Menu
Busca segunda, 09 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221

Entidades de Dourados protestam hoje contra aumento no IPTU

12 dezembro 2009 - 08h27

Representantes do Comitê de Defesa Popular, movimento estudantil e empresários de Dourados, prometem ir à praça pública, na manhã deste sábado, em protesto contra a proposta da prefeitura que aumenta o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). As ações acontecem a partir das 9 horas, na Praça Antônio João.
Estão previstas adesivagem, distribuição de panfletos, afixação de cartazes e lonas com frases escritas pela população acerca do assunto.
O presidente do Comitê, Ronaldo Ferreira, explica que o movimento tem como objetivo sensibilizar o poder público para não oficializar a proposta de aumento proposto pela prefeitura. Ele explica que os setores mais carentes da sociedade serão os mais prejudicados. "A população já sofre demais com as crises que afetam o mundo inteiro. É lamentável mais um encargo no bolso do trabalhador. Além disso, a maioria dos estudantes universitários de Dourados pagam aluguel, que com supervalorização tende a subir", explica.
Segundo ele, entre outras preocupações, as entidades temem inclusive, a falta de investimento para quem vem de fora. "Dourados terá um custo de vida mais alto, o que pode refletir em falta de investimento no município. Portas fechadas na área central é uma realidade muito próxima caso o imposto suba e penalize a população", conta.
Segundo Ronaldo, a partir de amanhã uma ampla campanha será realizada em Dourados contra o aumento. Ele disse que as entidades pretendem se reunir na Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira, às 14h, quando o projeto será votado.
Ele adianta que caso seja aprovado o reajuste, as entidades farão faixas e panfletos com os nomes de cada vereador que votou a favor. "A população precisa ser informada sobre as ações dos nossos representantes, que estão lá para defender o interesse da população", conta.
Segundo ele, os grupos também exigem esclarecimentos sobre informações de que o prefeito Ari Artuzi estaria pretendendo mudar o processo eleitoral nas escolas, com a nomeação de diretores e eventuais mudanças no Instituto de Previdência em Dourados (Previd). Apesar de na última sessão, os vereadores esclarecerem que não há intenção de mudanças em ambos os casos, o grupo volta à Câmara com o intuito de impedir que os supostos projetos sejam votados "no apagar das luzes".

ENTENDA O CASO
A proposta da prefeitura de Dourados de reajuste do IPTU vai aumentar em 33%, em média, o valor a ser pago pelo contribuinte. Em alguns casos, este valor chega a 100%. Em nota, a prefeitura informou que não houve aumento na alíquota e sim uma reavaliação do valor venal dos imóveis. "Em muitos locais já existe o asfalto e diversas outras melhorias e, no cadastro da prefeitura não constavam os benefícios", explicou o Executivo, em release distribuído à imprensa.


Deixe seu Comentário

Leia Também

RECEITA FEDERAL
Cerca de 700 mil contribuintes caíram na malha fina em 2019
SAÚDE
Enfermeira é flagrada dormindo em UPA e secretaria diz que era intervalo
PARCERIA
BB prorroga condições da Semana de Negociação até O fional do ano
POLÍCIA
Casal do Paraná é preso por torturar criança adotada em MS há 2 meses
BOATE
Jogador francês de vôlei é preso em BH após denúncia de assédio
CORUMBÁ
Caminhão tomba após bater em caminhonete dirigida por motorista embriagado
ECONOMIA
Pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família começa nesta terça
DOURADOS
Homem deixa chave no contato e tem moto furtada
MISTÉRIO
Helicóptero que caiu próximo a fronteira pertence a brasileiro
EDUCAÇÃO
Governo do Estado antecipa calendário e aulas começam antes do Carnaval

Mais Lidas

PESQUISA
Oito em cada dez pessoas já leram notícias falsas em redes sociais
RIBAS DO RIO PARDO
Furtou caixa de som da prefeitura e foi preso por série de furtos
POLÍTICA
Comissão aprova projeto de Nelsinho Trad, que prevê ginástica laboral
PARANAÍBA
Homem é preso por furtar saco de cimento de Centro de Educação Infantil