Menu
Busca domingo, 26 de maio de 2019
(67) 9860-3221

Mesa-redonda debate desenvolvimento urbano na Câmara de Dourados

28 novembro 2012 - 11h30

A Câmara Municipal de Dourados sedia nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, a partir das 19 horas, a Mesa-Redonda “Dourados: Uma cidade Planejada. Utopia ou Realidade?”. O evento organizado pelo curso de Gestão Ambiental da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) será aberto a toda a sociedade e terá a presença de especialistas em Urbanismo e estudantes. Eles vão discutir o desenvolvimento do município sob a ótica da sustentabilidade. O vereador Elias Ishy (PT) será um dos participantes.

Sugerido a partir de um projeto de extensão da UFGD, esse debate envolve especialmente a ampliação do perímetro urbano de Dourados, ocorrida em 2011 e que, segundo os realizadores do evento, ocorreu “sem um amplo e participativo debate dos vários segmentos da sociedade sobre a pertinência da expansão, os ganhos e perdas para a cidade, e ações compensatórias”, “considerando atender somente interesses imobiliários mais que a população e o desenvolvimento da cidade”.

De acordo com o artigo produzido no projeto de extensão, o Plano Diretor do município, que aceitou a expansão do perímetro urbano, “não foi completamente implementado e revela-se carente de revisão”. Esse fato, segundo os autores, “poderá vir a comprometer o desejado desenvolvimento por desencadear problemas socioambientais em grande escala territorial”.

Ao todo, o Executivo municipal pretendia expandir o perímetro urbano de 82 km² para 269 km². Essa meta foi revisada ao passar pelo crivo de conselheiros municipais de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Urbano e de Desenvolvimento, resultando nos 205 km² aprovados. “Ainda assim, a atual expansão [...] constitui-se em um aumento exagerado, onde o ritmo da expansão urbana, em desproporção aos investimentos na infraestrutura de captação de águas pluviais, contribui para a ampliação das áreas atingidas por alagamentos, particularmente em bairros mais periféricos, representando sucessivos danos materiais aos moradores dessas áreas”.

E é justamente para buscar soluções a essas demandas urbanas que a Mesa-Redonda foi proposta. “O debate visa por em pauta as questões urbanísticas referentes à forma em que esta sendo conduzido o planejamento da cidade”, justificam os realizadores Thais Maria Gonçalves Rocha, Willian Rotermel Grando, João Vinícius de Sá Gonçalves, Marcelo Augusto Dametto, orientados pelos docentes Mario Vito Comar e Jairo Campos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RIO NEGRO
Ambiental fecha segunda olaria ilegal e autua proprietário em R$ 5 mil
MATO GROSSO DO SUL
Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio será lançada amanhã
MS-164
Mulheres são flagradas transportando maconha em ônibus
DOURADOS
Douradenses vão às ruas apoiar medidas de Bolsonaro
MUNDO
Tremor de magnitude de 8,1 graus abala noroeste do Peru
EVENTOS
Semana do Leite terá palestras, doações e discussão sobre a conjuntura da atividade em MS
BRASIL
Projeto garante defesa de animais em casos de desastres ambientais
MÚSICA
Almir Sater faz show gratuito hoje em Dourados
FLAGRANTE
Polícia prende grupo caçando com 19 cães e lanças para abate
AINDA DÁ TEMPO
Concurso público da PM e Bombeiros: candidatos têm até hoje para preencher ficha da Investigação Social

Mais Lidas

ITAQUIRAÍ
Empresário é executado no Sul do Estado
DOURADOS
Jovem contrata programa com travesti, diz não ter sido atendido e ainda roubado
SEGURANÇA
Guarda Municipal e Polícia Militar realizam Operação Saturação em Dourados
FAMOSOS
Débora Nascimento beija mulher e diz: “Tô solteira mesmo”