Uma caravana com estudantes indígenas da graduação e da pós-graduação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está em Salvador, na Bahia, participando o V Enei (Encontro Nacional de Estudantes Indígenas), espaço que reúne estudantes indígenas do ensino superior de todo o Brasil para a troca de saberes, discussão e socialização de experiências de pesquisas no ensino superior indígena, sobre saberes locais, educação, saúde, gestão territorial, direito, entre outros.
Este ano, o V ENEI tem como tema: Espaço de afirmação, protagonismo e diálogos interculturais: descolonizando o pensamento. A escolha do tema visa mostrar o protagonismo dos estudantes indígenas no contexto acadêmico, valorizando o movimento indígena nacional, sobretudo o movimento indígena do nordeste.
A programação do evento foi construída de forma coletiva, pensando em realizar mesas temáticas, grupos de apresentações e discussões de trabalhos, oficinas, exposição de documentários audiovisuais, que tratem as questões indígenas atuais.
A professora da Faculdade Intercultural Indígena - FAIND/UFGD, Adriana Sales, que também coordena o Núcleo de Assuntos Indígenas - NAIN, esteve presente como debatedora na mesa "Políticas Públicas na Educação Superior Indígena". A professora apresentou as políticas de permanência dos acadêmicos indígena implantadas na UFGD. Também participaram da mesa Alva Rosa, da etnia Tucano, Célia Xakriabá, da etnia Xakriabá, do índio Pataxó, Taquari Pataxó e a doutoranda em Antopologia da UnB, Abraulina.
"Está muito bacana, nossos estudantes estão com trabalhos sendo apresentados. Nossos acadêmicos do programa de pós-graduação em Antropologia também estão debatendo em mesas redondas. Ver isso acontecendo é muito gratificante", enfatizou a coordenadora.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Inscrições para a Operação “Lobo Guará” terminam nesta quinta-feira

Polícia apreende menor armado em emboscada para matar rival em Dourados

Uniprime Sul MS agora é uma Cooperativa de Livre Admissão

Ex-secretário preso ficará isolado após ser flagrado com celular em cela da PED

Lei da Liberdade Econômica simplifica vida dos pequenos negócios de MS

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 31 milhões

Motoristas detém homem que iria agredir mulher com taco de beisebol
IPVA: Sefaz dá dicas para atestar a autenticidade da guia de pagamento

Sessão solene comemora Dia dos Desbravadores em Dourados
Senado aprova fim da prisão administrativa para PMs e bombeiros
Mais Lidas

Homem é assassinado a golpes de faca após discussão em bar

Inteligência da PM prende dois por tráfico no bairro Estrela Tovi

Quadrilha especializada em roubo de caminhonetes é desarticulada e seis são presos
