Menu
Busca Segunda, 11 de Dezembro de 2017
(67) 9860-3221
Sertão Campanha - Dezembro2017
DOURADOS

HU recebe exposição de cadêmicos sobre complicações mamárias

07 Novembro 2017 - 15h50Por Da Redação

Com o objetivo de informar pacientes e colaboradores sobre as principais complicações mamárias que acometem as mulheres durante a amamentação, estudantes de Fisioterapia da Unigran realizam, até a próxima sexta-feira (10) uma exposição temática de banners, distribuídos por diversos ambientes do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).
 
A coordenadora do curso de Fisioterapia da Unigran, Simone Elias, explica que os alunos estudam a temática do aleitamento materno durante a disciplina de Fisioterapia na Saúde da Mulher e, em visita orientada ao HU-UFGD, surgiu a ideia de trabalharem a questão de forma prática. Participaram da atividade 60 estudantes, dos quarto e sexto semestres da graduação.
 
“Em diálogo com a fisioterapeuta da Maternidade construímos a ideia de os acadêmicos produzirem material informativo sobre o tema, sendo que depois os banners serão doados ao hospital para orientação das mães internadas”, esclarece.
 
Na segunda-feira (6), após a instalação dos banners, o grupo de estudantes esteve no HU-UFGD no período da manhã, e pôde orientar pessoalmente pacientes e colaboradores que passavam pelos locais da exposição. Os materiais expostos são de fácil compreensão e abordam assuntos como abscesso mamário, fissura, mamária, mastite, bloqueio de ductos, posicionamento correto da mãe durante o aleitamento, entre outros.
 
A fisioterapeuta da Maternidade do HU-UFGD, Amanda Jorge de Souza Stefanello, que orientou os estudantes durante a confecção dos banners, avalia a ação como de grande importância na construção do conhecimento das pacientes acerca de problemas que podem prejudicar a amamentação e, por sua vez, o desenvolvimento dos bebês.
 
“Problemas com as mamas podem causar o desmame precoce e interromper os benefícios que o aleitamento leva à saúde do bebê. Orientações sobre as principais complicações mamárias e sobre o correto manejo clínico permite aos profissionais da área de saúde um olhar diferenciado na avaliação das puérperas, propiciando maior conhecimento tanto para a prevenção, quanto para a identificação e o tratamento desses problemas”, afirma.
 
Vantagens da amamentação
 
O ato de amamentar desencadeia uma série de vantagens: fortalece o vínculo entre mãe e filho, diminui o sangramento materno após o parto, reduz os riscos de câncer de mama e ovários, evita gastos financeiros e oferece inúmeros benefícios à saúde do bebê.

Quando orientadas corretamente nos serviços assistenciais, as mães amamentam melhor e por mais tempo, pois embora seja um ato natural, a amamentação nem sempre é fácil. A atuação dos profissionais da saúde no incentivo e no fornecimento de orientações para o sucesso do aleitamento materno faz toda a diferença e é preconizada pelo Ministério da Saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSEGUIÇÃO
Motorista foge e abandona carro com 1t de maconha em MS
REAJUSTE
Petrobras elevará preços do diesel em 1,8% e da gasolina em 1,4% amanhã
DOURADOS
Agricultura familiar cresce e se consolida com atuação da Prefeitura
ESPORTE
Definidos os campeões da última etapa do estadual de beach tennis
CINEMA
Cultura reabre edital que destina R$ 300 mil para a produção de filmes
DOURADOS
Servidores não descartam greve no Hospital da Vida
FUTEBOL
PSG x Real, Chelsea x Barça: confira o sorteio das oitavas da Champions
IVINHEMA
Braço de motociclista vai parar no banco de veículo após colisão
EDUCAÇÃO
Unigran sela parceria com Google e aprimora ferramentas pedagógicas
AMPLIAÇÃO
Presídio de Ponta Porã ganha 144 novas vagas nesta segunda-feira

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem encontrado no Potreirito foi morto com dois tiros
POLÍCIA
Ciclista morre após acidente no João Paulo II
DOURADOS
Assaltante “homem de ferro” foge após crime próximo a boate
POLÍCIA
Identificado morto na Linha do Potreirito
Identificado morto na Linha do Potreirito