Menu
Busca quarta, 11 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221
CÂMARA DE DOURADOS

“Direitos e deveres de agentes de saúde e endemias” é tema de seminário dia 24

23 julho 2019 - 10h04Por Da Redação

Os direitos e deveres dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias é tema de seminário no dia 24 de julho, a partir das 8h, no Anfiteatro do Bloco 10 da Unigran. A proposição é da Comissão de Saúde da Câmara de Dourados e conta com o apoio do sindicato da categoria, o Sindracse. 

O objetivo do evento é de informar, orientar, esclarecer a categoria, entidades, bem como a gestores e população o papel dos agentes e seus direitos, a importância do trabalhador, as necessidades para o bom desenvolvimento e condições do trabalho, a visível melhora dos índices desde a criação dos programas de saúde e vigilância.

Na programação está a Emenda 51/2006, que trata da desprecarização de vínculo empregatício, a efetivação e cumprimento da Lei. Desde a criação do Programa da Saúde da Família, a contratação do agente tem gerado debates em razão das especificidades da profissão. A EC 51 buscou resolver essa questão, além de convalidar processos seletivos simplificados realizados tanto pelo Poder Público quanto pelas entidades fornecedoras de mão de obra.

Outro subtema é a Lei 11.350/2006, que fala mais especificamente dos direitos e deveres dos ACS e ACE, além da responsabilidade dos gestores para o cumprimento dessas diretrizes, como sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte.

Por fim, o debate sobre a PEC 06/19, conhecida como a Reforma da Previdência. Serão abordados os direitos previdenciários e a aposentadoria especial das categorias, já que a PEC modifica o sistema atual. É a principal promessa do Governo Federal e que já passou em primeira votação na Câmara dos Deputados. 

A palestrante é a advogada da Federação Goiana dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias (Fegacs), Elane Alves de Almeida. De acordo com a organização, foram convidados o Ministério Público, a Procuradoria Geral do Município, a Prefeitura de Dourados, a Secretaria Estadual, Municipal e o Conselho de Saúde local, entre outras entidades. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Sem pressa, ladrão invade escritório e faz ''limpa'' durante a madrugada
UNIDADE POPULAR
Tribunal Eleitoral aprova criação do 33º partido político no país
OPORTUNIDADE
Marinha abre concurso com 900 vagas para Aprendizes Marinheiros
SEGURANÇA
Capital sediará Simpósio de Saúde do Trabalhador na Indústria Frigorífica
BR-267
Homem morre após acidente entre Nova Casa Verde e Bataguassu
PROJETO RONDON
Inscrições para Operação “Lobo Guará” terminam na próxima quinta
BRASIL
Congresso mantém vetos sobre mudanças no Fundo Eleitoral
ECONOMIA
Mais de 300 mil vítimas ficarão sem Seguro DPVAT no ano que vem
MEIO AMBIENTE
Greta se define como 'pirralha' em rede social após fala de Bolsonaro
EXUMAÇÃO
Idosa descobre outro corpo no túmulo que era para ser do irmão

Mais Lidas

CAARAPÓ
Homem é assassinado a golpes de faca após discussão em bar
DOURADOS
Inteligência da PM prende dois por tráfico no bairro Estrela Tovi
GRANDE DOURADOS
Quadrilha especializada em roubo de caminhonetes é desarticulada e seis são presos
FURTO
Polícia recupera objetos e fecha ponto de receptação em Dourados