Menu
Busca domingo, 15 de julho de 2018
(67) 9860-3221

Hoje haverá degustação de produtos a base de peixe na UFGD

14 dezembro 2012 - 09h55

Hoje, dia 14 de dezembro, terá degustação de produtos de carne, mecanicamente separados, da tilapia, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Será após a “Apresentação dos Projetos de Pesquisa e Capacitação do Plano da Cadeia do Pescado”, às 11h no auditório da Reitoria. Poderão ser degustados hambúrguer, salsicha, kafta e quibe, todos oriundos do pescado. Os produtos são resultantes dos projetos de extensão dos professores, Angela Dulce Cavenaghi Altemio e Gustavo Graciano Fonseca, juntamente com acadêmicos bolsistas da iniciação científica do curso de Engenharia de Alimentos.

O primeiro projeto é “Processamento e Boas Práticas de fabricação de Produtos Aplicados ao Desenvolvimento Sustentável do Setor Aquícola da Região Sul do Mato Grosso do Sul”, são cursos de capacitação e desenvolvimento de produtos a base de peixe para psicultores da região, realizado pela professora Angela. O objetivo do projeto é aplicar tecnologias de processamento de pescado como forma alternativa aos empreendimentos que atuam diretamente na atividade aquícolas através da agregação de valor. Além disso, a produção de produtos a base de carne de peixe pode gerar mais empregos e dar condições para resolver problemas do setor como a diversificação da produção e o aproveitamento de espécies de baixo valor comercial.

Já o segundo projeto é sobre “Avaliação e caracterização de concentrado protéico e embutido emulsionado obtidos a partir de vísceras de pescado”, coordenado pelo professor Gustavo Graciano Fonseca, com colaboração da professora Angela Dulce Cavenaghi Altemio. O intuito é desenvolver um processo tecnológico para obtenção de concentrado protéico utilizando vísceras de tilápia, caracterizar o concentrado assim obtido e aplicá-lo na elaboração de um embutido. Isso é idealizado para utilizar os resíduos descartados nas operações de processamento de pescado, uma vez que 66% da matéria prima é descartada.

O evento é uma realização conjunta entre UFGD, Embrapa Agropecuária Oeste e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Celular roubado no ano passado é recuperado próximo a Ceim
BARBÁRIE
Mulher é morta a facadas em Amambai
REGIÃO DO PANTANAL
Vacinação contra febre aftosa termina nos próximos dias
ÉÉÉ CAMPEÃOOO
França bate Croácia e fica com o bi mundial
SAÚDE
Saiba como se prevenir contra as doenças do inverno
UFGD
Inscrições de trabalho para Encontro de pesquisadores terminam hoje
CAMPO GRANDE
Motorista embriagado é preso ao se envolver em acidente com morte
INVERNO
MS deve ter mais um período "gelado" em julho
DOURADOS
Homem tem moto furtada ao estacionar na frente da própria casa
MS-156
Rapaz morre após ser atropelado duas vezes em rodovia

Mais Lidas

VILA SÃO FRACISCO
Dupla é presa por tentativa de arrombamento de caixa eletrônico
NOVA ANDRADINA
Advogada morre após veículo que dirigia cair em uma ribanceira
RESIDENCIAL BONANZA
Homem atropela casal em Dourados após ser contrariado
DOURADOS
Homem é atropelado após “roletar” avenida com bicicleta motorizada