Menu
Busca sábado, 17 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
DOURADOS

HU recebe exposição de cadêmicos sobre complicações mamárias

07 novembro 2017 - 15h50Por Da Redação

Com o objetivo de informar pacientes e colaboradores sobre as principais complicações mamárias que acometem as mulheres durante a amamentação, estudantes de Fisioterapia da Unigran realizam, até a próxima sexta-feira (10) uma exposição temática de banners, distribuídos por diversos ambientes do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).
 
A coordenadora do curso de Fisioterapia da Unigran, Simone Elias, explica que os alunos estudam a temática do aleitamento materno durante a disciplina de Fisioterapia na Saúde da Mulher e, em visita orientada ao HU-UFGD, surgiu a ideia de trabalharem a questão de forma prática. Participaram da atividade 60 estudantes, dos quarto e sexto semestres da graduação.
 
“Em diálogo com a fisioterapeuta da Maternidade construímos a ideia de os acadêmicos produzirem material informativo sobre o tema, sendo que depois os banners serão doados ao hospital para orientação das mães internadas”, esclarece.
 
Na segunda-feira (6), após a instalação dos banners, o grupo de estudantes esteve no HU-UFGD no período da manhã, e pôde orientar pessoalmente pacientes e colaboradores que passavam pelos locais da exposição. Os materiais expostos são de fácil compreensão e abordam assuntos como abscesso mamário, fissura, mamária, mastite, bloqueio de ductos, posicionamento correto da mãe durante o aleitamento, entre outros.
 
A fisioterapeuta da Maternidade do HU-UFGD, Amanda Jorge de Souza Stefanello, que orientou os estudantes durante a confecção dos banners, avalia a ação como de grande importância na construção do conhecimento das pacientes acerca de problemas que podem prejudicar a amamentação e, por sua vez, o desenvolvimento dos bebês.
 
“Problemas com as mamas podem causar o desmame precoce e interromper os benefícios que o aleitamento leva à saúde do bebê. Orientações sobre as principais complicações mamárias e sobre o correto manejo clínico permite aos profissionais da área de saúde um olhar diferenciado na avaliação das puérperas, propiciando maior conhecimento tanto para a prevenção, quanto para a identificação e o tratamento desses problemas”, afirma.
 
Vantagens da amamentação
 
O ato de amamentar desencadeia uma série de vantagens: fortalece o vínculo entre mãe e filho, diminui o sangramento materno após o parto, reduz os riscos de câncer de mama e ovários, evita gastos financeiros e oferece inúmeros benefícios à saúde do bebê.

Quando orientadas corretamente nos serviços assistenciais, as mães amamentam melhor e por mais tempo, pois embora seja um ato natural, a amamentação nem sempre é fácil. A atuação dos profissionais da saúde no incentivo e no fornecimento de orientações para o sucesso do aleitamento materno faz toda a diferença e é preconizada pelo Ministério da Saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Tatiele Poliana exibe tanquinho trincado em clique de biquíni
MARACAJU
Jovem é presa na MS-164 tentando levar droga para o Mato Grosso
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
CORUMBÁ
Casamento comunitário terá casais homoafetivos pela primeira vez
CRESCIMENTO
Colheita de cana-de-açúcar soma 2,2 milhões de toneladas em outubro
RURAL
Pequenos produtores de Itaporã aderem à agricultura de precisão
LEICEMIA
Criança de 1 ano precisa de doação de sangue e plaquetas
ODEBRECHT
PGR pede prorrogação de inquérito contra Aécio Neves no Supremo
UFGD
Estudantes estrangeiros podem concorrer a bolsas pelo projeto Milton Santos
ECONOMIA
Estudantes poderão renovar contratos do Fies até o dia 23

Mais Lidas

DOURADOS
Carro fica submerso em túnel alagado e homem precisa quebrar o vidro para sair
DOURADOS
Chuva forte deixa ruas e até rodoviária alagada
DOURADOS
Guarda encontra pé de maconha cultivado por usuários em mata
TRÁFICO
Mulher é presa em Dourados com maconha e haxixe escondidos em painel de carro blindado