Menu
Busca sexta, 16 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
ESPORTES

Dourados recebe Festival Nacional de capoeira a partir de hoje

14 setembro 2018 - 07h19

Entre hoje e o próximo domingo, dias 14 e 16 de setembro, Dourados vai sediar o Festival Nacional de Capoeira onde mais de 200 pessoas dos estados do Maranhão, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se reunirão para o evento de troca de graduação e formatura, roda de samba, maculelê e a graduação do segundo mestre de Dourados, Liandro Moreira dos Santos, Macaúba.

O encontro é resultado de um trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes na área social de Dourados, sendo mais de 200 crianças atendidas entre o Centro de Formação Antonio Tonani (Aldeia Jaguapiru), Associação de Cabos e Soldados da Policia Militar de Dourados, Centro Social Marista Dourados e Instituto Fuziy (Corpal).

Para um dos organizadores do evento, Liandro Moreira, a capoeira está associada a questão da construção da identidade cultural e social dos brasileiros. O significado social da capoeira se altera de acordo com o lugar social do negro no interior da sociedade brasileira. Este processo de ressignificações sociais tem contribuído para a construção de um imaginário racial, cultural e religioso afro-brasileiro específico. Atualmente, a capoeira, enquanto uma manifestação da cultura corporal se apresenta como um veículo de transmissão de valores sociais e culturais, através do diálogo (linguagem) corporal.

Instituto Malungo

O Instituto Cultural Malungo vem ao longo dos anos desenvolvendo projetos sociais nas mais diversas áreas em Dourados. A proposta apresentada faz se necessária abordando o protagonismo infantojuvenil sendo uma ação que contribui para a resolução de problemas, desde o núcleo familiar até questões mais amplas que envolvam lutas sociais para assegurar seus direitos enquanto cidadãos.

Na medida em que uma criança ou adolescente mais experiente na capoeira orienta e auxilia os colegas iniciantes, estabelece-se uma relação de respeito mútuo e de interdependência construtiva, que não oprime, mas faz reconhecer no outro um facilitador no processo de aprendizagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Gracyanne Barbosa sensualiza com enxada e provoca: "cavando a cova das inimigas"
PREMIADO
Promoção da Sicredi Centro-Sul MS entrega carro 0km para associado de Itaquiraí
BRASIL
Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado
SEGURANÇA
Agência destaca importância do uso de cinto de segurança em ônibus
DOURADOS
Vacinação antirrábica segue até sábado na região do Ouro Verde
BRASIL
Novo prazo para aderir ao Refis Rural vai até 31 de dezembro
BRASIL
Cientistas sintetizam molécula que elimina vírus da hepatite C
AUDIÊNCIA
Grupo irá acompanhar processos criminais envolvendo indígenas de MS
TV
Pedro Bial dá selinho em Pabllo Vittar e dispara: "Estou meio Hebe hoje"
BATAGUASSU
Motorista sem CNH bate carro em poste de radar

Mais Lidas

CAMPO GRANDE
Empresário é executado e filho fica ferido em atentado
CAMPO GRANDE
Empresário executado na Capital era avalista em dívida de R$ 40 milhões
SUSTO
Veículo com placas de Dourados fica destruído ao ser atingido por vagões de trem
ÑU VERA
Jovem é encontrado morto pendurado em árvore