Menu
Busca Quinta, 18 de Janeiro de 2018
(67) 9860-3221

Mesa-redonda debate desenvolvimento urbano na Câmara de Dourados

28 Novembro 2012 - 11h30

A Câmara Municipal de Dourados sedia nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, a partir das 19 horas, a Mesa-Redonda “Dourados: Uma cidade Planejada. Utopia ou Realidade?”. O evento organizado pelo curso de Gestão Ambiental da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) será aberto a toda a sociedade e terá a presença de especialistas em Urbanismo e estudantes. Eles vão discutir o desenvolvimento do município sob a ótica da sustentabilidade. O vereador Elias Ishy (PT) será um dos participantes.

Sugerido a partir de um projeto de extensão da UFGD, esse debate envolve especialmente a ampliação do perímetro urbano de Dourados, ocorrida em 2011 e que, segundo os realizadores do evento, ocorreu “sem um amplo e participativo debate dos vários segmentos da sociedade sobre a pertinência da expansão, os ganhos e perdas para a cidade, e ações compensatórias”, “considerando atender somente interesses imobiliários mais que a população e o desenvolvimento da cidade”.

De acordo com o artigo produzido no projeto de extensão, o Plano Diretor do município, que aceitou a expansão do perímetro urbano, “não foi completamente implementado e revela-se carente de revisão”. Esse fato, segundo os autores, “poderá vir a comprometer o desejado desenvolvimento por desencadear problemas socioambientais em grande escala territorial”.

Ao todo, o Executivo municipal pretendia expandir o perímetro urbano de 82 km² para 269 km². Essa meta foi revisada ao passar pelo crivo de conselheiros municipais de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Urbano e de Desenvolvimento, resultando nos 205 km² aprovados. “Ainda assim, a atual expansão [...] constitui-se em um aumento exagerado, onde o ritmo da expansão urbana, em desproporção aos investimentos na infraestrutura de captação de águas pluviais, contribui para a ampliação das áreas atingidas por alagamentos, particularmente em bairros mais periféricos, representando sucessivos danos materiais aos moradores dessas áreas”.

E é justamente para buscar soluções a essas demandas urbanas que a Mesa-Redonda foi proposta. “O debate visa por em pauta as questões urbanísticas referentes à forma em que esta sendo conduzido o planejamento da cidade”, justificam os realizadores Thais Maria Gonçalves Rocha, Willian Rotermel Grando, João Vinícius de Sá Gonçalves, Marcelo Augusto Dametto, orientados pelos docentes Mario Vito Comar e Jairo Campos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EITA, EITA!
Participante do BBB18 adora mandar nudes
DOURADOS
Chuva intensa alaga túnel do Parque das Nações II
POLÍTICA
Recurso é negado pela Justiça Federal e interrogatório de Lula é mantido
REGIÃO
Em parceria com prefeito Marquinhos, Geraldo garante novas ações para Vicentina
ECONOMIA
Dólar tem nova queda e volta a R$ 3,20
Dólar tem nova queda e volta a R$ 3,20
POLÍCIA
Trio de assaltantes atira em idoso durante assalto
Trio de assaltantes atira em idoso durante assalto
BONITO
Tio encontra sobrinho morto no quintal de casa
Uma trouxinha de maconha foi encontrada no quarto do jovem;
MS
Divulgada resolução que orienta sobre inscrições no Programa Vale Universidade
Divulgada resolução que orienta sobre inscrições no Programa Vale Universidade
MEDIDA
Moro ordena transferência de Sérgio Cabral do Rio para o Paraná
MEDIDA
Construtora deve manter acordo contratual sem cobrança de juros abusivos
Construtora deve manter acordo contratual sem cobrança de juros abusivos

Mais Lidas

DOURADOS
Homens são presos após assaltar jovens e roubar caminhonetes
DOURADOS
Homem é preso por posse de armas, droga e relógios roubados
QUADRILHA
Polícia prende suspeitos de sequestrar jovem em frente a hospital
NOVA ALVORADA
Homem é assassinado com cinco tiros enquanto caminhava