Menu
Busca domingo, 25 de agosto de 2019
(67) 9860-3221
TRÂNSITO

Homens correspondem a 69% dos motoristas indenizados em MS

20 maio 2019 - 14h35Por Gizele Almeida

As mulheres tem sido mais cautelosas no trânsito. As informações são do Relatório Anual da Seguradora Líder, divulgado nesta segunda-feira (20) que mostra que das 328 mil indenizações pagas pelo Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), em 2018, no Brasil, apenas 25% foram para o sexo feminino. Em Mato Grosso do Sul, o percentual no mesmo período foi de 31%.

O levantamento mostra que entre os motoristas indenizados em 2018, em todo o país, apenas 15% eram mulheres. Os dados são produzidos pelo Centro de Estatística da Seguradora Líder-DPVAT.

Dos veículos envolvidos em acidentes que envolveram o DPVAT, em Mato Grosso do Sul, o total de 5.654 são motocicletas, 1.315 são automóveis, 319 são caminhões e pick-ups, 60 entre ônibus, micro ônibus e vans, 41 do tipo ciclomotor.

Dos indenizados tem a maioria entre 25 e 34 anos (1.890). Entre 45 a 64 anos, tinham 1.695 dos indenizados. Entre 18 a 24 anos, tinham 1.661 indenizados, entre 35 a 44 anos, tinham 1.530 indenizados, entre 08 a 17 anos, 255 indenizados, entre 0 e 7 anos, 78 indenizados, com mais de 65 anos, 280 dos indenizados. 

A maioria dos indenizados em MS é de pedestres, sendo 3.998. Em segunda colocação, estão os motoristas, sendo 2.841. Os passageiros somaram 550. 

Do total de 7.389 benefícios concedidos, 5.823 foram concedidos por invalidez, 965 por DAMS (Despesas Médicas e Hospitalares) e 601 por morte. 

Em Dourados, o total de indenizações pagas pelo DPVAT somou 887. 

Ainda no que diz respeito às mulheres, ao analisar somente os pagamentos destinados a categoria, os números também mostram que elas são mais atingidas quando estão na condição de passageiro e pedestre – as duas categorias concentraram mais da metade das ocorrências indenizadas com vítimas do sexo feminino, em todo o país. Já entre os homens, mais de 78% dos beneficiários eram motoristas. Os dados reforçam, portanto, o maior índice de imprudência entre os homens no comando da direção.

Quanto às regiões brasileiras, o Centro-Oeste teve o maior número de indenizações pagas por acidentes envolvendo mulheres no ano passado, com 28% do total de pagamentos por ocorrências com o sexo feminino. Na sequência, estão Sul e Norte com 27%, Sudeste (26%) e Nordeste (21%).

No relatório, o superintendente de Operações da Seguradora Líder, Arthur Froes, apontou que de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, a falta de atenção do condutor foi a principal causa das ocorrências. Para ele, o cenário comprova a maior imprudência do homem ao volante.

“As mulheres recebem, em média, apenas ¼ das indenizações. Assim, proporcionalmente, se envolvem menos em acidentes de trânsito. Isso acontece porque costumam estar mais atentas às normas, como o uso do cinto de segurança e da cadeira infantil quando há crianças no veículo. Além disso, também são mais prudentes quanto à legislação, respeitando o limite máximo de velocidade das vias”, ressaltou. 

Fraudes

A Seguradora Líder investiu em um sistema para identificar fraudes e todos os pedidos de indenização do Seguro DPVAT recebem o monitoramento contínuo, sendo avaliado pelos softwares de inteligência artificial, Para o período de Janeiro até Dezembro de 2018, foram identificadas 11.898 fraudes.

O Estado campeão em fraudes foi o Ceará com 2771 identificadas. Na sequência, São Paulo contou com 1.965. No Rio Grande do Sul, o registro foi de 1.252. Mato Grosso do Sul obteve o registro de 37. Veja outros dados, na imagem ao lado. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LAGUNA CARAPÃ
Homem é preso e comparsas fogem após transportar fardos de maconha em motos por 130 km
AJUDA INTERNACIONAL
Repasses alemães para projetos ambientais equivalem em 1 ano a 4 vezes o orçamento do Ibama
TRÂNSITO
Idosa capota veículo em acidente na Capital
CAMPO GRANDE
Homem furta caminhão carregado de grama em viveiro de mudas
RIO BRILHANTE
Família encontra mulher morta após vítima passar mal durante a noite
FUTEBOL
Brasileirão promete fortes emoções neste domingo; confira os jogos
LUTO
Atriz e escritora Fernanda Young morre aos 49 anos
CAMPO GRANDE
Incêndio atinge 200 metros de mato em área ao lado do aterro sanitário
RURAL
País desenvolve tecnologia para lavouras mais resistentes ao calor
TRÊS LAGOAS
Carro dos Correios é furtado em MS enquanto motorista entregava provas do Encceja

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher tem dedo amputado após empilhadeira a atingir enquanto fazia compras
DOURADOS
Após “falsa corrida”, motorista de aplicativo tem carro levado por bandido que se envolve em acidente e é preso
HOSPITAL DA VIDA
Órgãos de jovem que morreu em acidente são captados e levados para quatro cidades
POLÍCIA
Mulheres são presas por tráfico em Dourados