Menu
Busca terça, 16 de julho de 2019
(67) 9860-3221
SOLUÇÕES

Mobilidade urbana será discutida em seminário em Dourados

17 junho 2015 - 10h50

Visando tratar de vários aspectos do relacionamento da cidade com as pessoas, entre elas os que possuem alguma deficiência, será realizado nos dias 19 e 20 de junho, o 1º Seminário de Mobilidade Urbana em Dourados. O evento acontece no plenário da Câmara Municipal, e tem como objetivo debater formas de superar os problemas para garantir o direito de ir e vir, e propor soluções inovadoras para todos que nela vivem.

A circulação de pessoas na cidade é constante, mães com carrinho de bebês, ciclistas, idosos e pessoas com alguma deficiência, com isso as calçadas, ruas e a acessibilidade deve ser melhor trabalhada no município.

De acordo com Alex Morais, Presidente do Centro de Apoio ao Deficiente Físico de Dourados, a cidade precisa melhorar para que os deficientes consigam circular sem transtornos ou correr riscos de se machucarem, muitos portadores de deficiência tem dificuldades em se locomoverem sozinhos na cidade, algumas rampas de acessos nas ruas e calçadas não são adequadas.

“Nós temos muitas dificuldades, no centro precisa melhorar as calçadas, muitas estão quebradas e outras irregulares e isso dificulta a nossa circulação, em alguns locais temos que passar pela rua. Muitos não respeitam a vaga de estacionamento destinada para deficiente, em outros locais as rampas são inadequadas. Poucos órgãos públicos têm rampas de acesso para cadeirantes, muitos ainda tem escadas”, disse Alex.

Durante o seminário serão ministradas palestras como ‘Mobilidade Urbana: O que temos e o que queremos’ com o arquiteto Luis Carlos Ribeiro e ainda ‘Planejamento de Mobilidade Urbana nos municípios: Programas e Ações do Governo Federal’, com Dario Rais, secretários nacional de transportes e mobilidade urbana do Ministério das Cidades. Em seguida debates serão realizados, para então identificar o que precisa melhorar.

Outro que busca soluções na questão de mobilidade é Getúlio Valentino de Assunção, que aos 66 anos, morador na cidade de Fátima do Sul, deficiente visual há 20 anos, conta a dificuldade em se locomover.

“Deveria ser padronizada todas as calçadas. Tanto aqui em Dourados como em Fátima do Sul, onde moro. Com o piso tátil, isso facilita a nossa locomoção. Percebo que apenas em algumas regiões tem, sem contar que são irregulares também, com isso não posso sair sozinho sempre preciso de alguém para me auxiliar”, conta Getúlio.

Veja a programação

Dia 19 de junho

18h30 Cadastramento

19h- Abertura com o Deputado Geraldo Resende, prefeito Murilo Zauith e o presidente da câmara de vereadores Idenor Machado. Apresentação dos palestrantes.

19h40- Palestra “Mobilidade Urbana: O que temos e o que queremos”- arquiteto Luis Carlos Ribeiro

20h20-Palestra “Planejamento de mobilidade urbana nos municípios: Programas e ações do Governo Federal”- Dario Rais- secretário nacional de transportes e mobilidade urbana do ministério das cidades.

21h20-Debate mediado pelo arquiteto e urbanista Ângelo Marcos Arruda- professor e coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da UFMS.

22h -Encerramento

Dia 20 de junho

07h30- recepção e café da manhã

08h15- Palestra “Mobilidade Urbana e o reflexo na qualidade de vida das pessoas: O exemplo de Curitiba-PR”- Sérgio Póvoa Pires, presidente do IPPUC- Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba

09h30- Debate mediado pelo arquiteto Luis Carlos Ribeiro

10h30- Instalação do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana de Dourados- Leitura do documento e aprovação pelos presentes

11h30- Proposição e Sistematização; Avaliação do seminário

12h- Encerramento

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Instituto Federal abre rematrícula para segundo semestre
POLÍCIA
Briga entre andarilhos termina em prisão de foragido e por desacato
ALCINÓPOLIS
Bebedeira entre amigos termina com homem morto a facadas
FUTEBOL
Série B tem sequência com duas partidas e pode ter novo líder
FAMOSOS
Marina Ruy Barbosa tem o Instagram hackeado: “providências estão sendo tomadas”
DOURADOS
Coordenadora de Ceim é exonerada e pais fazem abaixo-assinado para tentar mantê-la
TECNOLOGIA
Como monitorar o celular do esposo
BRASIL
Governo não teme judicialização da reforma da Previdência, diz AGU
ASSEMBLEIA
Deputados encerram 1º semestre com mais de 2 mil proposições apresentadas
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Exonerado para cumprir rito, Geraldo Resende volta à Câmara e diz que terá dia produtivo em Brasília

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é assassinado a tiros em conveniência
DOURADOS
Homem é morto no Jardim Pantanal; segundo homicídio da noite
DOURADOS
Homem é baleado no Jardim Pelicano
DOURADOS
Homem assassinado no Jardim Pantanal tinha 23 anos