Menu
Busca Terça, 12 de Dezembro de 2017
(67) 9860-3221
HU-UFGD

HU-UFGD realiza a 3ª Semana de Farmácia com síndrome metabólica como tema central

11 Setembro 2017 - 19h20

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) realiza sua 3ª Semana de Farmácia, evento já consolidado junto à comunidade farmacêutica da instituição e da região, e que neste ano tem como tema os cuidados clínicos e farmacêuticos frente à síndrome metabólica.

A cada noite de evento, será ministrada uma palestra referente à temática central, conduzida por profissionais de referência, conforme a programação anexa (ao final do texto). Além disso, como já é tradição, a organização da Semana de Farmácia vai disponibilizar aos colaboradores, a caixa de coleta de medicamentos, próximo ao hall dos relógios de ponto.

Em outras edições, a caixa de coleta recolheu mais de 3 quilos de medicamentos vencidos e em desuso, que foram encaminhados à Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde para a destinação correta.

A novidade dessa 3ª Semana de Farmácia será uma ação solidária em prol do cadastro de colaboradores que queiram se tornar doadores de medula óssea, em parceria com o Hemocentro de Dourados. Nos dias 15 e 18 haverá divulgação da campanha e conscientização sobre o assunto e nos dias 19 e 20 a equipe do Hemocentro fará o cadastramento e a coleta de sangue.

Síndrome metabólica

Muito em voga, o termo síndrome metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam numa pessoa e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. Ela tem como base a resistência à ação da insulina, daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina.

Ou seja, a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue. Alguns fatores contribuem para o aparecimento: os genéticos, o excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física.

A síndrome, portanto, implica no uso de vários medicamentos concomitantemente e o acompanhamento do paciente por um profissional farmacêutico faz-se necessário, atuando nas possíveis reações que possam surgir pelo uso dos remédios. Desta forma, a finalidade da temática da 3ª Semana de Farmácia é atualizar profissionais e acadêmicos sobre os cuidados clínicos farmacêuticos frente a essa nova realidade.

Inscrições

Podem se inscrever para as palestras colaboradores e acadêmicos do HU-UFGD, além de estudantes e profissionais de saúde externos ao hospital, respeitado o seguinte cronograma: de 11 a 12 de setembro, as inscrições estão disponíveis para colaboradores internos; de 13 a 14, acadêmicos internos podem ser inscrever, e, de 15 a 18, estudantes e profissionais de saúde de fora do hospital terão oportunidade de efetuarem a inscrição.

As palestras, que são gratuitas, terão público máximo de 50 inscritos, cada. Todas elas terão início às 19h15, no auditório do HU-UFGD. Haverá a emissão de certificado aos participantes, em conformidade com o total de palestras assistidas.

As inscrições devem ser realizadas por meio de preenchimento do seguinte formulário [on-line](https://docs.google.com/forms/d/1jOyRPN3BQIUU7aW0TxZmQZPOgbcmpNzMebcMjNMLVCI/viewform?edit_requested=true).

A 3ª Semana de Farmácia do HU-UFGD é realizada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, além do Setor de Farmácia Hospitalar, em parceria com a Divisão de Gestão de Pessoas.

Programação

19/09/2017 - 19h15 às 22h (2h45 horas) – "A clínica farmacêutica no cuidado ao paciente com síndrome metabólica" - Profª. Drª. Camila Guimarães Polisel, docente e tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e vice coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP)

20/09/2017 - 19h15 às 22h00 (2h45 horas) – "Aspectos farmacológicos das terapêuticas empregadas na síndrome metabólica" - Profª. Drª. Candida Aparecida Leite Kassuya, docente em Farmacologia Humana da UFGD e presidente da Comissão de Avaliação de Pesquisa e Extensão do HU-UFGD

21/09/2017 - 19h15 às 20h45 (1h30 horas) – "Aspectos do cuidado da segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos, sob a ótica da Segurança do Paciente" - Priscyla Tainan Camargo, enfermeira assistencial do HU- UFGD e mestranda do programa de Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Serviço

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3410-3150.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UEMS
Curso de Especialização em Turismo lança livro nesta 3ª-feira em Dourados
MOTOCICLETAS
Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
CRIME FISCAL
Ex-ativista italiano Cesare Battisti vira réu por evasão de divisas
FUTEBOL
Mundial de clubes: Grêmio pega o Pachuca de olho na final contra o Real
NATAL
Orquestra UFGD se apresenta nesta terça-feira no "Universidade Luz"
CAMPO GRANDE
Identificada motorista que morreu após acidente na BR-163
EDUCAÇÃO
Enem para presos e segunda aplicação começam nesta terça-feira
TEMPO
Terça-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não Chove
FAMOSOS
Carol Nakamura mostra corpaço em foto
ASSEMBLEIA
Sessões e encerramento da campanha Compartilhe o Natal marcam a semana

Mais Lidas

CAPITAL
Mulher morre em acidente na BR-163 e dois ficam feridos
DOURADOS
Homem morre após ser esfaqueado no Santo André
FRONTEIRA
Policial e membros do PCC estariam envolvidos em esquema de cigarros
EDITAL
Escola Vital Brasil abre seleção para bolsas de estudo