Menu
Busca sexta, 24 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221
CÂMARA DE DOURADOS

“Direitos e deveres de agentes de saúde e endemias” é tema de seminário dia 24

23 julho 2019 - 10h04Por Da Redação

Os direitos e deveres dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias é tema de seminário no dia 24 de julho, a partir das 8h, no Anfiteatro do Bloco 10 da Unigran. A proposição é da Comissão de Saúde da Câmara de Dourados e conta com o apoio do sindicato da categoria, o Sindracse. 

O objetivo do evento é de informar, orientar, esclarecer a categoria, entidades, bem como a gestores e população o papel dos agentes e seus direitos, a importância do trabalhador, as necessidades para o bom desenvolvimento e condições do trabalho, a visível melhora dos índices desde a criação dos programas de saúde e vigilância.

Na programação está a Emenda 51/2006, que trata da desprecarização de vínculo empregatício, a efetivação e cumprimento da Lei. Desde a criação do Programa da Saúde da Família, a contratação do agente tem gerado debates em razão das especificidades da profissão. A EC 51 buscou resolver essa questão, além de convalidar processos seletivos simplificados realizados tanto pelo Poder Público quanto pelas entidades fornecedoras de mão de obra.

Outro subtema é a Lei 11.350/2006, que fala mais especificamente dos direitos e deveres dos ACS e ACE, além da responsabilidade dos gestores para o cumprimento dessas diretrizes, como sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte.

Por fim, o debate sobre a PEC 06/19, conhecida como a Reforma da Previdência. Serão abordados os direitos previdenciários e a aposentadoria especial das categorias, já que a PEC modifica o sistema atual. É a principal promessa do Governo Federal e que já passou em primeira votação na Câmara dos Deputados. 

A palestrante é a advogada da Federação Goiana dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias (Fegacs), Elane Alves de Almeida. De acordo com a organização, foram convidados o Ministério Público, a Procuradoria Geral do Município, a Prefeitura de Dourados, a Secretaria Estadual, Municipal e o Conselho de Saúde local, entre outras entidades. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

AGETRAN
Região do Ceim do distrito de Vila Vargas recebe sinalização
BRASIL
STJ atualiza tabela de custas judiciais e divulga regras de gratuidade
BRASIL
ANM lança sistema público de monitoramento de barragem de mineração
DOAÇÃO
Órgãos captados em Dourados vão salvar vidas em três Estados
CIÊNCIA
Brasileiros ganham concurso de soluções tecnológicas da Nasa
BRASIL
Presidente do STJ suspende processo que tramita em SP contra Temer
FOI PRESO
Homem desafia Lei Maria da Penha em MS
ESTADO
Imagem de satélite faz aposentado levar multa de R$ 4 mil por desmatamento
ECONOMIA
FCO disponibiliza R$ 185 milhões em empreendimentos para MS
BRASIL
Pedidos de recuperação judicial caem 1,5% em 2019

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Pai e filha moradores de Dourados morrem em acidente no Paraná
VILA ROSA
Homem morre após ser atingido por facada no pescoço em bairro de Dourados
TRÁFICO
‘Espaço de lazer’ em Dourados era usado para guardar drogas e abrigar fugitivos
DOURADOS
Assassinato na Vila Rosa aconteceu por ciúmes durante manutenção em porta