Menu
Busca Segunda, 11 de Dezembro de 2017
(67) 9860-3221
DOURADOS

Funsaud realiza campanha de incentivo a doação de órgãos na quarta-feira

25 Setembro 2017 - 17h35

A CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) realiza nesta quarta-feira (27) uma ação com foco na orientação referente ao processo de doação de órgãos para a comunidade. A atividade acontece dentro do contexto do Setembro Verde e será das 08h às 12h, na Praça Antônio João.

A comissão criada pela Funsaud – Fundação de Serviços de Saúde de Dourados - na gestão Délia Razuk atua no Hospital da Vida e visa aumentar o índice de captação de órgãos em Dourados. O trabalho já conta com números positivos. Conforme a coordenação do CIHDOTT, neste ano foram nove captações, de fígado, rins e córnea.

Na atividade no centro de Dourados, membros da comissão e profissionais da saúde esclarecerão sobre o processo à população. Clarinie Fortunatti, vice-coordenadora do CIHDOTT, cita que o trabalho de informar sobre o assunto deve ser constante, para se contar com um maior número de doadores.

"Ainda existe muito tabu neste assunto e isto precisa ser trabalhado. Destacaremos que as pessoas que querem ser doadoras devem declarar essa vontade aos familiares em vida e mostraremos que os familiares precisam passar esse desejo adiante", disse.

Ela explica que os órgãos são captados após a autorização dos familiares e ficam sob a responsabilidade da Central de Transplantes em Campo Grande e posteriormente da Central Nacional para os devidos encaminhamentos e atendimento da demanda.

A comissão coordenada pelo médico Antônio Pedro Bitencourt foi criada por orientação da prefeita Délia Razuk, sob a supervisão do secretário de Saúde Renato Vidigal e tem colocado Dourados com melhor projeção nacional quanto à captação de órgãos.

A atividade na quarta-feira contará também com a participação de alunos da rede municipal e acadêmicos. "Temos contado com total apoio da administração e levaremos a mensagem de salvar vidas pela doação de órgãos à toda a comunidade", finaliza Clarinie.




Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Lojas do Centro começam a atender até as 22h
PERSEGUIÇÃO
Motorista foge e abandona carro com 1t de maconha em MS
REAJUSTE
Petrobras elevará preços do diesel em 1,8% e da gasolina em 1,4% amanhã
DOURADOS
Agricultura familiar cresce e se consolida com atuação da Prefeitura
ESPORTE
Definidos os campeões da última etapa do estadual de beach tennis
CINEMA
Cultura reabre edital que destina R$ 300 mil para a produção de filmes
DOURADOS
Servidores não descartam greve no Hospital da Vida
FUTEBOL
PSG x Real, Chelsea x Barça: confira o sorteio das oitavas da Champions
IVINHEMA
Braço de motociclista vai parar no banco de veículo após colisão
EDUCAÇÃO
Unigran sela parceria com Google e aprimora ferramentas pedagógicas

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem encontrado no Potreirito foi morto com dois tiros
POLÍCIA
Ciclista morre após acidente no João Paulo II
DOURADOS
Assaltante “homem de ferro” foge após crime próximo a boate
POLÍCIA
Identificado morto na Linha do Potreirito
Identificado morto na Linha do Potreirito