Menu
Busca quarta, 22 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221

Entidades de Dourados protestam hoje contra aumento no IPTU

12 dezembro 2009 - 08h27

Representantes do Comitê de Defesa Popular, movimento estudantil e empresários de Dourados, prometem ir à praça pública, na manhã deste sábado, em protesto contra a proposta da prefeitura que aumenta o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). As ações acontecem a partir das 9 horas, na Praça Antônio João.
Estão previstas adesivagem, distribuição de panfletos, afixação de cartazes e lonas com frases escritas pela população acerca do assunto.
O presidente do Comitê, Ronaldo Ferreira, explica que o movimento tem como objetivo sensibilizar o poder público para não oficializar a proposta de aumento proposto pela prefeitura. Ele explica que os setores mais carentes da sociedade serão os mais prejudicados. "A população já sofre demais com as crises que afetam o mundo inteiro. É lamentável mais um encargo no bolso do trabalhador. Além disso, a maioria dos estudantes universitários de Dourados pagam aluguel, que com supervalorização tende a subir", explica.
Segundo ele, entre outras preocupações, as entidades temem inclusive, a falta de investimento para quem vem de fora. "Dourados terá um custo de vida mais alto, o que pode refletir em falta de investimento no município. Portas fechadas na área central é uma realidade muito próxima caso o imposto suba e penalize a população", conta.
Segundo Ronaldo, a partir de amanhã uma ampla campanha será realizada em Dourados contra o aumento. Ele disse que as entidades pretendem se reunir na Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira, às 14h, quando o projeto será votado.
Ele adianta que caso seja aprovado o reajuste, as entidades farão faixas e panfletos com os nomes de cada vereador que votou a favor. "A população precisa ser informada sobre as ações dos nossos representantes, que estão lá para defender o interesse da população", conta.
Segundo ele, os grupos também exigem esclarecimentos sobre informações de que o prefeito Ari Artuzi estaria pretendendo mudar o processo eleitoral nas escolas, com a nomeação de diretores e eventuais mudanças no Instituto de Previdência em Dourados (Previd). Apesar de na última sessão, os vereadores esclarecerem que não há intenção de mudanças em ambos os casos, o grupo volta à Câmara com o intuito de impedir que os supostos projetos sejam votados "no apagar das luzes".

ENTENDA O CASO
A proposta da prefeitura de Dourados de reajuste do IPTU vai aumentar em 33%, em média, o valor a ser pago pelo contribuinte. Em alguns casos, este valor chega a 100%. Em nota, a prefeitura informou que não houve aumento na alíquota e sim uma reavaliação do valor venal dos imóveis. "Em muitos locais já existe o asfalto e diversas outras melhorias e, no cadastro da prefeitura não constavam os benefícios", explicou o Executivo, em release distribuído à imprensa.


Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Prefeitura promove mutirão de limpeza e serviços no Jardim Canaã 3
IGUATEMI
Após perseguição, PM apreende 1 tonelada de maconha em Ranger roubada
LEI ANTICRIME
Ministro do STF suspende juiz de garantias por tempo indeterminado
CASSILÂNDIA
Mulher de 67 anos é a quarta vítima da dengue do ano em MS
FUTEBOL
Grêmio vence o Oeste e confirma Gre-Nal na decisão da Copa São Paulo
ASSALTO EM DOURADOS
Bandidos colocam arma na cabeça de idosa e depois pedem desculpas
SONORA
Homem morre e outro fica ferido após colisão de carros na BR-163
PROCESSO SELETIVO
Simted Dourados vai à Justiça por direitos constantes no PCCR
PEDRO JUAN
Dois que fugiram da cadeia do Paraguai são capturados em chácara
UFGD
HU de Dourados vai implantar visita aberta de bebês em internação

Mais Lidas

UFGD
Aluna branca aprovada em Medicina como indígena aponta engano na inscrição
EMPREGO
Empresa abre 136 vagas para classificadores de grãos em Dourados e região
POLÍCIA
Mulheres são presas com malas ‘recheadas’ de maconha no Jardim Santo André
POLÍCIA
Participante de fuga em massa no Paraguai é recapturado em MS