Menu
Busca sexta, 21 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
ESPORTES

Dourados recebe Festival Nacional de capoeira a partir de hoje

14 setembro 2018 - 07h19

Entre hoje e o próximo domingo, dias 14 e 16 de setembro, Dourados vai sediar o Festival Nacional de Capoeira onde mais de 200 pessoas dos estados do Maranhão, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se reunirão para o evento de troca de graduação e formatura, roda de samba, maculelê e a graduação do segundo mestre de Dourados, Liandro Moreira dos Santos, Macaúba.

O encontro é resultado de um trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes na área social de Dourados, sendo mais de 200 crianças atendidas entre o Centro de Formação Antonio Tonani (Aldeia Jaguapiru), Associação de Cabos e Soldados da Policia Militar de Dourados, Centro Social Marista Dourados e Instituto Fuziy (Corpal).

Para um dos organizadores do evento, Liandro Moreira, a capoeira está associada a questão da construção da identidade cultural e social dos brasileiros. O significado social da capoeira se altera de acordo com o lugar social do negro no interior da sociedade brasileira. Este processo de ressignificações sociais tem contribuído para a construção de um imaginário racial, cultural e religioso afro-brasileiro específico. Atualmente, a capoeira, enquanto uma manifestação da cultura corporal se apresenta como um veículo de transmissão de valores sociais e culturais, através do diálogo (linguagem) corporal.

Instituto Malungo

O Instituto Cultural Malungo vem ao longo dos anos desenvolvendo projetos sociais nas mais diversas áreas em Dourados. A proposta apresentada faz se necessária abordando o protagonismo infantojuvenil sendo uma ação que contribui para a resolução de problemas, desde o núcleo familiar até questões mais amplas que envolvam lutas sociais para assegurar seus direitos enquanto cidadãos.

Na medida em que uma criança ou adolescente mais experiente na capoeira orienta e auxilia os colegas iniciantes, estabelece-se uma relação de respeito mútuo e de interdependência construtiva, que não oprime, mas faz reconhecer no outro um facilitador no processo de aprendizagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
No Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, blitz educativa é realizada no Centro
FUTEBOL
Goiás recebe a Ponte Preta em busca da liderança da Série B
OPORTUNIDADE
IFMS abre inscrições em concurso público para técnicos-administrativos
CULTURA
Confira a programação do FIT para este final de semana
CAARAPÓ
Presidente da Câmara assume o Executivo após cassação de prefeito
MAUS TRATOS
Fazendeiro é autuado em mais de R$ 300 mil por deixar gado com fome e sede
DOURADOS
MP investiga vazamento de esgoto que matou mais de 5 mil peixes em Dourados
ELEIÇÕES 2018
Defesa prevê que até 14 estados podem pedir apoio para as eleições
DOURADOS
Prefeitura inaugura sala para corretores de imóveis no CAM
DOURADÃO
Estádio passa por readequações para 2019

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia fecha entreposto de drogas e prende três no Jardim Colibri
DOURADOS
Criança de 1 ano desaparece de dentro de casa no Dioclécio Artuzi
DOURADOS
Esquema começou há 1 ano e maconha era armazenada em pneus
DOURADOS
PF apreende mais de 150 quilos de cocaína na Guaicurus