Menu
Busca segunda, 20 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221
DOURADOS

Dia D de combate à sífilis será em 29 de outubro

20 outubro 2019 - 09h15Por Redação

O Dia D da Campanha Nacional de Combate a Sífilis será em 29 de outubro, uma terça-feira, quando o Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais estará presente no posto da Polícia Rodoviária Federal de Dourados, na Rodovia 163, com orientações e distribuição de panfletos e preservativos, com intuito de promover ação educativa e divulgação da testagem e serviços oferecidos pelo programa no período das 8h às 11h.

Além disto, este serviço de atendimento funcionará das 7h às 17h, estará aberto para realização de testagem rápida de HIV e sífilis, assim como os profissionais estarão disponíveis para fornecer orientações quanto as IST.

O Programa Municipal de IST /Aids e Hepatites Virais de Dourados atende na Rua dos Missionários, 420, Centro. O telefone é o 3423-8622. Os eventos programados não alterarão o funcionamento normal do serviço ambulatorial do SAE/CTA.

A finalidade da Campanha Nacional de Combate a Sífilis cumprir as metas estabelecidas no PAM (Plano de Ações e Metas) 2019, atendendo às diretrizes voltadas à Política de Saúde, em torno das Infecções Sexualmente Transmissíveis, terá o seu dia A campanha tem como objetivo garantir acesso da população ao diagnóstico e ao tratamento na rede básica de saúde, bem como ampliar as ações educativas, buscando conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a vulnerabilidade em que se colocam com a prática do sexo sem proteção. Essa prática tem sido uma das principais responsáveis pelo aumento do número de casos das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em Dourados, em especial a sífilis.

A sífilis é uma infecção causada por bactéria (treponema pallidum), transmitida por relação sexual com pessoa infectada, que é chamada de sífilis adquirida, ou ainda transmitida para crianças durante a gestação ou parto, chamada de sífilis congênita.

Quanto às manifestações clínicas, ela pode ser classificada como primária, secundária e terciária. Na sífilis primária, seu sinal é uma lesão indolor, geralmente localizada nos órgãos genitais, sem prurido e indolor, por isso pode passar sem ser percebida. Sem tratamento pode haver uma evolução para sífilis secundária, apresentando sintomas como erupções na pele. E, ainda, entre 15 a 25% dos casos, podem evoluir para sífilis terciária, com comprometimento neurológico e cardiológico.

Quando a sífilis ocorre na gestação, é muito importante que a gestante receba a medicação e que seu parceiro faça o tratamento concomitantemente, pois na ausência de tratamento, ou, ainda, com tratamento inadequado, a sífilis no período da gestação pode provocar sérias complicações para a criança, ocasionando à sífilis congênita.

A doença passou a ser notificada pelos órgãos de Saúde em 2010, podendo ser registrada como sífilis adquirida, sífilis em gestante ou sífilis congênita. Desde então, nota-se um crescimento progressivo dos casos a cada ano.

Em 2019 já foram notificados no município de Dourados 367 novos casos de sífilis, sendo que destes, 43% se tratam de pacientes gestantes. Quanto à sífilis congênita, 56 novos casos já foram registrados até o fim do mês de setembro.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Aurenita Barbosa, a programação da campanha pretende intensificar as ações de Educação em Saúde e a oferta de testagem rápida para o diagnóstico da sífilis, além da distribuição de preservativos, masculinos e femininos.

“O uso do preservativo ainda é a alternativa mais eficaz e segura da prevenção das IST. Por isso, a estratégia de distribuição de camisinha em pontos de grande concentração de pessoas nesta época do ano é fundamental para sensibilizar a população sexualmente ativa para a prática de sexo seguro”, observa a coordenadora.

O diagnóstico precoce também é considerado uma forma eficaz de controle, pois através dele é possível realizar o tratamento correto completo, que interrompe a cadeia de transmissão.

A campanha nacional de combate à sífilis ocorrerá durante todo o mês de outubro no Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), onde comumente já são ofertadas as testagens e orientações quanto a IST, durante todo o ano.

*Com informações da Prefeitura de Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTADO
Gabarito de Processo Seletivo para Professores é divulgado em edição extra do Diário Oficial
DOURADOS
Ganhadores do primeiro sorteio da Campanha Nota Dourada são revelados
DOURADOS
Cantto Design inaugura loja com colchões de alto padrão
MS
‘Cassems Itinerante’ atenderá cinco municípios nesta semana
BRASIL
Começa hoje pagamento do Bolsa Família
ESTADO
Comarca de Batayporã realizará processo seletivo para estagiários de Direito
ESTADO
Criança morre afogada durante brincadeira em caixa d’água
DOURADOS
Campanha para ampliar arrecadação municipal sorteia R$ 1 mil hoje
Saúde e Bem-estar
Você já conhece os nossos planos odontológicos?
NEGÓCIOS & CIA
Visual informática: Dicas de manutenção preventiva de computadores e Notebook

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é flagrado correndo pelado na Presidente Vargas
PARAGUAI EM ALERTA
Membros do PCC fogem de prisão em Pedro Juan; ao todo já são considerado 75 foragidos
BELLA VISTA DO NORTE
Ex-prefeito de cidade paraguaia vizinha a MS é executado a tiros
GUARDA
Traficante que queria ganhar R$ 12 mil vendendo drogas é presa em Dourados