Menu
Busca quinta, 17 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS NEWS 18 ANOS

Dificuldades, trabalho em equipe e construção da credibilidade são descritos por jornalistas

09 novembro 2018 - 06h13Por Gizele Almeida

O Dourados News completa 18 anos e já foi espaço para muitos profissionais da área da comunicação. O pioneiro na área do jornalismo online no interior de Mato Grosso do Sul enfrentou a “descrença” por parte de alguns no início do trabalho que questionavam o avanço da tecnologia, conforme conta quem acompanhou a trajetória em 2000.

Passados alguns anos e o acesso da população a internet evolui, o jornal passa a se consolidar com temas locais. Jornalistas participantes deste processo em entrevista ao Dourados News falaram em como foi a construção da “credibilidade” da “Fonte da Informação”.  

Antonio Coca fez parte da equipe nos primeiros dias em que o portal idealizado por Primo Fioravanti (in memorian) foi ao ar. 

“Foi um começo muito difícil, pois era algo totalmente novo que o Primo trazia para o interior de MS”, conta. 

Ele conta que a equipe de jornalistas da época contava com a internet no modelo discado, o que limitava muito a quantidade de notícias que eram divulgadas. 

O jornalista trabalhou certo período com o idealizador do jornal e conta algumas características dele. Para ele, a visão “inquieta” do Primo foi um diferencial para o Dourados News

“Trabalhar com o Primo Fioravanti era um desafio a cada dia porquê ele era muito agitado, elétrico e proativo. Ele queria transformar tudo em notícia, chegava na redação sempre trazendo alguma novidade, alguma coisa”, conta. 

Outro apontamento do jornalista era que Primo era “visionário” e que acredita que ele imaginava o alcance que o Dourados News poderia obter ao longo dos anos. Atualmente o jornal conta com cerca 2,7 mi visualizações por mês na página. 

“Ele era uma pessoa bastante adiante do seu tempo, acredito que ele possa ter visado um número de acessos muito alto com o decorrer do tempo”, diz. 

Coca conta sobre um fato inusitado quando Primo solicitou que fosse a um jornal impresso do município para uma visita cordial, quando ele ouviu de um dos proprietários que “o Dourados News não daria certo nunca, pois, não se pode levar o computador para o banheiro!”. 

Ele conta que o fato gerou debate naquele momento entre os profissionais e pondera que atualmente “se evoluiu a tal ponto que se pode levar a notícia na palma da mão ao banheiro”. 

O profissional finaliza ao citar que “foi muito bom fazer parte do início do Dourados News tanto na parte profissional quanto pessoal” e que a “credibilidade que o jornal adquiriu em todo esse tempo é resultado da imparcialidade com a notícia, do ouvir os dois lados envolvidos”, diz. 

Ariadne Bianchi é assessora de imprensa na Câmara Municipal de Dourados, mestra em Comunicação, também Educadora Social e vice-presidenta do Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Região da Grande Dourados) e fala do “incentivo” que recebeu para seguir na profissão quando trabalhou no Dourados News

No final do curso de graduação em Jornalismo pela Unigran, no ano de 2008 ela ingressou no jornal como estagiária e posteriormente foi contratada como jornalista e continuou no veículo até 2010. Ela contou das adversidades no início da carreira de jornalista. 

“Tive dificuldades, o que quase me fez desistir de terminar o curso. Muitos não acreditavam e não abriam oportunidades para os mais jovens, do primeiro ao terceiro ano de academia”, conta ela. 

No jornal online, Ariadne atuou como auxiliar de redação, produção de matérias, fotografias e escolhia notícias nacionais para o site. 

“A equipe que me recebeu foi essencial, porque não era só importante a valorização que me deram como profissional, mas o incentivo. Eram pessoas que compartilhavam conhecimento e me preparam, realmente, para o trabalho e os desafios da nossa carreira e atualmente, são grandes parceiros na luta pela categoria”, pontua. 

A profissional cita que divulgar informações de interesse público e lutar pela liberdade de pensamento e de expressão é um grande “viés” do jornalismo tendo em vista a luta popular. Neste sentido, ela enfatiza que as pessoas precisam ter acesso à informação de qualidade, pois para os cidadãos tomarem decisões, é necessário, por exemplo, conhecer sobre o espaço em que vivem, sendo difícil se as pessoas tiverem apenas acesso ao noticiário nacional. Ela aborda a importância de conteúdos regionais dentro deste foco. 

“O que é importante nisso para o Dourados News? Fazer-se necessário. E trabalhamos muito para que o jornal fosse necessário aos douradenses, melhorando e aumentando a produção local, conhecendo mais da nossa história. Não era à toa o mais acessado do interior do Estado”, pontua.  

Para ela, a experiência obtida junto a equipe do Dourados News contribuiu para fortalecer seu ideal de que a imprensa local implica na democracia e precisa representar a rica diversidade e pluralidade das vozes. 
“Só tenho a agradecer e desejar que o jornal contribua sempre para a formação cidadã, na transformação social e na divulgação de interesse público”, destaca. 

Para a repórter e assessora de comunicação Lílian Rech, o Dourados News também foi o primeiro contato com o jornalismo na prática da profissão. Ela atuou como repórter no online de 2005 a 2008 e diz que chegou “crua” por ter contato apenas com a teoria na faculdade e aprimorou os conhecimentos com a prática e com o apoio da equipe. 

“Foi o meu primeiro trabalho na área de jornalismo, estava no segundo ano da faculdade e tive então a prática com entrevista, produção de reportagens e de fotos. A equipe era bem engajada, nosso relacionamento sempre foi harmonioso e trabalhei no jornal até 2008. Sempre digo que aprendi muito e trago ótimas recordações”, conta. 

Ela destaca que logo no início da profissão despertou o carinho especial pelo jornalismo online e mantém até hoje por conta da vivência no Dourados News. Para a repórter, a experiência “foi fundamental para a carreira nos 14 anos de jornalismo”. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARANHOS
Operação contra traficantes que abasteciam morros cariocas prende dois em MS
CRIATIVIDADE
Conheça a casa flutuante dobrável desenvolvida para vítimas de terremotos
ATENÇÃO
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana em MS
BALANÇO
Guarda apreendeu quase 2t de drogas na rodoviária de Dourados em 2018
EMBOSCADA
Dupla morta em atentado foi executada a tiros de pistola 9mm
BRASIL
Brasil bate recorde de mortes violentas em 2017
NOVELA
Nova personagem de Letícia Persiles aparece no presente em ‘Espelho da Vida’
TOMA LÁ, DA CÁ!
Comitiva do PSL com dois parlamentares de MS na China é chamada de "semianalfabeta" por "guru" de Bolsonaro
VINGANÇA
Após execução, fronteira entra em alerta para “guerra sangrenta” por domínio do tráfico
ATAQUE
Jornalista sofre 3º atentado em três anos e tem carro incendiado

Mais Lidas

DOURADOS
Rapaz assassinado em emboscada foi preso por tentativa de furto a caixa eletrônico
NOVA LEI
Multa mínima para quem capturar Dourado na próxima temporada de pesca será de R$ 2,7 mil
INQUÉRITO CIVIL
Denúncia leva MP investigar recursos destinados à Saúde de Dourados
DOURADOS
Seis são apontados por participação em emboscada que matou interno do Semiaberto