11/09/2011 06h30 -

Eleição do Conselho Tutelar de Dourados acontece hoje

 

Carlos Ferraz

A eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares de Dourados acontece neste domingo, dia 11 de setembro, das 8 às 17 horas, na Escola Estadual Castro Alves. O Conselho Tutelar vai eleger cinco conselheiros que permanecerão no cargo por três anos, sendo permitida apenas uma reeleição.

Podem votar apenas os moradores de Dourados com mais de 16 anos que tenham título de eleitor. O candidato não deve fazer transporte de eleitores e nem propagandas de boca de urna, caso contrário sofrerá punições, já que as regras são as mesmas dos processos eleitorais.

A diferença é que na eleição do Conselho Tutelar o voto não é obrigatório. Como a participação do eleitor é facultativa, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente alerta à população sobre a importância da votação.

“É importante que o eleitor escolha conselheiros que realmente sejam comprometidos com a proteção da criança e do adolescente”, disse o presidente do Conselho Edmilson Souza Osório. São 16 candidatos disputando as cinco vagas.

Ao longo da campanha foram realizadas palestras nos bairros com objetivo de levar ao conhecimento da população a importância do conselheiro tutelar. Também foi realizado um debate no Teatro Municipal para testar o nível de conhecimento dos conselheiros sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A existência do conselheiro tutelar é determinada pelo ECA, criado através da lei federal 8.069/90. O conselheiro tutelar tem suas competências e atribuições fixadas no artigo 136 do mesmo Estatuto, que é a proteção à criança e ao adolescente.

CANDIDATOS

Os candidatos ao Conselho Tutelar são Carleuza Batista de Oliveira (número 15); Darci Lima de Souza (16); Eliane de Oliveira Brito (2); Horácio Norberto Lancilloti (13); Ivone Mavel Duarte Franco (7); Janine Matos Lima Cerveira (8); Jozimar dos Santos Souza (9); Késia Gouveia Zago (14); Maria de Fátima Medeiros (3); Maria de Lourdes da Silva Paiva (4); Maria Luzia Soares da Silva (12); Marilene Agueiro Rivarola (1); Nelson Amaral de Assunção (6); Regina Maria Bortolazo (10); Roberta Ferreira de Souza (11) e Vera Lúcia Dias Ribeiro (5).

(4) Comentários

Bom Lucielen, fecharam o portao as 17h, com o dia todo pra votar as pessoas deixam para a ultima hora, mesma sabendo de suas dificuldades!

 
Suzana em 12 de setembro de 2011 - segunda às 09:16

É mesmo uma vergonha, essa nossa política nunca vai mudar, só vejo duas opções diante desse "suposto" poder público, ou baixamos a cabeça, ou nos sujeitamos a lamber sacos...por isso jovens, vamos estudar, trabalhar e tentar depender o mínimo do serviço público. Como uma equipe desorganizada que exigir dos outros o que eles mesmo não cumprem. Então, políticos, conselheiros, e ''organizadores" não venha me pedir colaboração, dedicação...eu só quero mesmo e meu direito de cidadão

 
Natália em 11 de setembro de 2011 - domingo às 21:32

Foi uma farra o transporte de eleitores hj.. que Conselho é esse?? pessoas mal preparadas..sem compromisso...que retorno esses conselheiros oferecem aos politicos que os patrocinam??? Dinheiro jogado fora....e a democracia perdida...

 
Joka em 11 de setembro de 2011 - domingo às 20:02

a reportagem diz que seria até as 17 horas mas cheguei faltando dez min para as dezessete e naum me deixaram votar sendo eu deficiente fisica eles me colocaram pra fora #absurdoo

 
Lucielen Leite em 11 de setembro de 2011 - domingo às 17:49

Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O DouradosNews não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
* Obrigatório
 
2011 © - Dourados News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet
Tel. (67) 3423-5060 - 55 (67) 3421-6196
Rua Hilda Bergo Duarte, 462 - 1º Andar - Sala 01 - Edifício Dinho
Cep. 79.806 - 020 - Centro - Dourados - MS.