Menu
Busca sábado, 17 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018
FERROESTE

Dourados volta a debater ferrovia na segunda-feira

15 outubro 2017 - 07h00Por Da Redação

Após participar, há vinte dias, no Palácio Iguaçu, sede do Governo paranaense em Curitiba, do encontro com o governador Beto Richa (PSDB), para discutir a participação de Dourados no traçado da Ferroeste, a prefeita Délia Razuk (PR) recebe, nesta segunda-feira (16), na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), técnicos da Ferroeste e do Governo do Paraná, além do governador e técnicos de Mato Grosso do Sul, para mais uma etapa desse processo.

Segundo a prefeita Délia Razuk, o governador Reinaldo Azambuja tem sido um dos mais entusiastas defensores dessa proposta. “Na semana passada, ele me chamou para conversar sobre isso e, mais uma vez, disse que o Governo está empenhado em articular, junto com o governador Beto Richa e a Ferroeste, para nos ajudar a inserir Dourados nesse traçado e ao mesmo tempo beneficiar toda essa região do Conesul do nosso Estado”, disse a prefeita.

De acordo com o que vem sendo tratado para a implantação do modal ferroviário, que consiste no transporte de cargas por ferrovias, uma primeira Consulta Pública foi realizada, segunda-feira (9) passada, em Curitiba, e agora os técnicos vão se reunir em Dourados, nesta segunda, com a presença, inclusive, do presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo, para que autoridades e representantes da sociedade possam opinar sobre o projeto.

O trecho em debate nessa Consulta Pública pretende contemplar a construção de 350 quilômetros de trilhos, entre Cascavel, no Paraná e Dourados, no Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra e Guarapuava no estado vizinho e interligando as cidades sul-mato-grossenses de Amambai, Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo, até o Porto de Paranaguá. Com esse traçado, a Ferroeste espera absorver a demanda logística do Paraguai (via Guaíra) e do Mato Grosso do Sul, oferecendo uma alternativa para escoar não só a crescente safra de grãos, mas também da indústria pecuária regional.

No encontro de Curitiba, a prefeita Délia Razuk ouviu o compromisso do governador Beto Richa de que o Estado do Paraná já está buscando investidores internacionais para viabilizar a infraestrutura da ferrovia.

"O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Infraestrutura Marcelo Miglioli, também, já colocaram toda a estrutura da equipe técnica do Governo de Mato Grosso do Sul para nos ajudar nesse sentido e temos certeza de que essa será mais uma parceria vitoriosa para os nossos interesses regionais e o desenvolvimento dos dois estados”, afirmou Délia Razuk.

A Consulta Pública de Dourados, na Aced, está marcada para às 19 horas desta segunda-feira, na avenida Joaquim Teixeira Alves, 1480, no centro da cidade. 

Atualizado às 11h00
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

RÚSSIA 2018
Embaixadora da Copa do Mundo da Rússia visita sede da CBF
BRASIL
Previdência não será única PEC parada durante intervenção no Rio
RIO BRILHANTE
Jovem tem a casa atingida por tiros após discussão em bar por volume de som
ECONOMIA
Energia: em fevereiro bandeira segue verde para consumidores
CAMPO GRANDE
Carro de luxo com R$ 48 mil em débitos é apreendido em blitz
GRUPO B
Compromisso na Copa Verde faz FFMS alterar data de jogo do Corumbaense
BRASIL
Entenda como foi criado o horário de verão, que termina no domingo
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Programa Vale Universidade seguem abertas
SUL DE MS
Homem morre após fugir e capotar veículo carregado com maconha
RESGATE
Casal é encontrado com vida após 10h de sequestro na Capital

Mais Lidas

QUADRILHA DESARTICULADA
Sete são presos a caminho de MS com carros roubados
TRÁFICO
Ao ser preso com cigarro de maconha, jovem denuncia "boca" no Itália
MARACAJU
Homem é assassinado brutalmente por adolescentes
DOURADOS
Reunião define critérios para lotação nas escolas da Reme