Menu
Busca sábado, 15 de junho de 2019
(67) 9860-3221
AÇÃO COMUNITÁRIA

Escoteiros realizam mutirão de prevenção ao Aedes aegypti

18 setembro 2017 - 09h30

Jovens do Grupo Escoteiro São Jorge, de Dourados realizaram no último sábado, dia 16 de setembro, uma atividade de conscientização para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti na região do Parque Alvorada.

A ação fez parte de um grande projeto desenvolvido pelos escoteiros de todo Brasil o 19º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, popularmente conhecido como MutCom, é uma atividade de mobilização nacional voltada à integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. Para os jovens é a oportunidade de exercer atividades de serviço que estimulam o envolvimento com a comunidade.

O projeto desenvolvido no Bairro Parque Alvorada teve como foco o combate a Dengue, como explica o coordenador da atividade Chefe André Borba, a ideia do projeto foi de trazer para a comunidade informações sobre a importância da prevenção dos pontos de proliferação do mosquito e a confecção e distribuição de uma "Mosquitoeira" ou "Mosquitérica".

A "mosquitoeira" é um dispositivo simples que pode ser confeccionado com garrafas pet de refrigerante cortada no meio, onde a parte do gargalo fica virada de cabeça para baixo dentro da outra. A garrafa fica com água até sair alguns centímetros do gargalo. O gargalo é vedado com um tecido fino, para que os ovos possam passar para baixo. Porém, quando as larvas se desenvolverem, elas não conseguem passar e ficarão presas. No fundo da garrafa pode-se colocar algum tipo alimento, tais como: arroz, alpiste, ração, etc. Por causa desses alimentos, surgirão bactérias, que são presas das larvas o que atrai os mosquitos para a armadilha, fazendo com que reduza a procriação em locais de difícil acesso as pessoas, como por exemplos, nas calhas ou caixas d’água abertas.

O chefe André ressalta que a "Mosquitoeira" é apenas um elemento de apoio ao combate a dengue, mas que todos devemos ficar atentos com os pontos de potenciais criadouros, como caixas d’água sem tampa, vasos de plantas com água, ralos e diversos outros pontos que podem acumular água.

Esta atividade contou com a participação de crianças e jovens com idade de 7 a 17 anos, contribuindo para a conscientização da importância da participação de todos para uma sociedade melhor.

O Grupo Escoteiro São Jorge é uma instituição formada por adultos voluntários e jovens a partir dos 7 anos, que promove o escotismo, um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Munik Nunes posa de body de renda e fãs falam de abuso de photoshop
ECOLOGIA
Número de turistas internacionais em Mato Grosso do Sul cresce 14% em 2018
FUTEBOL
Com triunfo sobre a Bolívia, Brasil chega à 100ª vitória na Copa América
ANASTÁCIO
Policial desconfia de negociação de jet ski e dupa é presa com arma e mais de R$ 13 mil
MUNDO
Hong Kong recua sobre lei que permite extradições para China
CAMPO GRANDE
Homem é assassinado por ex-marido da mulher durante encontro
MALHAÇÃO
Cleber e Anjinha se estranham e namoro fica ameaçado: 'Eu vou desistir'
ASSEMBLEIA
Escola Bilíngue para Surdos passa pela CCJR e segue a plenário
IMUNIZAÇÃO
Campanha de vacinação contra aftosa encerra neste sábado em MS
CAMPO GRANDE
Internado com suspeita de H1N1, homem morre em hospital e pode ser 15ª vítima em MS

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem foi jogado ainda vivo dentro de poço e crime ocorreu por ciúme
COLT
Preso que ordenava mortes em ‘tribunais do crime’ é transferido de MS para o RN
POLÊMICA
Dono da Havan manda “recado” a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados
DOURADOS
Guarda vai atender furto e acaba prendendo homem por tráfico de drogas no Canaã 3