Menu
Busca sexta, 22 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE

HU de Dourados faz orientados sobre contaminação de alimentos

17 junho 2015 - 10h39

Com o intuito de evitar a contaminação de alimentos e utensílios do Refeitório, o Serviço de Nutrição e Dietética do Setor de Hotelaria do HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou no início do mês de junho uma campanha para alertar os usuários do local sobre os danos que pequenas atitudes incorretas podem ocasionar.

Além da alimentação dos pacientes, o HU-UFGD também oferece refeições aos funcionários, estudantes e residentes, servidas diariamente no refeitório do hospital. No entanto, a equipe do Setor de Nutrição e Dietética notou que grande parte dos frequentadores do local poderiam estar contaminando os alimentos por não se desfazerem adequadamente de seus paramentos antes de comerem.

Para analisar a situação, no mês de março foi iniciado um estudo coordenado pela nutricionista Débora Kanegae Tadano e executado pelas estagiárias do curso de Nutrição da UFGD, Andressa Elena Matos e Denise Rubinho dos Santos Martins, no qual foi identificado que a maior parte dos usuários do Refeitório realmente realizavam suas refeições sem retirar os paramentos.

Como forma de conscientizar os frequentadores e reverter esse resultado alarmante, nos dias 1º, 2 e 3 de junho a equipe colocou em prática a campanha “Prevenção da Contaminação dos Alimentos”, pela qual todas as mesas do Refeitório receberam um display contendo orientações sobre como proceder antes das refeições.

Entre as dicas estão a retirada de jalecos, vestimentas privativas, toucas, luvas, máscaras, óculos de proteção, pró-pés, equipamentos (como estetoscópios), além da minuciosa higiene das mãos. Os mesmos lembretes também foram anunciados em todo o hospital via PABX.

Conforme a equipe, a campanha teve adesão de quase 100% dos usuários do Refeitório, com poucas situações de resistência. O bem-estar de todos que se alimentam no HU, conforme o grupo, é o principal objetivo de suas ações e depende, também, das atitudes de cada funcionário, estudante e residente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Bruna Griphao deixa tanquinho à mostra durante passeio na cachoeira
RORAIMA
Venezuela fecha fronteira com o Brasil no horário determinado por Maduro
BR-060
Perseguição acaba com 3 presos e caminhonete com maconha apreendida
REPASSES
Ministro do STF dá mais um ano para Congresso regulamentar a Lei Kandir
CAPITAL
PM encontra saco com 78 quilos de maconha em terreno baldio
MEIO AMBIENTE
Duas jibóias e uma jararaca foram capturadas nesta quinta na Capital
UFGD
Trote do Bem aumenta o número de doadores de medula óssea
APOSENTADO
Sargento da PM pega 4 anos de prisão por matar mulher a tiros
DOURADOS
Guarda Mirim abre turma e recebe título de Utilidade Pública Estadual
MEC
Instituições federais de ensino de MS recebem R$ 2,61 milhões

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher que encomendou morte de marido é transferida para presídio
OPORTUNIDADE
Prorrogadas inscrições em processo seletivo para contratação de Assistentes de Atividades Educacionais
JARDIM PIRATININGA
Recém-nascida é encontrada sob tanque de lavar roupas em Dourados
DOURADOS
Investigado por estupro de enteadas, homem é preso com pornografia infantil no celular