Menu
Busca domingo, 23 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
SAÚDE

Grupo de Parkinson apresenta resultados do projeto em Encontro

02 julho 2015 - 10h29

Pensando em como melhorar a vida de pacientes com o Mal de Parkinson, o curso de Fisioterapia da Unigran está há um ano com um projeto de extensão em parceria com o Ambulatório de Parkinson do Hospital Universitário de Dourados. Os resultados das ações foram apresentados durante o I Encontro Científico de Grupo de Parkinson de Dourados.

Segundo a coordenadora do projeto, Angela Cristina de Lima, o objetivo do Encontro foi mostrar os resultados, atualizar acadêmicos e profissionais sobre o tema, além de destacar a participação e integração de outras áreas como Medicina e Psicologia.

O Grupo atendeu 22 pacientes e cuidadores. As ações desenvolvidas foram de atendimento especializado no Ambulatório do HU, atendimento semanal fisioterápico, avaliações, questionários gerais da doença com os pacientes, discussão de casos e ainda, acompanhamento psicológico aos cuidadores.

“Os resultados são positivos e melhores possíveis. Tivemos melhora de desempenho de função, de atividades diárias de vida, uma melhora e redução dos sintomas da doença, atividade motora, capacidade de andar”, garante a professora Angela.

A acadêmica do 7º semestre de Fisioterapia, Luana Manfio dos Santos, participa do Grupo desde o começo do ano e apresentou um estudo de caso clínico sobre a avaliação funcional e a aplicabilidade da Fisioterapia na Doença de Parkinson. “Nós percebemos muito ganho dos pacientes quanto à funcionalidade, no equilíbrio, melhora da marcha, da fala, e também interação social, pois eles têm dificuldades em relação a outros pacientes”, afirma.

Luana ressalta que gosta de trabalhar com pacientes idosos e é uma experiência nova para carreira. “Essas atividades práticas acrescentam muito na formação profissional, pois aprendemos com os melhores, nossos professores nos passam novos conhecimentos e podemos aplicar os exercícios nos pacientes para contribuir com a qualidade de vida deles”, destaca.

Durante o Encontro, foi apresentado o resultado do vídeo “Vivendo com a doença de Parkinson: orientações práticas para pacientes e cuidadores”, produzido por integrantes do projeto. Com 16 acessos na internet, o vídeo está disponível no link: www.youtube........ e conta com orientações gerais, fisioterápicas, médicas, nutricionais e psicológicas, voltadas aos pacientes com Parkinson e cuidadores.

As atividades do projeto retornam em agosto. A Clínica de Fisioterapia da Unigran oferece esse tratamento específico para os pacientes com Parkinson, o atendimento é gratuito e está aberto a comunidade. Quem tiver interesse, entre em contato pelo telefone (67) 3411-4111.


Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Luisa Sonza relata críticas após procedimento: 'Acharam feio'
MEDIDA
ANP vai fazer consulta para substituir GNL importado por gás doméstico
TEMPORAL
Chuva e ventos fortes derrubam árvores em Dourados
LADÁRIO
Três pessoas ficam feridas em capotagem de carro
INVESTIGAÇÃO
Polícia Federal reforça versão de que agressor de Bolsonaro atuou sozinho
CAPITAL
Carreta tomba com 27 toneladas de agrotóxico
POLÍTICA
Temer viaja a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU; Toffoli assume Presidência
PONTA PORÃ
PM recebe solicitação por desentendimento familiar e captura foragido
CAPITAL
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 42kg de maconha e skank após fuga de condutor

Mais Lidas

DOURADOS
Amiga de jovem encontrada morta é presa acusada por tráfico e por alterar a cena do crime
DOURADOS
Jovem foi espancada até a morte no Pelicano
DOURADOS
Jovem é encontrada morta no Jardim Pelicano
OPERAÇÃO NEPSIS
Ação conjunta prende cinco Policiais Rodoviários Federais em MS