Menu
Busca segunda, 12 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
DIA MUNDIAL SEM CARRO

Menos de 10% da população de Dourados utiliza o transporte público

22 setembro 2017 - 11h54

É comemorado hoje, 22 de setembro, em todo o mundo, o Dia Mundial sem Carro e em Dourados, menos de 10% da população utiliza o transporte público. Segundo dados da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a média anual de usuários de coletivos no município é 322 mil pessoas ao ano, equivalente a 26,8 mil por mês, para população de aproximadamente 216 mil, conforme o IBGE. Já a frota de veículos é de 136 mil.

Diferente dos anos anteriores, este ano a prefeitura não desenvolveu nenhuma atividade específica em alusão ao dia sem carro.

Mariana Souza Neto, Gestora de Fiscalização de Trânsito de Dourados, disse que a conscientização aconteceu este ano, na Semana do Trânsito.

"Este ano não houve programação específica, como nos anos anteriores, porém orientamos sobre o transporte alternativo durante a Semana do Trânsito", disse.

O Dourados News saiu na rua hoje e conversou com três pessoas, uma utiliza a bicicleta, a segunda o carro e a terceira, prefere o ônibus por questões econômicas.

Tassila Gonçalves, que mora no bairro Jóquei Clube anda por toda a cidade de bicicleta. "É mais rápido, pois não tenho paciência para esperar o ônibus, e onde eu vou, vou de bicicleta, andar a pé é cosia rara", afirma.

Já Levi Amir dos Santos, não anda sem carro, mesmo tendo a opção de caminhar, já que segundo ele, a escola da filha, é perto de sua casa. "Mesmo a escola da minha filha sendo perto de casa, a levo todos os dias, inclusive para ir na padaria; faço tudo de carro", disse.

Mencionamos acima que a terceira entrevistada prefere o ônibus, por ser mais barato. Marinalva dos Santos usa o transporte público para quase tudo, segundo ela. "Eu prefiro o ônibus, pois acho mais em conta que andar de carro, e como venho ao centro quase todos os dias, utilizo muito o transporte público", conclui.

Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro surgiu na Europa nos últimos anos do século 20 e aqui no Brasil, no ano de 2001. O dia é um manifesto que visa promover a reflexão sobre os danos causados pelo uso intenso de automóveis ao meio ambiente.



Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE PÚBLICA
MS pode ter 89 casos de câncer de próstata a cada 100 mil homens, aponta Inca
ELEIÇÕES 2018
Prazo para prestação de contas do segundo turno termina neste sábado
QUADRINHOS
Stan Lee, criador de heróis da Marvel, morre aos 95 anos
PRIMEIRA EDIÇÃO
PIB promove encontro da terceira idade em Dourados
ERRO
Facebook sai do ar por cerca de 30 minutos; rede social já voltou
TV
O Sétimo Guardião: entenda a trama da próxima novela das 9
CLIMA
Segunda quente leva sensação térmica a quase 40ºC em Dourados
BRASILEIRÃO
Santos e Chapecoense entram em campo nesta segunda
CAMPO GRANDE
Evento sobre sistemas agroalimentares reúne pesquisadores do Brasil e de cinco países
BRASIL
Ministério pede imunização contra febre amarela antes do verão

Mais Lidas

DOURADOS
Dupla é presa após tentar matar homem no Centro e fugir de abordagem pela contra-mão
DOURADOS
Bandido coloca revólver na cabeça de mulher e rouba moto no Água Boa
ÑU VERA
Homem morre em Dourados após bebedeira
TRÁFICO
Homem é preso transportando mais de uma tonelada de maconha em caminhão baú