Menu
Busca sexta, 16 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
SAÚDE

Grupo de Parkinson apresenta resultados do projeto em Encontro

02 julho 2015 - 10h29

Pensando em como melhorar a vida de pacientes com o Mal de Parkinson, o curso de Fisioterapia da Unigran está há um ano com um projeto de extensão em parceria com o Ambulatório de Parkinson do Hospital Universitário de Dourados. Os resultados das ações foram apresentados durante o I Encontro Científico de Grupo de Parkinson de Dourados.

Segundo a coordenadora do projeto, Angela Cristina de Lima, o objetivo do Encontro foi mostrar os resultados, atualizar acadêmicos e profissionais sobre o tema, além de destacar a participação e integração de outras áreas como Medicina e Psicologia.

O Grupo atendeu 22 pacientes e cuidadores. As ações desenvolvidas foram de atendimento especializado no Ambulatório do HU, atendimento semanal fisioterápico, avaliações, questionários gerais da doença com os pacientes, discussão de casos e ainda, acompanhamento psicológico aos cuidadores.

“Os resultados são positivos e melhores possíveis. Tivemos melhora de desempenho de função, de atividades diárias de vida, uma melhora e redução dos sintomas da doença, atividade motora, capacidade de andar”, garante a professora Angela.

A acadêmica do 7º semestre de Fisioterapia, Luana Manfio dos Santos, participa do Grupo desde o começo do ano e apresentou um estudo de caso clínico sobre a avaliação funcional e a aplicabilidade da Fisioterapia na Doença de Parkinson. “Nós percebemos muito ganho dos pacientes quanto à funcionalidade, no equilíbrio, melhora da marcha, da fala, e também interação social, pois eles têm dificuldades em relação a outros pacientes”, afirma.

Luana ressalta que gosta de trabalhar com pacientes idosos e é uma experiência nova para carreira. “Essas atividades práticas acrescentam muito na formação profissional, pois aprendemos com os melhores, nossos professores nos passam novos conhecimentos e podemos aplicar os exercícios nos pacientes para contribuir com a qualidade de vida deles”, destaca.

Durante o Encontro, foi apresentado o resultado do vídeo “Vivendo com a doença de Parkinson: orientações práticas para pacientes e cuidadores”, produzido por integrantes do projeto. Com 16 acessos na internet, o vídeo está disponível no link: www.youtube........ e conta com orientações gerais, fisioterápicas, médicas, nutricionais e psicológicas, voltadas aos pacientes com Parkinson e cuidadores.

As atividades do projeto retornam em agosto. A Clínica de Fisioterapia da Unigran oferece esse tratamento específico para os pacientes com Parkinson, o atendimento é gratuito e está aberto a comunidade. Quem tiver interesse, entre em contato pelo telefone (67) 3411-4111.


Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Gracyanne Barbosa sensualiza com enxada e provoca: "cavando a cova das inimigas"
PREMIADO
Promoção da Sicredi Centro-Sul MS entrega carro 0km para associado de Itaquiraí
BRASIL
Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado
SEGURANÇA
Agência destaca importância do uso de cinto de segurança em ônibus
DOURADOS
Vacinação antirrábica segue até sábado na região do Ouro Verde
BRASIL
Novo prazo para aderir ao Refis Rural vai até 31 de dezembro
BRASIL
Cientistas sintetizam molécula que elimina vírus da hepatite C
AUDIÊNCIA
Grupo irá acompanhar processos criminais envolvendo indígenas de MS
TV
Pedro Bial dá selinho em Pabllo Vittar e dispara: "Estou meio Hebe hoje"
BATAGUASSU
Motorista sem CNH bate carro em poste de radar

Mais Lidas

CAMPO GRANDE
Empresário é executado e filho fica ferido em atentado
CAMPO GRANDE
Empresário executado na Capital era avalista em dívida de R$ 40 milhões
SUSTO
Veículo com placas de Dourados fica destruído ao ser atingido por vagões de trem
DOURADOS
Dupla armada rouba moto para assaltar empresa e levar R$ 3 mil