Menu
Busca sexta, 17 de agosto de 2018
(67) 9860-3221
FERROESTE

Dourados volta a debater ferrovia na segunda-feira

15 outubro 2017 - 07h00Por Da Redação

Após participar, há vinte dias, no Palácio Iguaçu, sede do Governo paranaense em Curitiba, do encontro com o governador Beto Richa (PSDB), para discutir a participação de Dourados no traçado da Ferroeste, a prefeita Délia Razuk (PR) recebe, nesta segunda-feira (16), na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), técnicos da Ferroeste e do Governo do Paraná, além do governador e técnicos de Mato Grosso do Sul, para mais uma etapa desse processo.

Segundo a prefeita Délia Razuk, o governador Reinaldo Azambuja tem sido um dos mais entusiastas defensores dessa proposta. “Na semana passada, ele me chamou para conversar sobre isso e, mais uma vez, disse que o Governo está empenhado em articular, junto com o governador Beto Richa e a Ferroeste, para nos ajudar a inserir Dourados nesse traçado e ao mesmo tempo beneficiar toda essa região do Conesul do nosso Estado”, disse a prefeita.

De acordo com o que vem sendo tratado para a implantação do modal ferroviário, que consiste no transporte de cargas por ferrovias, uma primeira Consulta Pública foi realizada, segunda-feira (9) passada, em Curitiba, e agora os técnicos vão se reunir em Dourados, nesta segunda, com a presença, inclusive, do presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo, para que autoridades e representantes da sociedade possam opinar sobre o projeto.

O trecho em debate nessa Consulta Pública pretende contemplar a construção de 350 quilômetros de trilhos, entre Cascavel, no Paraná e Dourados, no Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra e Guarapuava no estado vizinho e interligando as cidades sul-mato-grossenses de Amambai, Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo, até o Porto de Paranaguá. Com esse traçado, a Ferroeste espera absorver a demanda logística do Paraguai (via Guaíra) e do Mato Grosso do Sul, oferecendo uma alternativa para escoar não só a crescente safra de grãos, mas também da indústria pecuária regional.

No encontro de Curitiba, a prefeita Délia Razuk ouviu o compromisso do governador Beto Richa de que o Estado do Paraná já está buscando investidores internacionais para viabilizar a infraestrutura da ferrovia.

"O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Infraestrutura Marcelo Miglioli, também, já colocaram toda a estrutura da equipe técnica do Governo de Mato Grosso do Sul para nos ajudar nesse sentido e temos certeza de que essa será mais uma parceria vitoriosa para os nossos interesses regionais e o desenvolvimento dos dois estados”, afirmou Délia Razuk.

A Consulta Pública de Dourados, na Aced, está marcada para às 19 horas desta segunda-feira, na avenida Joaquim Teixeira Alves, 1480, no centro da cidade. 

Atualizado às 11h00
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Gracyanne Barbosa ousa em posição e deixa bumbum em evidência
ASSEMBLEIA
Projeto aprovado eleva Comarca de Rio Verde à categoria de segunda entrância
TECNOLOGIA
Anatel abre consulta pública sobre uso de faixa de frequência para 5G
JUCEMS
MS abriu mais de 500 empresas em julho
FLAGRANTE
Polícia prende em Corumbá foragido da Justiça do Maranhão
ELEIÇÕES 2018
TSE nega participação de Lula em debate na TV amanhã
ESPECIALIZAÇÃO
IFMS abre matrícula para especialização em Docência para Educação Profissional
ENSINO SUPERIOR
Estudantes que vão concluir graduação já podem se cadastrar no Enade 2018
REAJUSTE SALARIAL
Frentistas de MS tentam reajuste salarial desde 1º de março
COTAÇÕES
Dólar tem leve alta e volta ao patamar de R$ 3,90 com incerteza eleitoral

Mais Lidas

DOURADOS
Madrasta de criança morta é autuada por homicídio
DOURADOS
Além da madrasta, delegado autua o pai e ambos responderão pela morte de criança
DOURADOS
Criança de 1 ano teve trauma no tórax e laceração hepática
DOURADOS
Criança possuía lesões na cabeça e pescoço e polícia investiga o caso