Menu
Busca domingo, 18 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
POLITICA

Em visita a Assembleia, Idenor defende Plano Municipal de Educação

03 julho 2015 - 12h05

O processo de tramitação e aprovação do PME (Plano Municipal de Educação) em Dourados repercutiu em todo Mato Grosso do Sul, tanto que em visita institucional à Assembleia Legislativa realizada na última quarta-feira, dia 1° de julho, o presidente da Câmara de Vereadores de Dourados Idenor Machado (DEM) esclareceu os deputados estaduais sobre os principais aspectos que nortearam a aprovação do plano no município.

Indagado pelo deputado estadual Zé Teixeira (DEM) sobre os questionamentos apresentados pelos professores durante o processo de votação do plano em Dourados, Idenor explicou que parte categoria se articulou na tentativa de incluir nos debates diretrizes relacionadas diretamente a atuação e direitos categoria. Ele explicou que a reivindicação do magistério é legítima, no entanto, se tratava de um foro inadequado, tendo em vista que às propostas apresentadas pelos professores devem ser apresentadas e debatidas no PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), lembrando que os vereadores tiveram um curto espaço de tempo para analisar e deliberar o projeto lei.

Diante do fato, Idenor foi convidado por Zé Teixeira a utilizar a tribuna da Assembleia para apresentar alguns dos principais aspectos que nortearam a aprovação do plano no município. Na tribuna da Assembleia, Idenor Machado reforçou a importância do PME (Plano Municipal de Educação) para a elaboração de novas diretrizes que possibilitem a qualificação do ensino em Dourados e no Estado. Para Idenor, o plano representa o ponta pé inicial para a construção de um modelo educacional moderno, eficaz e de qualidade.

Na tribuna, Idenor reforçou que a Câmara de Dourados cumpriu sua função, aprovando as metas específicas e estratégias que devem ser adotadas ao longo dos anos, além de atender aos prazos estabelecidos pelo MEC (Ministério da Educação), mantendo, inclusive, as 20 metas estabelecidas no documento base que irá nortear a Educação no município durante a próxima década.

Idenor informou aos deputados estaduais que em Dourados o PME foi elaborado a partir de ampla discussão, envolvendo todas as categorias, como diretores, professores e trabalhadores administrativos da educação municipal, além de representantes de instituições e entidades. Na Câmara, passou pelas comissões permanentes antes de ir a plenário para votação, em duas sessões.

“O Plano Municipal de Educação não gerou polêmica durante os debates apenas em Dourados, mas sim em todo o país. Isso é salutar tendo em vista que a construção de planejamento estratégico para o sistema educacional para os próximos 10 anos naturalmente divide opiniões e possibilita a apresentação de propostas e diretrizes divergentes. No entanto, o importante é de que respeitamos os prazos estabelecidos na legislação. Daqui para frente o debate continuará para que aperfeiçoar e melhorar o PME”, finalizou Idenor.


Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Comissão sobre Escola sem Partido faz nova tentativa de votar relatório
POLÍTICA
Em encontro com Maia e Bolsonaro, governadores defendem votação de projetos para enfrentar crise
ECONOMIA
União já pagou este ano R$ 3,5 bi em dívidas atrasadas dos estados
TRÊS LAGOAS
Homem cai em golpe ao tentar comprar carro na internet
MATO GROSSO DO SUL
Edital para inserção de jovens no mercado de trabalho está aberto até dezembro
Processo visa a seleção de entidades que possam atuar, em parceria com a SED, no acompanhamento de estudantes, matriculados no ensino médio, para a atuação profissional.
TV
Samantha Schmütz celebra papel dramático em 'Carcereiros': 'Porta para o público me ver de uma maneira diferente'
CAPITAL
Motorista sem CNH fura sinal, foge da polícia e acaba preso dentro de casa
BRASIL
Defensoria Pública pede à Justiça manutenção de regras do Mais Médicos
FAMOSA
Susana Vieira abre o jogo sobre luta contra a leucemia: “Perguntei ao médico quando vou morrer”
CAPITAL
Mais de 20 acidentes foram registrados nesta madrugada em Campo Grande

Mais Lidas

DOURADOS
Bandido armado faz arrastão do Flórida ao Centro durante a noite
DOURADOS
Dupla desobedece ordem de parada, é perseguida e acaba presa em flagrante por porte de arma
CAMPO GRANDE
Homem se joga do 9° andar de hotel luxuoso na Capital
NOVA ALVORADA DO SUL
Acidente entre dois veículos termina com dois feridos e BR-163 interditada