Menu
Busca domingo, 25 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
IFMS

IFMS abre inscrições para mil vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio

11 setembro 2017 - 13h20

Estão abetas a partir desta segunda-feira (11), as inscrições ao Exame de Seleção 2018, para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). São ofertadas 1.390 vagas para nove opções de cursos em dez municípios.

O Instituto Federal tem vagas abertas para os cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. A oferta abrange os municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O candidato deve ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para dezembro, e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deve ser informado no ato da inscrição.

Inscrições

Podem ser feitas até 3 de novembro. Para se inscrever, o candidato deve acessar a Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. Um vídeo foi elaborado para que os interessados entendam o passo-a-passo de como fazer a inscrição no processo seletivo.

A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e pode ser paga até 6 de novembro. Candidatos de escolas públicas que apresentarem comprovante de escolaridade referente ao último ano do ensino fundamental terão isenção da taxa.

O pedido de isenção deverá ser feito até 20 de outubro. Basta selecionar o item "Solicitação de Isenção" na página de inscrição.

Ação Afirmativa (cotas)

O IFMS reserva metade das vagas a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o interessado deverá ler atentamente ao item 2 do edital. No anexo II do documento está disponibilizada a tabela completa das vagas, com as divisões para candidatos de ampla concorrência e das ações afirmativas.

Técnico Integrado

Nesse tipo de curso, o estudante cursa o ensino médio e a formação profissional e tecnológica ao mesmo tempo. O diploma possibilita o ingresso tanto na universidade quanto no mundo do trabalho.

O Exame de Seleção 2018 será aplicado no dia 19 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS oferta vagas. A prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. O conteúdo programático está disponível no edital.

O gabarito deverá ser divulgado no dia posterior à seleção. A previsão é que o resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 12 de dezembro. As aulas terão início no primeiro semestre de 2018.

Serviço

Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, o contato com a Comissão do Exame de Seleção 2018 deve ser feito pelo [e-mail](exame@ifms.edu.br). O edital, com todas as regras do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção [do IFMS](www.ifms.edu.br/centraldeselecao). Mais informações estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2018, [no endereço](www.ifms.edu.br/exame).


Deixe seu Comentário

Leia Também

ACADEMIA DE LETRAS
Na posse de novo imortal, ASL volta a criticar falta de literatura na educação
ESTADUAL
Ingressos para confronto decisivo entre Sete e Corumbaense estão à venda
Fundect está com edital no valor de R$ 300 mil para apoio a eventos científicos em MS
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), está com edital aberto para apoio financeiro a eventos científicos e tecnológicos. As inscrições devem ser feitas via sistema SigFundect até nesta quarta-feira (28.2).
LUTO
Morre aos 54 anos Sridevi Kapoor, estrela de Bollywood
EDUCAÇÃO
Termina nesta quarta-feira prazo para inscrição no Projovem
Termina na próxima quarta-feira (28) o prazo para inscrição de jovens entre 18 e 29 anos que desejam concluir o ensino fundamental e obter um certificado profissionalizante no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), do Ministério da Educação (MEC).
DOURADOS
Trio assalta jovem na Vila Matos
Um jovem de 20 anos foi vítima de assalto na noite de sexta-feira (23), em Dourados
CAPITAL
Adolescente mata padrasto enforcado para defender mãe
Neste sábado (24), um adolescente de 15 anos matou o padrasto de 27 anos enforcado para defender a mãe. O fato ocorreu na rua Vaz de Caminha, no Jardim Noroeste, em Campo Grande.
CUSTO
Ligações de fixo para móvel ficam mais baratas a partir de hoje
A partir de hoje (25), as ligações locais e interurbanas de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a redução das chamadas locais vai variar entre 10,58% e 12,75% e a das tarifas interurbanas, entre 3,98% e 7,41%
AGRONEGÓCIO
Colheita da soja avança em MS com alta produtividade e sem danos devido à chuva
INTERNACIONAL
Conselho de Segurança da ONU aprova trégua de 30 dias na Síria
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje (24) a resolução que pede trégua de 30 dias no conflito da Síria com o objetivo de fornecer ajuda humanitária e retirar feridos e doentes do país. A informação é da agência de notícias espanhola EFE.

Mais Lidas

NOVO HORIZONTE
Foragido da Justiça é preso após trocar tiros com policiais em Dourados
WILLIAM DENTE PODRE
Ladrão baleado após atirar contra a polícia morre em hospital
DOURADOS
Idoso morre ao ser atropelado na Monte Alegre
FÁTIMA DO SUL
População faz protesto e pedem Justiça no caso Débora