terça, 19 de março de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
OUTUBRO ROSA

Mastologista fala sobre câncer de mama e a necessidade de hábitos saudáveis como prevenção

22 outubro 2018 - 09h08Por Da redação

Iniciado na década de 1990, o movimento mundialmente conhecido como 'Outubro Rosa' tem como objetivo estimular a participação da sociedade no controle do câncer de mama. A ideia é que todos, homens e mulheres, sejam conscientizados acerca da doença, sua prevenção e seu tratamento, como forma de redução da mortalidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, estimam-se 59.700 novos casos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco previsto de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de enfermidade também é o primeiro mais frequente nas mulheres das regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil).

Portanto, como forma de contribuir com a conscientização da população, neste mês, a entrevista realizada pela Unidade de Comunicação Social (UCS) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) é com o mastologista Evandro Eduardo Canhaço. O médico explica a dinâmica da doença, fala sobre a importância do diagnóstico precoce, os avanços com relação ao tratamento e faz um alerta: hábitos de vida saudáveis são a melhor medida de prevenção.


Leia a entrevista

UCS/HU-UFGD – O que é o câncer de mama? Como a doença se desenvolve?

Dr. Evandro – O câncer de mama representa a evolução espontânea do tecido normal para o carcinoma (tipo de tumor) e sua metastatização (disseminação para outras partes do corpo). Para que haja o desenvolvimento de um tumor (neoplasia) é necessário que ocorra uma cascata de eventos iniciada por um estímulo inicial que leva a um dano no DNA e uma sequência de mutações. Tanto as mutações herdadas como as adquiridas estabelecem o processo de carcinogênese (formação do tumor). Essas alterações resultam na ativação de oncogenes (genes relacionados ao surgimento de tumores) e na inativação de genes supressores de tumores.

UCS/HU-UFGD – Existem fatores de risco para o câncer de mama? Quais são e como a mulher pode se precaver?

Dr. Evandro – Estima-se que 75% a 80% dos casos de câncer de mama originem-se em mulheres sem fatores de risco para a doença e apenas 10% dos tumores são considerados hereditários. São fatores de risco conhecidos: a presença de câncer de mama ou ovário em familiar de primeiro grau, mutação genética conhecida, não ter filhos ou tê-los somente após os 30 anos, ausência de amamentação, menopausa tardia, uso de terapia hormonal na pós-menopausa, densidade mamária elevada na pós-menopausa, assim como obesidade nessa faixa etária, e consumo constante de álcool. Como medidas preventivas, orienta-se hábitos de vida saudáveis como controle do peso, exercícios físicos, dieta balanceada, controle do stress e ausência de vícios.

UCS/HU-UFGD – O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento bem sucedido. Quais os sintomas ou sinais a que a mulher deve estar atenta?

Dr. Evandro – A mamografia é o melhor método de que se dispõe para o diagnóstico precoce do câncer de mama, mostrando redução da mortalidade em estudos efetuados de rastreamento. A detecção precoce do câncer de mama, em estágio subclínico (fase inicial), por meio da mamografia, permite um tratamento mais adequado, determinando melhor qualidade de vida, com menos mutilação e a cura da doença. A presença de nódulo palpável, abaulamento ou retração cutânea ou mamilar, a saída de secreção transparente ou sanguínea pelo mamilo de modo espontâneo e a presença de linfonodos (ínguas) axilares palpáveis são sinais que devem motivar a procura do médico mastologista.

UCS/HU-UFGD – Uma vez diagnosticada a doença, quais as principais recomendações?

Dr. Evandro – O diagnóstico só é confirmado por meio da análise histopatológica de um fragmento do tumor, realizado através de uma core-biopsy (tipo de biópsia com auxílio de ultrassonografia). Com a confirmação diagnóstica, casos iniciais são encaminhados à cirurgia, seguida de quimioterapia e radioterapia, dependendo do estadiamento do tumor. Outros casos se beneficiam com a quimioterapia primeiramente, seguida da cirurgia e, posteriormente, radioterapia. Ao término do tratamento, algumas pacientes fazem o uso de hormonioterapia por dez anos.

UCS/HU-UFGD – Com relação ao tratamento, quais os avanços e que benefícios eles apresentam com relação às perspectivas de cura e qualidade de vida das pacientes?

Dr. Evandro – O desenvolvimento de tecnologias para análise de expressão gênica em tumores tem mudado o tratamento das pacientes com câncer de mama. Testes como MammaPrint e Oncotype utilizam a biologia molecular para classificar os tumores da mama de forma complementar à histopatologia e são denominados como assinaturas gênicas. Em casos selecionados, eles identificam as pacientes com tumores de comportamento menos agressivo e que teriam um bom prognóstico, sendo possível poupá-las da toxicidade da quimioterapia. Além disso, também existem testes genéticos capazes de avaliar se o indivíduo é ou não portador de mutação familiar. Esses testes se tornaram financeiramente mais acessíveis após a atriz Angelina Jolie relatar que possui a alteração genética, tornando-a uma paciente de alto risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Cirurgias como as mastectomias redutoras de risco são indicadas para essas pacientes de modo a reduzir significativamente o surgimento da doença.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com 160 vagas, Funtrab promove Feirão da Empregabilidade
REGIÃO

Com 160 vagas, Funtrab promove Feirão da Empregabilidade

DOURADOS

Cursos de idiomas da UFGD estão com inscrições abertas até quinta

Dourados inicia a terça-feira com queda no preço da carne
COTAÇÃO

Dourados inicia a terça-feira com queda no preço da carne

TEMPO

Terça-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos