Menu
Busca sábado, 24 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
Corpal - Dezembro 2017
DOURADOS

HU recebe exposição de cadêmicos sobre complicações mamárias

07 novembro 2017 - 15h50Por Da Redação

Com o objetivo de informar pacientes e colaboradores sobre as principais complicações mamárias que acometem as mulheres durante a amamentação, estudantes de Fisioterapia da Unigran realizam, até a próxima sexta-feira (10) uma exposição temática de banners, distribuídos por diversos ambientes do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).
 
A coordenadora do curso de Fisioterapia da Unigran, Simone Elias, explica que os alunos estudam a temática do aleitamento materno durante a disciplina de Fisioterapia na Saúde da Mulher e, em visita orientada ao HU-UFGD, surgiu a ideia de trabalharem a questão de forma prática. Participaram da atividade 60 estudantes, dos quarto e sexto semestres da graduação.
 
“Em diálogo com a fisioterapeuta da Maternidade construímos a ideia de os acadêmicos produzirem material informativo sobre o tema, sendo que depois os banners serão doados ao hospital para orientação das mães internadas”, esclarece.
 
Na segunda-feira (6), após a instalação dos banners, o grupo de estudantes esteve no HU-UFGD no período da manhã, e pôde orientar pessoalmente pacientes e colaboradores que passavam pelos locais da exposição. Os materiais expostos são de fácil compreensão e abordam assuntos como abscesso mamário, fissura, mamária, mastite, bloqueio de ductos, posicionamento correto da mãe durante o aleitamento, entre outros.
 
A fisioterapeuta da Maternidade do HU-UFGD, Amanda Jorge de Souza Stefanello, que orientou os estudantes durante a confecção dos banners, avalia a ação como de grande importância na construção do conhecimento das pacientes acerca de problemas que podem prejudicar a amamentação e, por sua vez, o desenvolvimento dos bebês.
 
“Problemas com as mamas podem causar o desmame precoce e interromper os benefícios que o aleitamento leva à saúde do bebê. Orientações sobre as principais complicações mamárias e sobre o correto manejo clínico permite aos profissionais da área de saúde um olhar diferenciado na avaliação das puérperas, propiciando maior conhecimento tanto para a prevenção, quanto para a identificação e o tratamento desses problemas”, afirma.
 
Vantagens da amamentação
 
O ato de amamentar desencadeia uma série de vantagens: fortalece o vínculo entre mãe e filho, diminui o sangramento materno após o parto, reduz os riscos de câncer de mama e ovários, evita gastos financeiros e oferece inúmeros benefícios à saúde do bebê.

Quando orientadas corretamente nos serviços assistenciais, as mães amamentam melhor e por mais tempo, pois embora seja um ato natural, a amamentação nem sempre é fácil. A atuação dos profissionais da saúde no incentivo e no fornecimento de orientações para o sucesso do aleitamento materno faz toda a diferença e é preconizada pelo Ministério da Saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PM E BOMBEIROS
ACS elege novo presidente em MS
ESTADO
Começa em abril inventário de plantas e solo do Cerrado de Mato Grosso do Sul
Veículos roubados que seriam levados para o Paraguai são recuperados
BRASIL
Conta-salário poderá ser transferida para instituições não financeiras
RECOMENDAÇÃO
Prefeito vai revogar doação de área a Arquidiocese de Campo Grande
MS/PR
Assaltantes se escondem em pântano e acabam presos
ESTADUAL
Federação adia fim da primeira fase após ajuste de tabela
BANDEIRANTES
Motociclista morre após ser atingido por ônibus
FÁTIMA DO SUL
População faz protesto e pedem Justiça no caso Débora
MUNDO NOVO
Bêbado é preso após fugir de bloqueio policial

Mais Lidas

ERRO
Diário Oficial traz convocação de três “fulanos”
NOVO HORIZONTE
Foragido da Justiça é preso após trocar tiros com policiais em Dourados
ABUSO
Adolescente denuncia o próprio pai por estupro em Dourados
DOURADOS
Polícia desarticula grupo que planejava furto a agência dos Correios