Menu
Busca sábado, 20 de julho de 2019
(67) 9860-3221
AGRICULTURA

Excesso de chuva não atrapalha colheita do milho, diz especialista

01 junho 2015 - 12h15

O excesso de chuva dos últimos dias, não irá atrapalhar a colheita do milho safrinha na região de Dourados. A planta está em um período onde a quantidade de água, que se acumulou no solo durante esse período, será útil nos próximos dias, para a formação do grão.

O histórico de chuvas na região, segundo a ferramenta Guia Clima da Embrapa do município, para o mês de maio, seria de 105,7 mm, mas o registrado ao longo do mês foi de 209 mm, ou seja, praticamente dobrou.

De acordo com o agrometeorologista da Embrapa Agropecuária do Oeste, em Dourados, Cláudio Lazzarotto, a chuva neste período favorece a planta e não leva a perda.

“Não tem como os produtores ficarem preocupados, foi positivo e favorável para a planta que está verde, pois nesta safra ele não plantou muito cedo o milho, devido ao atraso na colheita de soja. O que preocupa com a chuva, são as condições em que ficarão as estradas, para escoarem os grãos, durante a colheita que deve se iniciar na segunda quinzena de junho”, disse Lazzarotto em entrevista ao Dourados News.

Segundo o agrometeorologista, com a chuva, as estradas acabam ficando com muito buraco e pode atrapalhar a circulação dos caminhões durante a colheita, aliado a isso a perda do produto nos caminhões até o destino final.

Sobre o frio e a chuva para os próximos dias ele tranquiliza, pois não há previsão de geada nesta primeira quinzena de junho.

“O produtor pode ficar tranquilo, pois não tem previsão de geada nesta primeira quinzena. A temperatura irá ficar amena, como está atualmente, típicas do período de outono, nada de temperaturas baixas. Já a chuva será com frequência. Serão fracas, porém frequentes”, explica Cláudio.

Para o início do mês, Lazzarotto conta que ainda pode haver dias chuvosos, mas que não atrapalhará as plantações de milho na região. Na última semana, foram registradas queda de temperatura devido a uma frente fria que se instalou no Estado, trazendo a chuva e com isso o frio. Em Dourados, a sexta-feira (29) registrou a temperatura mais baixa do ano, com 8,4ºC.

Para a primeira semana de junho, a previsão é que a temperatura oscile no município, entre máxima de 29ºC e a mínima pode chegar a 9ºC, segundo o site Clima Tempo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Iluminação Pública
TJ atende prefeitura e suspende decisão que barrou cobrança da Cosip
LOTERIA
Mega-Sena sorteia R$ 22 milhões neste sábado
CLIMA
Sábado começa com mínima de 13ºC e tarde pode ser de calor em Dourados
ROTA BIOCEÂNICA
Licitação para ponte ligando MS ao Paraguai será lançada hoje
DOURADOS
Conselho pede providência após furto de computador dentro de secretaria
FUTEBOL
Clássicos carioca e gaúcho abrem a 11ª rodada do Brasileirão neste sábado
NORONHA
Isis Valverde relembra foto de biquíni em cenário paradisíaco
FATALIDADE
Vítimas de grave acidente em Bataguassu serão veladas neste sábado
JUSTIÇA
Direitos da criança e do índio são preservados em adoções por indígenas
CAPITAL
Polícia pede prisão de comerciante suspeito de matar o próprio tio

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é baleado com quatro tiros no Estrela Verá
DOURADOS
AGORA: Homem é baleado no Estrela Verá
INVESTIGAÇÕES
Preso no RJ, suspeito de planejar morte de “chefão da fronteira” é acusado de lavagem de dinheiro em MS
FRONTEIRA
Pistoleiro preso acusado de matar fazendeiro é membro do Comando Vermelho