Menu
Busca quarta, 23 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE

Grupo de Parkinson apresenta resultados do projeto em Encontro

02 julho 2015 - 10h29

Pensando em como melhorar a vida de pacientes com o Mal de Parkinson, o curso de Fisioterapia da Unigran está há um ano com um projeto de extensão em parceria com o Ambulatório de Parkinson do Hospital Universitário de Dourados. Os resultados das ações foram apresentados durante o I Encontro Científico de Grupo de Parkinson de Dourados.

Segundo a coordenadora do projeto, Angela Cristina de Lima, o objetivo do Encontro foi mostrar os resultados, atualizar acadêmicos e profissionais sobre o tema, além de destacar a participação e integração de outras áreas como Medicina e Psicologia.

O Grupo atendeu 22 pacientes e cuidadores. As ações desenvolvidas foram de atendimento especializado no Ambulatório do HU, atendimento semanal fisioterápico, avaliações, questionários gerais da doença com os pacientes, discussão de casos e ainda, acompanhamento psicológico aos cuidadores.

“Os resultados são positivos e melhores possíveis. Tivemos melhora de desempenho de função, de atividades diárias de vida, uma melhora e redução dos sintomas da doença, atividade motora, capacidade de andar”, garante a professora Angela.

A acadêmica do 7º semestre de Fisioterapia, Luana Manfio dos Santos, participa do Grupo desde o começo do ano e apresentou um estudo de caso clínico sobre a avaliação funcional e a aplicabilidade da Fisioterapia na Doença de Parkinson. “Nós percebemos muito ganho dos pacientes quanto à funcionalidade, no equilíbrio, melhora da marcha, da fala, e também interação social, pois eles têm dificuldades em relação a outros pacientes”, afirma.

Luana ressalta que gosta de trabalhar com pacientes idosos e é uma experiência nova para carreira. “Essas atividades práticas acrescentam muito na formação profissional, pois aprendemos com os melhores, nossos professores nos passam novos conhecimentos e podemos aplicar os exercícios nos pacientes para contribuir com a qualidade de vida deles”, destaca.

Durante o Encontro, foi apresentado o resultado do vídeo “Vivendo com a doença de Parkinson: orientações práticas para pacientes e cuidadores”, produzido por integrantes do projeto. Com 16 acessos na internet, o vídeo está disponível no link: www.youtube........ e conta com orientações gerais, fisioterápicas, médicas, nutricionais e psicológicas, voltadas aos pacientes com Parkinson e cuidadores.

As atividades do projeto retornam em agosto. A Clínica de Fisioterapia da Unigran oferece esse tratamento específico para os pacientes com Parkinson, o atendimento é gratuito e está aberto a comunidade. Quem tiver interesse, entre em contato pelo telefone (67) 3411-4111.


Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZZ
Ex-BBB Michelly Crisfepe exibe barriga esculpida na web e recebe elogios
PAGAMENTO
Justiça suspende auxílio-mudança de parlamentares reeleitos
SAÚDE
Menino de 5 anos é diagnosticado com leishmaniose em Campo Grande
ECONOMIA
Aéreas brasileiras transportaram 103 milhões de passageiros em 2018
COXIM
Mulher não consegue falar com marido que é encontrado morto pela filho
UFGD
Concursos para docentes e técnicos divulgam candidatos isentos
ECONOMIA
Secretaria de Fazenda publica valor atualizado de Uferms para fevereiro
FORÇAS ARMADAS
Polícia recupera pistola de uso restrito desaparecida desde 2016
APRENDIZES-MARINHEIRO
Marinha abre inscrições para concurso com 1 mil vagas em todo país
ANASTÁCIO
Homem agride e furta dinheiro mãe para comprar bebida alcoólica

Mais Lidas

POLÍCIA
Homem morre após ser atropelado por Mini Carregadeira em Dourados
BRASILÂNDIA
Dono de casa de prostituição é preso por tráfico de mulheres
OPERAÇÃO PREGÃO
Ex-secretário de Fazenda João Fava Neto é preso na Capital
ENERGISA
Consumidores podem recorrer ao valor da conta de energia sem sofrer corte no fornecimento