Menu
Busca sexta, 22 de março de 2019
(67) 9860-3221
ATRAÇÃO

Exposição de arte científica 'Nano Arte' acontece em Dourados

14 março 2019 - 12h20Por Da Redação

A UFGD, por meio do projeto de extensão 'Exposição Científica e Artística', realiza a Exposição de Arte Científica “Nano Arte” dias 27, 28, 29 e 30 de março, entre 13h às 21h, no Shopping Avenida de Dourados. 

A exposição de quadros com imagens de materiais nanométricas revela a beleza das formas de um universo invisível a olho nu e estimula a curiosidade científica. As imagens são ampliadas e colorizadas em computador com os propósitos despertar o desejo dos jovens a se tornarem cientistas de mergulhar nesta área ainda pouco explorada. 

A "Nano Arte" é uma expressão artística recente, surgida com a nanotecnologia, integrando ciência e arte. As imagens de materiais nanométricos captadas dos materiais pesquisados são ampliadas e colorizadas em computador com os propósitos revelar a beleza das formas de um universo invisível a olho nu e de popularizar e estimular a curiosidade científica.

A missão dos pesquisadores é realizar a difusão do conhecimento, enxergando na Nanoarte uma forma de divulgar a ciência de forma lúdica. A exposição foi criada pelos pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/UFSCar) Rorivaldo Camargo, Daniela Caceta e Ricardo Tranquilin, sob a coordenação do professor Elson Longo. As imagens da exposição são de materiais cerâmicos, metais e polímeros que foram sintetizados no laboratório pelos alunos de graduação e pós-graduação do CDMF.

A Nanoarte já esteve em diversas cidades do Brasil e do mundo, como São Carlos (SP), Franca (SP), Natal (RN), Tatuí (SP), Nova Iorque (EUA), San Sebastian (Espanha), Castellón (Espanha), Romênia e Tel Aviv (Israel). As imagens já receberam prêmios internacionais pela qualidade artísticas do trabalho.

A Exposição também acontecerá no Auditório Central da Unidade 2, através de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Química do Centro Oeste. A organização é do professor visitante doutor Luiz Fernando Gorup, vinculado à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET/UFGD). Informações pelo e-mail: lfgorup@gmail.com    

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÁFICO
Maconha e skunk são apreendidos em Dourados
RIO BRILHANTE
Menor é apreendido na BR-163 com veículo furtado
BRASIL
Comissionado que não atender critério de idoneidade será exonerado
DOURADOS
Essência de nargilé contrabandeada é apreendida em veículo
DOURADOS
Inscrições para corrida e caminhada Ginaslouquinhos terminam hoje
POLÍCIA
Carro roubado em SP é recuperado em Dourados
MS
Decreto disciplina manejo do solo nas propriedades rurais de Bonito e Jardim
ARTIGO
S.O.S. contra o suicídio
COZINHA EXPERIMENTAL
Primeiro curso de 2019 leva receitas para eliminar toxinas do organismo
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Água é considerada boa em apenas 6,5% dos rios da Mata Atlântica

Mais Lidas

DOURADOS
Tripla colisão deixa dois feridos em cruzamento movimentado
DOURADOS
Universitária morre no HV quatro dias após acidente de moto
RIO BRILHANTE
Dono de oficina baleado pela manhã morre no Hospital da Vida
OPERAÇÃO PREGÃO
Investigações apontam assinatura de morta em contrato de empresa de refrigeração com prefeitura