Menu
Busca terça, 16 de julho de 2019
(67) 9860-3221

Murilo discute problemas da reserva de Dourados com índios

13 maio 2011 - 05h40

O prefeito Murilo Zauith se reuniu nesta semana com diretores do Núcleo de Assuntos Indígenas e lideranças da reserva indígena que solicitaram apoio da administração para melhorias nas aldeias de Dourados.

Os representantes indígenas informaram ao prefeito que o Ministério da Saúde destina R$ 150 mil mensais para a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que gerencia o atendimento nas aldeias por meio do Polo de Saúde Indígena. A verba não utilizada nos municípios que recebem o repasse vai ser recolhida devido à troca de comando no governo federal.

“Em outras gestões este dinheiro não foi investido. Assim, temos recursos acumulados para algumas ações que vão beneficiar o atendimento nas aldeias. O ministério deu um prazo para que os municípios invistam a verba, ou então vai recolher. Pedimos apoio da prefeitura para não perdermos essa quantia considerável”, afirmou o diretor do Núcleo de assuntos Indígenas, Fernando Souza.

Ele explicou que a proposta é que o recurso seja aplicado na reforma e ampliação de cinco unidades de saúde, aquisição de dez caminhonetes e duas ambulâncias simples, além de materiais permanentes e de uso diário. O prazo para que a verba seja empenhada e até dezembro deste ano.

Conforme a secretária municipal de Saúde Sílvia Bosso, as licitações já foram iniciadas. “Os profissionais de engenharia e arquitetura da prefeitura já visitaram as unidades, estamos orçando a reforma e ampliação”, informou.

O prefeito aproveitou a reunião para discutir a possibilidade de instalar o Polo de Saúde Indígena mais próximo da reserva. O Polo é um centro administrativo de apoio às equipes do programa de atenção básica à saúde indígena e atualmente funciona na rua Ponta Porã, na cidade. Segundo o
prefeito, a ideia é levar esse atendimento para mais perto da população.

“Embora tenhamos outras aldeias, a reserva abriga 90% da população atendida pelo Polo, o que justifica o centro administrativo ficar mais próximo dessa comunidade”, ponderou Fernando.

Segundo o prefeito, a intenção é negociar a doação de uma área para abrigar em um único local a central de gerenciamento dos assuntos indígenas. “A área deve ficar próxima à rodovia MS-156, por ser de fácil acesso para todos. Ali vai ser um ponto de referência para vocês, além de ficar mais barato para administrar os recursos. A prefeitura vai dar todo apoio no que compete à engenharia”, avaliou.


Tratores

As lideranças pediram ainda que a prefeitura disponibilize tratores para o preparo da terra visando o plantio de mandioca. “Os tratores foram adquiridos pelo Estado, mas no fim do ano passado foram recolhidos e hoje estão sob responsabilidade da prefeitura”, informou Fernando.

O prefeito informou que a administração vai elaborar um termo para ceder as duas máquinas. “Esses tratores ficarão sob os cuidados de vocês. Peço ao Núcleo que estude com outras instituições a possibilidade de firmar parceria, a fim de oferecer um apoio técnico aos índios na hora de plantar,
colher e vender”, sugeriu.

Os representantes indígenas pediram também a manutenção das estradas da reserva. Murilo explicou que não há recurso disponível e se colocou à disposição para intermediar o pedido de verba com os deputados estaduais. “Façam um projeto com mapeamento das vias e vamos expor esta necessidade aos representantes estaduais e aguardar que eles consigam emendas que nos
beneficiem”, afirmou o prefeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR
Preço da gasolina se mantem estável em Dourados
A DONA DO PEDAÇO
Camilo ameaça Vivi e ela joga sucesso na sua cara
ATENDIMENTO MÉDICO
Dourados e mais duas cidades recebem ‘Cassems Itinerante’ nos próximos dias
BRASIL
Toffoli suspende processos que contêm dados sem autorização judicial
DOURADOS
Upiran entrega carta de demissão a Délia e aguarda substituto para deixar Educação
DOURADOS
Prestes a renovar concessão, prefeitura cria Conselho de Saneamento Básico
VIOLÊNCIA
Dourados já registrou 13 casos de maus-tratos a crianças em 2019
AQUIDAUANA
Delegado preso após sumiço de cocaína é suspeito de fazer "ponte" entre facções
MUZEMA
Operação prende 11 acusados de construir imóveis que desabaram no RJ
ESTADO
Policiais civis têm até 2 de agosto para retirar carteiras funcionais

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é assassinado a tiros em conveniência
DOURADOS
Homem é morto no Jardim Pantanal; segundo homicídio da noite
DOURADOS
Homem assassinado no Jardim Pantanal tinha 23 anos
DOURADOS
Homem é baleado no Jardim Pelicano