Menu
Busca segunda, 22 de julho de 2019
(67) 9860-3221
TEMPO

Dourados entra em alerta por baixa umidade do ar

11 julho 2019 - 16h35Por Gizele Almeida

O Guia Clima Embrapa informa “estado de atenção” no que se refere a umidade relativa do ar, em Dourados. A mesma encontra-se em níveis abaixo do ideal, o que pode representar riscos à saúde das pessoas.

Conforme dados colhidos, às 14h15, na página oficial do Guia Clima, a umidade relativa do ar no município alcançava 25%. Nestas condições, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta a possibilidade de problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele.

Na página oficial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para esta quinta-feira (11), o aviso sobre perigo potencial de baixa umidade para grande parte do Mato do Grosso do Sul estava em destaque. Conforme o instituto, a situação poderia ocorrer no Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense (observe no mapa abaixo).

O instituto aponta dicas para a população diante desta condição, sendo: ingerir bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. 

Já a temperatura máxima em Dourados alcançou 30.4°C, às 13h42. A mínima foi de 10.7°C, às 5h26. 

As temperaturas voltaram a subir, após dias de frio intenso no município. Conforme mostrado pelo Dourados News, nos primeiros dias do mês, a temperatura alcançou 0.9°C

Em um parque no Jardim Flórida, na tarde desta quinta-feira (11), o Dourados News observou que após dias "gelados" em Dourados, a temperatura mais alta levou a população a sair de casa. 

Edna Santos, 29, auxiliar administrativo, levou a filha de dois anos ao parque e citou que com o tempo mais quente, a diversão das férias ficou melhor. Ela afirmou que a criança enfrente uma gripe, o que acredita ser motivada pela variação climática na cidade. 

"Com o frio que estavamos, mesmo estando de férias, quase não saia com ela. Hoje já mais quente, ficou bom pra vim ao parque. O tempo está variando muito, dias muito frios e hoje 30°C, acredito que isso não faz bem, minha filha está gripada", comentou.

Com o registro de umidade relativa do ar entre 20% e 30%, o estado é de atenção. Se o índice estiver entre 12% e 20%, o estado é de alerta. Níveis menor que 12% representam estado de emergência. Quando o nível da umidade relativa do ar registra índices acima de 30%, não há nenhum risco para a população. 

Ainda conforme dados colhidos no Guia Clima Embrapa, desde o dia 09 de junho, os índices de umidade relativa do ar estão abaixo do ideal, com  registros de 25 e 24% em Dourados. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Biomedicina, Enfermagem e Odontologia da Unigran abrem processo seletivo para contratação de professor
BRASIL
Governo bloqueia mais R$ 1,44 bilhão do Orçamento
JARDIM PANTANAL
Grupo é detido com armas e centenas de munições em Dourados
COMER BEM
Muffins de Bacon
TECNOLOGIA
Em MS, centros de inclusão digital abrem ‘janelas para o mundo’
PARANHOS
Suposto olheiro do tráfico morre em troca de tiros com a polícia
DECORAÇÃO
Um apartamento todo pretinho!
PORTO MURTINHO
Douradense é assassinado em sede de fazenda
BRASIL
Número de aprendizes no país cresce 13,6% no primeiro semestre
CURSO
#ManicureDiferenciada

Mais Lidas

DOURADOS
Homem morre após bater moto em carro parado na Marcelino Pires
AMAMBAI
Morto a tiros em frente a conveniência era 'braço direito' de Jarvis Pavão
RIBAS DO RIO PARDO
Avô e neta morrem após caminhonete bater de frente em carreta
CAPITAL
Acidente entre dois carros e carreta mata motorista na BR-163