Menu
Busca quinta, 19 de abril de 2018
(67) 9860-3221
BANNER CORPAL TOPO SITE

Jovem lança livro de Direito e divulga o nome de Dourados na Universidade de São Paulo

14 dezembro 2012 - 14h10

Eduarda Rosa



Pedro Augusto da Conceição ou Pedro Dourados, como ficou conhecido, o jovem de 20 anos, natural de Dourados que cursa Direito na Universidade de São Paulo (USP), lançará seu primeiro livro nesse sábado no Shopping Avenida Center.

Mesmo ainda estando no terceiro ano de seu curso universitário, Pedro mostra-se apaixonado pelo Direito, em especial pela área penal e o que o traz a Dourados nessas férias é também o lançamento de seu livro, intitulado “Mito e Razão no Direito Penal”.

Seu primeiro livro é fruto de uma pesquisa de iniciação científica, “a ideia era estudar alguma parte do direito penal, teoria do delito/teoria da ação, mas com bastante filosofia. Então eu peguei o pensamento da escola de Frankfurt da teoria crítica e tentei misturar os dois”, conta.

Ele conta que a produção do livro foi uma grande aventura, “ainda sou um aluno da graduação, ainda não me formei em direito, então eu não conheço nenhum outro aluno que tenha publicado durante a graduação um livro, fui a várias editoras e eles nem quiseram olhar o material”.


O primeiro capítulo da obra trata sobre o mito, o autor tenta remontar algumas concepções de mito; depois fez uma breve reconstrução sobre algumas escolas filosóficas a cerca da razão; o capitulo três fala sobre sociologia, racionalização social; no capitulo quatro trata da crítica da razão da escola de Frankfurt, que é seu ponto de apoio a crítica do direito penal; e nos capítulos cinco, seis e sete trabalho três com penalistas para fomentar a discussão.

O autor propõe a discussão sobre a pesquisa na área jurídica, “pois a pesquisa nessa área está muito atrasada se for comparar com outras áreas. Nas livrarias existem vários livros da área, mas, são de explicações da lei, existem poucos trabalhos de ciência jurídica, livros que trabalham o pensamento do direito”.

Pedro já morou na França, além do português fala inglês, francês e espanhol, mas ressalta: “não deixo de passar as férias em Dourados! Foi aqui que cresci e passei minha infância, sempre gosto de voltar para cá!”

O lançamento será no quiosque da livraria Canto das Letras, no Shopping Avenida Center, no sábado (15/12) a partir das 18h.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SÃO PAULO
Tiroteio durante assalto dentro de ônibus deixa 3 mortos e 4 feridos
TRANSPARÊNCIA
Anatel abre consulta para regulamentar serviços de telemarketing
DOURADOS
Filho de apresentadora é preso na rodoviária com dinheiro falso
EDUCAÇÃO
UEMS e UFGD realizam III Seminário de Formação Docente em maio
TRÁFICO
Polícia Militar prende mato-grossense com mala “recheada” de maconha
FUTEBOL
Brasil bate a Argentina por 3 a 0 e fica perto do Mundial feminino
NOVA ANDRADINA
Polícia apreende carreta com 960 caixas de cigarros contrabandeados
ECONOMIA
Frigorífico de Dourados está proibido de exportar frango para a UE
PCdoB
Ministro manda nova ação sobre 2ª instância para o plenário do STF
EVENTO
UFGD convida estudantes para Diálogos sobre Assistência Estudantil

Mais Lidas

ITAPORÃ
Mortos em troca de tiros após assalto eram de Dourados
SEGURANÇA PÚBLICA
Em comunicado, PCC convoca integrantes para “alerta geral”
TENSÃO EM MS
Presos tentam impedir pente-fino na PED, mas agentes fazem ‘limpa’
DOURADOS
Após invadir Ceim, dupla ameaça vigia de morte e rouba equipamentos