terça, 19 de março de 2024
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
TRÂNSITO

Homens correspondem a 69% dos motoristas indenizados em MS

20 maio 2019 - 14h35Por Gizele Almeida

As mulheres tem sido mais cautelosas no trânsito. As informações são do Relatório Anual da Seguradora Líder, divulgado nesta segunda-feira (20) que mostra que das 328 mil indenizações pagas pelo Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), em 2018, no Brasil, apenas 25% foram para o sexo feminino. Em Mato Grosso do Sul, o percentual no mesmo período foi de 31%.

O levantamento mostra que entre os motoristas indenizados em 2018, em todo o país, apenas 15% eram mulheres. Os dados são produzidos pelo Centro de Estatística da Seguradora Líder-DPVAT.

Dos veículos envolvidos em acidentes que envolveram o DPVAT, em Mato Grosso do Sul, o total de 5.654 são motocicletas, 1.315 são automóveis, 319 são caminhões e pick-ups, 60 entre ônibus, micro ônibus e vans, 41 do tipo ciclomotor.

Dos indenizados tem a maioria entre 25 e 34 anos (1.890). Entre 45 a 64 anos, tinham 1.695 dos indenizados. Entre 18 a 24 anos, tinham 1.661 indenizados, entre 35 a 44 anos, tinham 1.530 indenizados, entre 08 a 17 anos, 255 indenizados, entre 0 e 7 anos, 78 indenizados, com mais de 65 anos, 280 dos indenizados. 

A maioria dos indenizados em MS é de pedestres, sendo 3.998. Em segunda colocação, estão os motoristas, sendo 2.841. Os passageiros somaram 550. 

Do total de 7.389 benefícios concedidos, 5.823 foram concedidos por invalidez, 965 por DAMS (Despesas Médicas e Hospitalares) e 601 por morte. 

Em Dourados, o total de indenizações pagas pelo DPVAT somou 887. 

Ainda no que diz respeito às mulheres, ao analisar somente os pagamentos destinados a categoria, os números também mostram que elas são mais atingidas quando estão na condição de passageiro e pedestre – as duas categorias concentraram mais da metade das ocorrências indenizadas com vítimas do sexo feminino, em todo o país. Já entre os homens, mais de 78% dos beneficiários eram motoristas. Os dados reforçam, portanto, o maior índice de imprudência entre os homens no comando da direção.

Quanto às regiões brasileiras, o Centro-Oeste teve o maior número de indenizações pagas por acidentes envolvendo mulheres no ano passado, com 28% do total de pagamentos por ocorrências com o sexo feminino. Na sequência, estão Sul e Norte com 27%, Sudeste (26%) e Nordeste (21%).

No relatório, o superintendente de Operações da Seguradora Líder, Arthur Froes, apontou que de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, a falta de atenção do condutor foi a principal causa das ocorrências. Para ele, o cenário comprova a maior imprudência do homem ao volante.

“As mulheres recebem, em média, apenas ¼ das indenizações. Assim, proporcionalmente, se envolvem menos em acidentes de trânsito. Isso acontece porque costumam estar mais atentas às normas, como o uso do cinto de segurança e da cadeira infantil quando há crianças no veículo. Além disso, também são mais prudentes quanto à legislação, respeitando o limite máximo de velocidade das vias”, ressaltou. 

Fraudes

A Seguradora Líder investiu em um sistema para identificar fraudes e todos os pedidos de indenização do Seguro DPVAT recebem o monitoramento contínuo, sendo avaliado pelos softwares de inteligência artificial, Para o período de Janeiro até Dezembro de 2018, foram identificadas 11.898 fraudes.

O Estado campeão em fraudes foi o Ceará com 2771 identificadas. Na sequência, São Paulo contou com 1.965. No Rio Grande do Sul, o registro foi de 1.252. Mato Grosso do Sul obteve o registro de 37. Veja outros dados, na imagem ao lado. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos