19/09/2012 10h01

Estudantes de Veterinária e Agronomia protestam contra as condições de ensino da Faculdade Anhanguera de Dourados

 

.
Fotos: Nicanor Coelho Fotos: Nicanor Coelho

Nicanor Coelho, Editor-Chefe

Centenas de estudantes de Medicina Veterinária e de Agronomia da Faculdade Anhanguera de Dourados fizeram um protesto no início da manhã desta quarta-feira contra o a falta de professores e o que consideram “péssima qualidade de ensino”.

Os estudantes se concentraram em frente ao prédio da Faculdade na Rua Manoel Santiago enquanto esperavam ser recebidos pela direção da Anhanguera. O estudante de Veterinária, Joaquim de Mattos, presidente da UDE (União Douradense de Estudantes) afirmou que a Faculdade não oferece as mínimas condições de ensino.

Joaquim disse faltam professores em grande parte das matérias, os ar condicionados não funcionam, o laboratório está defasado entre outros problemas que afetam diretamente o ensino-aprendizagem.

Os estudantes do curso de Agronomia afirmam que estão há dois meses sem aulas práticas porque a Fazenda Experimental não oferece as mínimas condições. Nem mesmo trator existe na fazenda, disseram os estudantes que pretendem entrar com uma Ação na Justiça e até mesmo reclamar no PROCON.

O Dourados News ligou para a Faculdade Anhanguera para que a direção da instituição se posicionasse a respeito do movimento dos alunos, mas a atendente afirmou que a diretora estava numa reunião e não poderia atender a jornalistas.

AGRONOMIA

O professor Alan de Souza, coordenador do curso de Agronomia telefonou para a redação do Dourados News para avisar que os estudantes do seu curso não participaram da manifestação e que o movimento era apenas dos alunos do curso de Medicina Veterinária. Alan afirmou que os seus alunos foram impedidos de entrar no Campus pelos manifestantes e que deu aulas normalmente, assim que os alunos adentraram nas salas de aula.

NOTA ANHANGUERA

Dourados, 19 de Setembro de 2012 - A Anhanguera Educacional informa que regularmente os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária participam de aulas práticas de manuseio com animais de grande porte na Fazenda Escola e fazendas da região. A Instituição enfatiza que tem em seu quadro de docentes profissionais capacitados, além de oferecer uma excelente infraestrutura de laboratórios para o aprendizado. A grade curricular do curso contempla ainda aulas e estágio no Hospital Veterinário para atendimento de animais de pequeno porte, cirurgias especializadas, radiografias, laboratórios de análises clínicas, ultrassonografia, eletrocardiografia e anestesiologia.

Grupo Anhanguera Educacional

Matéria Atualizada no dia 19/09/2012 às 10:41

(125) Comentários

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

gostaria de deixar bem claro nisso tudo que estou rindo pra caramba desses comentários ridículos que estão aqui, acho que a anhanguera que devia protestar contra uns ''estudantes'' desses, primeiro que nem pra fazer um manisfesto com fundamento esse povo conseguiu e segundo estão reclamando de melhorias na faculdade, quer melhoria na faculdade? comece por vcs parando de destruir as coisas que estão la dentro, basta passar no banheiro ou em qualquer cadeira (banco) da faculdade que tem o nome de algum escrito lá, cansei de ver universitário desse curso apoiando os pés que nas paredes da universidade. DESCULPA, MAS EDUCAÇÃO E BOM MODOS A FACULDADE NÃO ENSINA E MESMO QUE ENSINASSE VCS NÃO APRENDERIAM ATÉ PORQUE NÉ, mas não fiquem assim não...falem mal da cantina, da universidade em um todo, mas antes pensem ''poxa está tão ruim né, porque ao invés de gastar meu santo dinheiro eu não começo virar gente e estudar pra passar em uma faculdade publica?'' ta bjão!

 
silva em 20 de setembro de 2012 às 14:56

vou fazer meu protesto tb...sou do curso de administração tb esta uma merda, aquela professora de matematica...muito ruim se é que é professora...pode salgar...fraca dimais...então é todos os curso ta uma porcaria....

 
jorge em 20 de setembro de 2012 às 09:45

Concordo que os alunos têm direito a quererem melhorias, se existe alguma coisa que não está agradando. Porém achei uma falta de respeito e educação o fato de querem ditarem quem sai e quem fica como foi feito. Isso não cabe a nós alunos e sim a instituição avaliar.
E outra não adianta nada ter aula com os melhores professores, ter aula prática ter uma ótima estrutura, se os alunos não têm compromisso e força de vontade, para buscar um estágio extracurricular, e até mesmo para estudar. QUEM FAZ A FACULDADE É O ALUNO....
Quer melhorias então faça por onde.

 
mariana em 20 de setembro de 2012 às 09:17

O PESSOAL TA DE BRINCADEIRA, QUEREM ESTUDAR OU QUEREM AR CONDICIONADO ?? O TRATOR TEM QUE TER AR TAMBEM ??? UNIGRAN? ESTUDEI LÁ E CANSEI DE IR ATRAS DE CADEIRA PARA SENTAR EM OUTRAS SALAS.SE O PESSOAL DAI QUER TUDO ISSO VAO FAZER CURSO DE MODA, E VAMOS PARAR DE ESTACIONAR A CAMIONETES DO ANO NO MEIO DA RUA, EM FRENTE A FACULDADE PORQUE EU ESTOU CANSANDO DE TER QUE DESVIAR DOS LAGARTOS!

 
marcos em 20 de setembro de 2012 às 08:28

Sinto muito de verdade por estes alunos.

 
Marcos em 20 de setembro de 2012 às 00:25

Fui ex aluno anhanguera a faculdade é péssima, mas da de mil a zero na unigran, só de ler esta frase dita pela Carla já fala tudo. ''Sauve a Unigra'' meu Deus né??? rs

 
EX aluno em 19 de setembro de 2012 às 23:48

Que coisa heim, concordo que protestes, tudo é valido, mas e a reitoria fica onde? se o coordenador nao resolve procure o seu superior. Ja tentaram formar uma comissao, abaixo assinado, e ir ate essa reitoria caso nao seja em Dourados? Nao sou formada na Anhanguera, porem onde estudei (privada tambem) tinha seus problemas e sempre resolvemos internamente inclusive com comissao formada por alunos, nunca brigamos por ar condicionado isso nao esta implicado no contrato, a media na grande maioria das faculdades e universidades no exame cai tambem para 5. Pos graduação é um problema fazem uma grande expectativa mas nao é para ensinar o BABA. Mesmo nao tendo ligação nenhuma com a Anhanguera tendo sido formada na Unigran em dois Cursos creio que os alunos deveriam mudar para outra instituição ou pensarem realmente qual a solução, se os professores realmente deixam a desejar nao é por ser recem formado ou doutorado, o que influencia muito é a didatica/experiencia/ entre outras nao se ele é enturmado com os alunos. Festem aproveitem essa fase é otima mas se apliquem nos estudos porque o profissional que voce sera a faculdade te dara a base o resto é estagio e experiencia. querem fazer estagio existem faculdades especificas para veterinarios é so passar no processo seletivo. Conheço pessoas que estudam ai e vou falar o conteudo é o mesmo da concorrencia basta estudar e se aplicar. Voces tem o direito de querer melhores condições mas sinceramente pela cara nas fotos ta mais parecendo uma roda de terere.. Ha encontrei bastente alunos dai em mestrado e em grandes empresas........concorrendo com gente de outras instituições publicas e privadas...

 
Graduada em 19 de setembro de 2012 às 23:38

A Anhanguera é uma porcaria, eu estudava nesta faculdade quando era Uniderp excelente faculdade tinha de tudo fez toda esta estrutura, professores de fora tudo de bom. Quando mudou para Anhanguera virou uma vergonha, aluno que tinha se formado um ano antes que eu começou a dar aula para meus calouros, isto é piada e de muito mau gosto. A Anhanguera é um lixo mesmo em todo Brasil e não seria diferente em Dourados. Olha estudantes de Dourados vejam bem se vão continuar nesta faculdade, na minha sala ano passado formou pessoas que nem ler sabe, pessoas que não conseguem completar uma frase, pessoas que compraram o tcc no ''Zé moleza'' fujam deste lugar é péssimo. Eu demorei pra colar grau porque a Silvia que eles querem tirar, erro tudo os meus documentos

 
Ex aluno em 19 de setembro de 2012 às 23:35

Comecei estudar na antiga FAD, ligada a Uniderp. Qdo vi a Anhanguera entrar na Bolsa e logo comprou a Uniderp dei um jeito de cair fora.
Ensino superior é um sonho, é um investimento para futuro melhor. Não podemos tratar isso como um simples negocio para garantir lucros a investidores.
Mudei para uma instituição particular onde os professores nos tratavam como filhos, onde o coordenador nos colocava no mercado de trabalho e confiava em nosso trabalho. Profissionais que nos viam como seres humanos e não apenas como um cifrão.
Hoje estou formado, exerço a função de gerente de uma instituição financeira, pq um dia o meu coordenador avalisou a minha vaga de estágio.
Não precisamos de mestres ou doutores, precisamos de professores que deem aula por amor e não só por dinheiro.
A Anhanguera poderá investir milhões, mas jamais consiguirá ter em seu quadro profissionais humanos o suficiente para tratar seus alunos como filhos.
Nós douradenses precisamos valorizar o que é nosso, quem começou junto com Dourados. Nem tudo que vem de fora é bom

 
Renato Cerveira Jr. em 19 de setembro de 2012 às 23:34

Só faltava isso para Douradoss, já é campeã em assaltos, roubos de motos, assassinatos, em politicos ladrões ( alias, todos estão soltos ), agora faculdades particulares fazendo o que querem. Agora fechou o pacote, só falta o Ari Rigo vir e comprar a cidade. O que está faltando é vergonha na cara de dos homens sérios desse Estado sem lei, pois não tem nenhum corrupto preso aqui, todos tiveramo aval de quem deveriam coloca-los presos. Cadê a investigação do Ari rigo stantealou que pagava eles para os deixarem em paz.

 
Kamél El Kadri em 19 de setembro de 2012 às 22:53

Muito bom acadêmicos de Med. Veterinária.
Até que enfim tomaram uma atitude.
É hora de mudar esta cordenação, que não apoia os alunos e muito menos os profissionais!!!!
Estamos juntos...(FORA SILVIA).....

 
EX PROFESSOR!!! em 19 de setembro de 2012 às 22:14

Esta faculdade é um lixo!!!!
Principalmente a cordenadora do curso de veterinária!!!!!
Apoio aos protestantes!!!!

FORA SILVIA!!!!!!!

 
Estudante em 19 de setembro de 2012 às 22:08

Engraçado. .criticar é fácil, mas fazer melhor ninguém faz. BANDO DE HIPÓCRITAS é isso que vcs são. Se referem da faculdade como se fosse um LIXO, mas na boa, o que vc faz aqui?. Ah é. .já sei. .não tem CAPACIDADE nem de fazer um protesto DECENTE, capaz que teriam inteligencia e passar na federal. Pra aqueles que falam do ensino, afinal estamos falando de ACADÊMICOS ou ensino fundamental?. .Independente da faculdade ou do professor o conhecimento é teu. . e aíh vai uma dica: CRIA vergonha na cara ao menos uma vez na vida e começe a estudar pra valer e pare de reinvidicações inúteis e de baixo nível porque se pega a pessoa errada pode dar processo pra vc.

 
Indignada em 19 de setembro de 2012 às 21:04

Tal Bruno: Certeza que esta na faculdade? Vai escrever errado assim la na China. Deveria estar no quinto ano, no máximo!

 
Olegário p/Bruno em 19 de setembro de 2012 às 20:53

Realmente depois que viro anhanguera o nivel foi decaindo ainda restam no caso da agronomia 2 professores decentes o Cezes de quimica e o Alan de entomologia que sao da epoca da uniderp a anhanguera so quer ganhar dinheiro com baixo nivel.....

 
suellen em 19 de setembro de 2012 às 20:34

Papaulão para coordenador

 
Xitones em 19 de setembro de 2012 às 20:20

infelizmente eu faço parte desta faculdade, onde os responsáveis só pensam em lucrar, pensa que o nosso dinheiro é capim, não temos professores capacitados, cantina é um lixo, sem falar nas sujeiras das salas de aulas.Não culpamos as faxineiras pois elas são verdadeiras heroínas imagine uma faculdade desse tamanho com três faxineiras, parece brincadeira mas é verdade. É UMA VERGONHA!!!

 
Mariana em 19 de setembro de 2012 às 20:12

Apoio totalmente a manifestação, sou acadêmca de psicologia E O CURSO VAI DE MAL A PIOR, COORDENADOR MAIS PARADO QUE ÁGUA DE POÇO, estou investindo em mim através de outros meios, como cursos paralelos. A PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO É DO PESSOAL DE PSICOLOGIA, JA ESTAMOS NOS ORGANIZANDO VIU SENHOR COORDENADOR!!!!.......surpresas virão.....aguardem cenas dos próximos capítulos !!!!!!!!!!!!

 
Mais uma Burra em 19 de setembro de 2012 às 20:08

Isto é uma vergonha!!!

1° Protesto deste nivel contra a instituição que esta saindo seu diploma!!!
2° A Universidade é particular a 3 quadras de uma outra. Porque não transefrem o curso??
3° Isto esta parecendo mais uma algazarra do que uma manifestação.

Quando faço entrevista de emprego eu verifico não somente o nivel técnico, mas o nivel intelectual.... E pelas fotos da reportagem como esta manifestação foi organizada vão ficar desempregados por muito tempo!!!


 
Médico Veterinário em 19 de setembro de 2012 às 19:49

Concordo que os alunos têm direito a quererem melhorias, se existe alguma coisa que não está agradando. Porém achei uma falta de respeito e educação o fato de querem ditarem quem sai e quem fica como foi feito. Isso não cabe a nós alunos e sim a instituição avaliar.
E outra não adianta nada ter aula com os melhores professores, ter aula prática ter uma ótima estrutura, se os alunos não têm compromisso e força de vontade, para buscar um estágio extracurricular, e até mesmo para estudar. QUEM FAZ A FACULDADE É O ALUNO....
Quer melhorias então faça por onde.

 
mari em 19 de setembro de 2012 às 19:43
1 2 3 4 5 6 7