Menu
Busca segunda, 24 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
DIA MUNDIAL SEM CARRO

Menos de 10% da população de Dourados utiliza o transporte público

22 setembro 2017 - 11h54

É comemorado hoje, 22 de setembro, em todo o mundo, o Dia Mundial sem Carro e em Dourados, menos de 10% da população utiliza o transporte público. Segundo dados da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a média anual de usuários de coletivos no município é 322 mil pessoas ao ano, equivalente a 26,8 mil por mês, para população de aproximadamente 216 mil, conforme o IBGE. Já a frota de veículos é de 136 mil.

Diferente dos anos anteriores, este ano a prefeitura não desenvolveu nenhuma atividade específica em alusão ao dia sem carro.

Mariana Souza Neto, Gestora de Fiscalização de Trânsito de Dourados, disse que a conscientização aconteceu este ano, na Semana do Trânsito.

"Este ano não houve programação específica, como nos anos anteriores, porém orientamos sobre o transporte alternativo durante a Semana do Trânsito", disse.

O Dourados News saiu na rua hoje e conversou com três pessoas, uma utiliza a bicicleta, a segunda o carro e a terceira, prefere o ônibus por questões econômicas.

Tassila Gonçalves, que mora no bairro Jóquei Clube anda por toda a cidade de bicicleta. "É mais rápido, pois não tenho paciência para esperar o ônibus, e onde eu vou, vou de bicicleta, andar a pé é cosia rara", afirma.

Já Levi Amir dos Santos, não anda sem carro, mesmo tendo a opção de caminhar, já que segundo ele, a escola da filha, é perto de sua casa. "Mesmo a escola da minha filha sendo perto de casa, a levo todos os dias, inclusive para ir na padaria; faço tudo de carro", disse.

Mencionamos acima que a terceira entrevistada prefere o ônibus, por ser mais barato. Marinalva dos Santos usa o transporte público para quase tudo, segundo ela. "Eu prefiro o ônibus, pois acho mais em conta que andar de carro, e como venho ao centro quase todos os dias, utilizo muito o transporte público", conclui.

Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro surgiu na Europa nos últimos anos do século 20 e aqui no Brasil, no ano de 2001. O dia é um manifesto que visa promover a reflexão sobre os danos causados pelo uso intenso de automóveis ao meio ambiente.



Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Luisa Sonza relata críticas após procedimento: 'Acharam feio'
MEDIDA
ANP vai fazer consulta para substituir GNL importado por gás doméstico
TEMPORAL
Chuva e ventos fortes derrubam árvores em Dourados
LADÁRIO
Três pessoas ficam feridas em capotagem de carro
INVESTIGAÇÃO
Polícia Federal reforça versão de que agressor de Bolsonaro atuou sozinho
CAPITAL
Carreta tomba com 27 toneladas de agrotóxico
POLÍTICA
Temer viaja a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU; Toffoli assume Presidência
PONTA PORÃ
PM recebe solicitação por desentendimento familiar e captura foragido
CAPITAL
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 42kg de maconha e skank após fuga de condutor

Mais Lidas

DOURADOS
Amiga de jovem encontrada morta é presa acusada por tráfico e por alterar a cena do crime
POLÍCIA
Presos em Dourados são transferidos para capital
POLÍCIA
Homem sofre tentativa de homicídio em Dourados
DOURADOS
Jovem é preso com maconha e bloqueador de sinal de celular