Menu
Busca segunda, 22 de abril de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE

Grupo de Parkinson apresenta resultados do projeto em Encontro

02 julho 2015 - 10h29

Pensando em como melhorar a vida de pacientes com o Mal de Parkinson, o curso de Fisioterapia da Unigran está há um ano com um projeto de extensão em parceria com o Ambulatório de Parkinson do Hospital Universitário de Dourados. Os resultados das ações foram apresentados durante o I Encontro Científico de Grupo de Parkinson de Dourados.

Segundo a coordenadora do projeto, Angela Cristina de Lima, o objetivo do Encontro foi mostrar os resultados, atualizar acadêmicos e profissionais sobre o tema, além de destacar a participação e integração de outras áreas como Medicina e Psicologia.

O Grupo atendeu 22 pacientes e cuidadores. As ações desenvolvidas foram de atendimento especializado no Ambulatório do HU, atendimento semanal fisioterápico, avaliações, questionários gerais da doença com os pacientes, discussão de casos e ainda, acompanhamento psicológico aos cuidadores.

“Os resultados são positivos e melhores possíveis. Tivemos melhora de desempenho de função, de atividades diárias de vida, uma melhora e redução dos sintomas da doença, atividade motora, capacidade de andar”, garante a professora Angela.

A acadêmica do 7º semestre de Fisioterapia, Luana Manfio dos Santos, participa do Grupo desde o começo do ano e apresentou um estudo de caso clínico sobre a avaliação funcional e a aplicabilidade da Fisioterapia na Doença de Parkinson. “Nós percebemos muito ganho dos pacientes quanto à funcionalidade, no equilíbrio, melhora da marcha, da fala, e também interação social, pois eles têm dificuldades em relação a outros pacientes”, afirma.

Luana ressalta que gosta de trabalhar com pacientes idosos e é uma experiência nova para carreira. “Essas atividades práticas acrescentam muito na formação profissional, pois aprendemos com os melhores, nossos professores nos passam novos conhecimentos e podemos aplicar os exercícios nos pacientes para contribuir com a qualidade de vida deles”, destaca.

Durante o Encontro, foi apresentado o resultado do vídeo “Vivendo com a doença de Parkinson: orientações práticas para pacientes e cuidadores”, produzido por integrantes do projeto. Com 16 acessos na internet, o vídeo está disponível no link: www.youtube........ e conta com orientações gerais, fisioterápicas, médicas, nutricionais e psicológicas, voltadas aos pacientes com Parkinson e cuidadores.

As atividades do projeto retornam em agosto. A Clínica de Fisioterapia da Unigran oferece esse tratamento específico para os pacientes com Parkinson, o atendimento é gratuito e está aberto a comunidade. Quem tiver interesse, entre em contato pelo telefone (67) 3411-4111.


Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTRADAS
PRF registra queda de 28% em mortes no feriado da Semana Santa
VIOLÊNCIA
Coordenadoria da Mulher capacita rede de atendimento de Dourados
ESTAVA EMBRIAGADA
Após ver caminhonete atingir moto de marido, mulher vai atrás de veículo e ajuda a prender motorista
IRPF
Mais de 13 milhões ainda não enviaram declaração do Imposto de Renda
ECONOMIA
Dólar fecha em leve alta, monitorando avanço da reforma da Previdência
EDUCAÇÃO
Saiba a importância de estimular o cérebro
DOCUMENTO
Eleitores têm até 6 de maio para regularizar título
MS
Droga é encontrada na bagagem de passageiro de veículo contratado via aplicativo
BRASIL
Alunos que tiveram a isenção no Enem negada podem entrar com recurso
TEMPO
Todo MS entra em alerta quanto a tempestade, granizo e vendaval

Mais Lidas

POLÍCIA
Homem é encontrado morto no Rio Dourados
POLÍCIA
Casal é preso por tráfico, após entrega de crack, na Cachoeirinha
TRAGÉDIA
Casal morre em acidente de moto próximo a Ponta Porã
DOURADOS
Rapaz é ferido com duas facadas e socorrido ao HV