Menu
Busca quarta, 26 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
DOURADOS

Funsaud realiza campanha de incentivo a doação de órgãos na quarta-feira

25 setembro 2017 - 17h35

A CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) realiza nesta quarta-feira (27) uma ação com foco na orientação referente ao processo de doação de órgãos para a comunidade. A atividade acontece dentro do contexto do Setembro Verde e será das 08h às 12h, na Praça Antônio João.

A comissão criada pela Funsaud – Fundação de Serviços de Saúde de Dourados - na gestão Délia Razuk atua no Hospital da Vida e visa aumentar o índice de captação de órgãos em Dourados. O trabalho já conta com números positivos. Conforme a coordenação do CIHDOTT, neste ano foram nove captações, de fígado, rins e córnea.

Na atividade no centro de Dourados, membros da comissão e profissionais da saúde esclarecerão sobre o processo à população. Clarinie Fortunatti, vice-coordenadora do CIHDOTT, cita que o trabalho de informar sobre o assunto deve ser constante, para se contar com um maior número de doadores.

"Ainda existe muito tabu neste assunto e isto precisa ser trabalhado. Destacaremos que as pessoas que querem ser doadoras devem declarar essa vontade aos familiares em vida e mostraremos que os familiares precisam passar esse desejo adiante", disse.

Ela explica que os órgãos são captados após a autorização dos familiares e ficam sob a responsabilidade da Central de Transplantes em Campo Grande e posteriormente da Central Nacional para os devidos encaminhamentos e atendimento da demanda.

A comissão coordenada pelo médico Antônio Pedro Bitencourt foi criada por orientação da prefeita Délia Razuk, sob a supervisão do secretário de Saúde Renato Vidigal e tem colocado Dourados com melhor projeção nacional quanto à captação de órgãos.

A atividade na quarta-feira contará também com a participação de alunos da rede municipal e acadêmicos. "Temos contado com total apoio da administração e levaremos a mensagem de salvar vidas pela doação de órgãos à toda a comunidade", finaliza Clarinie.




Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Aline Riscado curte praia com amigas e impressiona com corpão sarado
UFMS
PF investiga denúncia de acadêmico que ameaçou professores e alunos
OPORTUNIDADE
CIN abre vagas a curso de comércio exterior em Dourados
CAMPO GRANDE
Prefeitura abre inscrição para contratar médicos com salário de R$ 12 mil
UEMS
De Pais para Filhos chega em Dourados no próximo fim de semana
CAPITAL
Com suspeita de tuberculose, idosa espera vaga em hospital há 5 dias
PROGRAMA
Governo lança plano para reduzir à metade nº de mortos no trânsito
ANASTÁCIO
Após engravidar do pai, adolescente dá à luz e decide criar bebê
ELEIÇÕES 2018
TSE aceita registro de candidatura de Haddad à Presidência
EDUCAÇÃO
ProfLetras de Dourados abre processo seletivo para alunos regulares

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia encontra bilhete com “mula” e fecha entreposto de drogas no Estrela Porã
OPERAÇÃO REMAKE
Gaeco cumpre mandados e apura desvio de R$ 670 mil em sindicato
BR-163
Gol carregado com maconha é apreendido em Dourados
ÁGUA BOA
Homem armado invade casa e leva dinheiro da vítima