Menu
Busca domingo, 21 de julho de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE

HU de Dourados faz orientados sobre contaminação de alimentos

17 junho 2015 - 10h39

Com o intuito de evitar a contaminação de alimentos e utensílios do Refeitório, o Serviço de Nutrição e Dietética do Setor de Hotelaria do HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou no início do mês de junho uma campanha para alertar os usuários do local sobre os danos que pequenas atitudes incorretas podem ocasionar.

Além da alimentação dos pacientes, o HU-UFGD também oferece refeições aos funcionários, estudantes e residentes, servidas diariamente no refeitório do hospital. No entanto, a equipe do Setor de Nutrição e Dietética notou que grande parte dos frequentadores do local poderiam estar contaminando os alimentos por não se desfazerem adequadamente de seus paramentos antes de comerem.

Para analisar a situação, no mês de março foi iniciado um estudo coordenado pela nutricionista Débora Kanegae Tadano e executado pelas estagiárias do curso de Nutrição da UFGD, Andressa Elena Matos e Denise Rubinho dos Santos Martins, no qual foi identificado que a maior parte dos usuários do Refeitório realmente realizavam suas refeições sem retirar os paramentos.

Como forma de conscientizar os frequentadores e reverter esse resultado alarmante, nos dias 1º, 2 e 3 de junho a equipe colocou em prática a campanha “Prevenção da Contaminação dos Alimentos”, pela qual todas as mesas do Refeitório receberam um display contendo orientações sobre como proceder antes das refeições.

Entre as dicas estão a retirada de jalecos, vestimentas privativas, toucas, luvas, máscaras, óculos de proteção, pró-pés, equipamentos (como estetoscópios), além da minuciosa higiene das mãos. Os mesmos lembretes também foram anunciados em todo o hospital via PABX.

Conforme a equipe, a campanha teve adesão de quase 100% dos usuários do Refeitório, com poucas situações de resistência. O bem-estar de todos que se alimentam no HU, conforme o grupo, é o principal objetivo de suas ações e depende, também, das atitudes de cada funcionário, estudante e residente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEDRO JUAN
Segurança de boate que matou cliente com tiro na cabeça é preso
FENEARTE
Artesanato de MS é sucesso de vendas na maior feira da América Latina
DOURADOS
Homem perde motocicleta em assalto no jardim Novo Horizonte
PESQUISA
53% são contra indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixador
DOURADOS
Prova para candidatos a conselheiro tutelar será no dia 28 de julho
CAPITAL
Acidente entre dois carros e carreta mata motorista na BR-163
SHOWBIZZ
Luana Piovani revela o verdadeiro motivo do término com Pedro Scooby
CAPITAL
Homem é morto a facada e testemunha presa por não pagar pensão
BRASIL
Estudo revela que 80% de diabéticos podem ter doenças cardiovasculares
RIO BRILHANTE
Dupla é flagrada com mais de 100 quilos de maconha em veículo

Mais Lidas

TRÂNSITO
Mulher morre após acidente entre carro e moto
DOURADOS
Guarda flagra rapaz empurrando moto e descobre que veículo era furtado
LAGUNA CARAPÃ
Homem chega alterado em casa, bate na mãe e é preso
DOURADOS
Jovem é preso por tráfico internacional na rodoviária