação para a contratação da limpeza de todos os parques da cidade, mais uma ação da prefeitura que vai contribuir significativamente para a manutenção do baixo índice de infestação do mosquito da dengue.

Participaram da reunião com os agentes de saúde o vice-prefeito eleito Odilon Azambuja e secretários municipais.

###NÚMEROS
De acordo com o diretor do Departamento em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, os números mostram que a redução dos casos de dengue é reflexo do trabalho preventivo feito nos bairros. Em 2010 foram visitados 305 mil imóveis em Dourados. No ano passado foram 410 mil residências vistoriadas e em 2012 os agentes de saúde estiveram em 468 propriedades.

Em 2010, Dourados teve 8.122 casos de dengue notificados e a doença foi confirmada em 4.695 pessoas. Em 2011 as notificações caíram para 337 durante todo o ano, com 69 casos positivos. Em 2012, de janeiro até agora, a prefeitura notificou 168 casos suspeitos e apenas 33 foram confirmados.

Na sexta-feira passada a Secretaria Estadual de Saúde divulgou o boletim epidemiológico mostrando Campo Grande com 5.433 pessoas infectadas pela dengue em 2012. A capital de Mato Grosso do Sul registrou duas mortes por dengue e outra ocorreu em Três Lagoas.

O município de MS com maior incidência de dengue é Bodoquena, seguido por Três Lagoas, Corumbá, Pedro Gomes e Ladário. Três Lagoas já registrou 2.103 casos de dengue neste ano e Corumbá 1.759 casos.

“Esse apoio do prefeito é extremamente importante na luta contra a dengue. Temos que trabalhar para manter baixo o índice de infestação do mosquito transmissor e fazer todo esforço necessário para evitar uma epidemia provocada pelo vírus 4, que ainda não chegou, mas certamente chegará a Dourados”, afirmou Eduardo Marcondes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUTEBOL DE BASE
Semifinais do Estadual Sub-17 começam neste fim de semana
NOVA ANDRADINA
Cinco são presos pela PM durante ações ostensivas
CLIMA
Especialista diz que MS terá chuva significativa apenas em setembro
CRIME AMBIENTAL
Usina é multada em mais de R$ 270 mil por incêndio em canavial
PREVENÇÃO
Sala integrada para controle e combate de incêndios é criada em MS
BRASIL
Encceja: candidatos com dificuldade de acesso podem ligar para 0800
BRASILEIRÃO
Bahia bate Galo em Minas na abertura da 16ª rodada
MOVIMENTO
Manifestantes vão à Praça Antônio João em ato contra queimadas
DOURADOS
Arraiá da Uems segue hoje na Praça Antônio João
PARQUE DOS JEQUITIBÁS
Homem é flagrado pela Guarda com cachimbo, crack e cocaína

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher tem dedo amputado após empilhadeira a atingir enquanto fazia compras
DOURADOS
VÍDEO: Guarda agride rapaz em abordagem na UPA e corregedoria abre inquérito para apuração
VALE QUANTO?
Peritos imobiliários avaliam Douradão para venda ou aluguel a pedido da prefeitura
VIOLÊNCIA
Bandidos encapuzados invadem casa no Santo André e agridem idoso a coronhadas