Menu
Busca quinta, 19 de abril de 2018
(67) 9860-3221
DIA MUNDIAL SEM CARRO

Menos de 10% da população de Dourados utiliza o transporte público

22 setembro 2017 - 11h54

É comemorado hoje, 22 de setembro, em todo o mundo, o Dia Mundial sem Carro e em Dourados, menos de 10% da população utiliza o transporte público. Segundo dados da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a média anual de usuários de coletivos no município é 322 mil pessoas ao ano, equivalente a 26,8 mil por mês, para população de aproximadamente 216 mil, conforme o IBGE. Já a frota de veículos é de 136 mil.

Diferente dos anos anteriores, este ano a prefeitura não desenvolveu nenhuma atividade específica em alusão ao dia sem carro.

Mariana Souza Neto, Gestora de Fiscalização de Trânsito de Dourados, disse que a conscientização aconteceu este ano, na Semana do Trânsito.

"Este ano não houve programação específica, como nos anos anteriores, porém orientamos sobre o transporte alternativo durante a Semana do Trânsito", disse.

O Dourados News saiu na rua hoje e conversou com três pessoas, uma utiliza a bicicleta, a segunda o carro e a terceira, prefere o ônibus por questões econômicas.

Tassila Gonçalves, que mora no bairro Jóquei Clube anda por toda a cidade de bicicleta. "É mais rápido, pois não tenho paciência para esperar o ônibus, e onde eu vou, vou de bicicleta, andar a pé é cosia rara", afirma.

Já Levi Amir dos Santos, não anda sem carro, mesmo tendo a opção de caminhar, já que segundo ele, a escola da filha, é perto de sua casa. "Mesmo a escola da minha filha sendo perto de casa, a levo todos os dias, inclusive para ir na padaria; faço tudo de carro", disse.

Mencionamos acima que a terceira entrevistada prefere o ônibus, por ser mais barato. Marinalva dos Santos usa o transporte público para quase tudo, segundo ela. "Eu prefiro o ônibus, pois acho mais em conta que andar de carro, e como venho ao centro quase todos os dias, utilizo muito o transporte público", conclui.

Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro surgiu na Europa nos últimos anos do século 20 e aqui no Brasil, no ano de 2001. O dia é um manifesto que visa promover a reflexão sobre os danos causados pelo uso intenso de automóveis ao meio ambiente.



Deixe seu Comentário

Leia Também

EVENTO
UFGD convida estudantes para Diálogos sobre Assistência Estudantil
NOVA ANDRADINA
Acidente com linha de cerol deixa motociclista gravemente ferida
JUSTIÇA
Paciente ganha direito de fazer exame para tratamento de câncer
ITAPORÃ
Ciclista atropelado na MS-156 era morador em Dourados
ECONOMIA
Dólar fecha em alta e volta a encostar em R$ 3,40
O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (19), voltando a se aproximar de R$ 3,40, após cair por três dias consecutivos. O dia foi marcado pela agenda esvaziada, o que jogou a atenção dos investidores para a cena política local.
TRÁFICO DE DROGAS
Acampamento ‘distribuidor’ de droga é destruído na fronteira
CAMPO GRANDE
Feto abandonado em quintal de residência é alvo de investigação da polícia
CARGA TRIBUTÁRIA
Simplificação do PIS/Cofins deve ir ao Congresso em maio, diz ministro
FACILIDADE
Banco Central estuda criar sistema de pagamento instantâneo
BARBÁRIE
Tio e sobrinhos são condenados em mais de 55 anos de prisão por matar homem a pedradas

Mais Lidas

ITAPORÃ
Mortos em troca de tiros após assalto eram de Dourados
SEGURANÇA PÚBLICA
Em comunicado, PCC convoca integrantes para “alerta geral”
TENSÃO EM MS
Presos tentam impedir pente-fino na PED, mas agentes fazem ‘limpa’
DOURADOS
Após invadir Ceim, dupla ameaça vigia de morte e rouba equipamentos